Admissão e MatrículasAdmissão de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado

 
  • Primeiro semestre 2021
  • Segundo semestre 2020

O programa de pós-graduação do IFGW realiza semestralmente processo seletivo para a admissão de candidatos aos cursos de doutorado e de mestrado. Os candidatos aceitos podem receber bolsa de estudo de cota da CAPES ou CNPq. Para o programa doutorado direto a duração da bolsa é de 60 meses, para a de doutorado 48 meses e a de mestrado 24 meses. Há ainda a possibilidade do aluno e orientador aplicarem a uma bolsa da FAPESP, que oferece vantagens adicionais. O pedido de bolsa à Fapesp pode ser feito antes mesmo da admissão do aluno no nosso programa, uma vez que o comprovante de matrícula é exigido somente na fase de contratação da bolsa.

Além das bolsas citadas acima, consulte aqui outras oportunidades.

Inscrições para ingresso no primeiro semestre de 2021

Clique aqui para ver o Catálogo dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Física.

Para inscrição nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Física do IFGW, espera-se que o candidato tenha realizado o Exame Unificado em Física (EUF) ao menos uma vez nas últimas seis edições (EUF 2-2020, EUF 1-2020, EUF 2-2019, EUF 1-2019, EUF 2-2018 ou EUF 2018-2), podendo-se entretanto considerar casos excepcionais de candidatos(as) que não tenham realizado este exame mediante justificativa detalhada apresentada pelo(a) candidato(a) e que será avaliada pela Comissão de Seleção de Ingressantes do IFGW. O exame pode ser aplicado em Português ou Inglês, e o candidato pode solicitar que seja aplicado em sua instituição de origem, caso esta não esteja entre os locais inicialmente indicados para aplicação. A solicitação será avaliada pelo comitê organizador do EUF. Veja a página do EUF para instruções detalhadas.

Para ingresso no primeiro semestre de 2021, seguiremos o seguinte calendário:

  • 31 de agosto a 04 de outubro de 2020: Inscrições no Exame Unificado em Física (EUF) - instruções e inscrições diretamente no site do exame.
  • 16 de novembro de 2020: Realização do EUF.
  • 19 de novembro de 2020: Data-limite para divulgação dos resultados do EUF.
  • 19 de novembro a 18 de dezembro de 2020: Período de inscrições no processo de seleção para ingresso no programa de pós-graduação do IFGW. Para se inscrever os candidatos deverão preencher todas as informações solicitadas e inserir documentos através deste formulário (disponibilizado à partir de 19/11/2020).

    Atenção: O formulário de inscrição para a Pós-Graduação é extenso. Antes de iniciar o preenchimento, clique aqui para conferir se possui todos os documentos digitalizados no formato PDF e conhecer previamente as telas do formulário.

    Além das informações pessoais, o candidato deverá indicar o contato de até 3 docentes para envio de cartas de recomendação, através do formulário de inscrições. Das 3 cartas de recomendação, 2 cartas serão obrigatórias sendo que 1 das cartas deverá ser enviada por um docente que não seja o orientador do aluno)

    As cartas de recomendação poderão ser enviadas pelos docentes até o dia 21 de dezembro de 2020

    IMPORTANTE: Assim que o candidato enviar o formulário de inscrição, os PEDIDOS e MODELOS de CARTA DE RECOMENDAÇÃO serão enviados diretamente por e-mail aos docentes.

  • 12 janeiro de 2021: Data-limite para divulgação do resultado do processo seletivo aos cursos de Mestrado e Doutorado do IFGW, nesta página.
  • 08 a 11 de fevereiro de 2021: Período regular de matrícula para alunos ingressantes e matrícula em disciplinas para o 1º período letivo de 2021 (alunos Ingressantes).
  • 15 de março de 2021: Período suplementar de matrícula em disciplinas para o 1º período letivo de 2021 (alunos Ingressantes que não se matricularem no período regular).
  • 15 de março de 2021: Início das aulas.

Procedimentos e critérios de seleção

Em uma primeira etapa, a Comissão de Seleção de Ingressantes, designada pela Comissão de Pós-Graduação (CPG/IFGW), fará uma análise preliminar da documentação das inscrições para admissão na PG no IFGW e poderá desclassificar aquelas que julgar inaptas por critérios acadêmicos. Na segunda etapa do processo, uma classificação interna das inscrições aptas será feita baseada na separação das mesmas em dois grupos.

GRUPO 1: Inscritos com nota no exame unificado de física (EUF) entre no quartil superior dentre todos aqueles que prestaram o exame no semestre correspondente (i.e., classificação percentual 75 % ou superior).

GRUPO 2: Demais inscritos.

A classificação final das inscrições aptas será feita respeitando-se a seguinte ordem, separadamente para Mestrado e Doutorado: (i) todos as inscrições do grupo 1, seguidos por (ii) todas as inscrições do grupo 2. Dentro de cada grupo, caberá à Comissão de Seleção de Ingressantes classificar as inscrições, podendo utilizar como parâmetros a nota no EUF e outros exames internacionalmente reconhecidos, histórico escolar e acadêmico e cartas de recomendação. A participação do candidato no EUF é obrigatória para a análise da inscrição, podendo-se considerar casos excepcionais sob justificativa detalhada apresentada pelo(a) candidato(a) e que será avaliada pela Comissão de Seleção de Ingressantes. Neste caso, a apresentação de resultado em outro exame internacionalmente reconhecido (ex. GRE) é altamente recomendável.

O resultado final de cada inscrição, baseado na classificação interna definida acima, poderá ser (i) aprovado(a) com bolsa de cota, (ii) aprovado(a) sem bolsa de cota, ou (iii) não-aprovado(a), e será comunicado nesta página até a data-limite indicada acima. Uma carta oficial de aceitação no programa também será enviada aos candidatos aprovados.

Exame Unificado de Pós-Graduações em Física (EUF)

O Exame Unificado em Física (EUF) constará de questões discursivas e abrangerão o conteúdo das disciplinas de graduação de Mecânica Clássica, Eletromagnetismo, Física Moderna, Mecânica Quântica e Termodinâmica e Física Estatística. O Edital com todas as informações relevantes pode ser encontrado na página do exame na internet.

Atenção: Para os candidatos que fizeram o exame mais de uma vez nas últimas 6 edições, será considerada a maior nota.

Atenção: A inscrição no EUF não implica automaticamente na inscrição no programa de pós-graduação do IFGW. As duas inscrições devem ser realizadas separadamente.

O candidato também poderá encontrar cópias de exames anteriores na página do EUF, que também podem servir como referência.

Matrícula de ingressantes

Documentos exigidos para Estudantes Brasileiros

A matrícula no curso deve ser efetuada na Secretaria de Pós-Graduação nos dias e horários indicados acima.

Estudantes brasileiros deverão apresentar, no ato da matrícula, os documentos abaixo:

  • diploma de Graduação devidamente registrado* (excepcionalmente, este pode ser substituído temporariamente pelo Certificado de conclusão de Graduação);
  • diploma ou certificado de conclusão do mestrado emitido pela Coordenação do Curso - para ingressantes no doutorado;
  • carteira de identidade;
  • cadastro de pessoa física (CPF);
  • certidão de nascimento ou casamento;

Após a matrícula, os estudantes brasileiros devem fazer o upload dos documentos no site da DAC, no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA > Documentos > Inserir documentos para ingresso em curso regular de Pós-Graduação).

Esse procedimento deve ser feito até 30 (trinta) dias após o ingresso na Universidade.

* O diploma de Graduação devidamente registrado deverá ser apresentado até, no máximo, 60 (sessenta) dias antes da data prevista para a defesa de Dissertação ou Tese.

No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, consulte Documentos produzidos no exterior.

Documentos exigidos para Estudantes Estrangeiros

Estudantes estrangeiros, antes de efetuar a matrícula em curso na Secretaria de Pós-Graduação da Física, deverão comparecer ao Setor de Atendimento ao Aluno Estrangeiro da DAC com cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos originais dos seguintes documentos:

  • página de identificação do passaporte
  • página do passaporte que contém o visto
  • página do passaporte com o carimbo de entrada no país
  • Carteira de Registro Nacional de Migrante (CRNM) ou protocolo de registro de visto ou agendamento para registro na Polícia Federal.

Caso seja portador de visto permanente, será suficiente a apresentação de CRNM válido.

Após o comparecimento na DAC, o ingressante deverá se apresentar na Secretaria de Pós-Graduação da Física, nos dias e horários indicados acima, acompanhado dos seguintes documentos:

  • diploma de Graduação* (excepcionalmente, este pode ser substituído, temporariamente, pelo Certificado de Conclusão de Graduação);
  • diploma ou certificado de conclusão do mestrado emitido pela Coordenação do Curso - para ingressantes no doutorado;
  • certidão de nascimento ou casamento.
  • cadastro de pessoa física (CPF)

Caso seja portador de visto permanente, será suficiente a apresentação de RNE válido.

Após a matrícula, os estudantes estrangeiros devem fazer o upload dos documentos no site da DAC, no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA > Documentos > Inserir documentos para ingresso em curso regular de Pós-Graduação).

* O diploma de Graduação devidamente registrado deverá ser apresentado até, no máximo, 60 (sessenta) dias antes da data prevista para a defesa de Dissertação ou Tese.

No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, consulte Documentos produzidos no exterior.

Informações sobre tipos de Vistos para o Brasil, acesse Orientações sobre Visto para Estrangeiros.

Em caso de estudante reingressante (que já se matriculou na Unicamp anteriormente), o comparecimento ao Atendimento da DAC também se faz necessário.

Renovação de matrícula

Os alunos regulares devem renovar sua matrícula, semestralmente, no período estipulado no calendário escolar, via web. O calendário escolar pode ser acessado aqui.

A lista de aprovados para ingresso no segundo semestre de 2020 pode ser consultada aqui. Devido a alteração no processo de concessão de bolsas do CNPq houve uma alteração no número de bolsas disponíveis para o próximo semestre. Estamos realizando esforços para restabelecer a situação normal das cotas.

O programa de pós-graduação do IFGW realiza semestralmente processo seletivo para a admissão de candidatos aos cursos de doutorado e de mestrado. Os candidatos aceitos podem receber bolsa de estudo de cota da CAPES ou CNPq. Para o programa doutorado direto a duração da bolsa é de 60 meses, para a de doutorado 48 meses e a de mestrado 24 meses. Há ainda a possibilidade do aluno e orientador aplicarem a uma bolsa da FAPESP, que oferece vantagens adicionais. O pedido de bolsa à Fapesp pode ser feito antes mesmo da admissão do aluno no nosso programa, uma vez que o comprovante de matrícula é exigido somente na fase de contratação da bolsa.

Além das bolsas citadas acima, consulte aqui outras oportunidades.

Inscrições para ingresso no segundo semestre de 2020

Importante: O regulamento do programa de pós-graduação em Física do IFGW sofreu modificações importantes a serem aplicadas para os ingressantes de 2016 em diante. Clique aqui para ver a compilação das novas regras no Catálogo dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Física.

Para inscrição nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Física do IFGW, espera-se que o candidato tenha realizado o Exame Unificado em Física (EUF) ao menos uma vez nas últimas seis edições (EUF 1-2020, EUF 2-2019, EUF 1-2019, EUF 2-2018, EUF 2018-2 ou EUF 2018-1), podendo-se entretanto considerar casos excepcionais de candidatos(as) que não tenham realizado este exame mediante justificativa detalhada apresentada pelo(a) candidato(a) e que será avaliada pela Comissão de Seleção de Ingressantes do IFGW. O exame pode ser aplicado em Português ou Inglês, e o candidato pode solicitar que seja aplicado em sua instituição de origem, caso esta não esteja entre os locais inicialmente indicados para aplicação. A solicitação será avaliada pelo comitê organizador do EUF. Veja a página do EUF para instruções detalhadas.

Para ingresso no segundo semestre de 2020, seguiremos o seguinte calendário:

  • 20 de janeiro a 16 de fevereiro de 2020: Inscrições no Exame Unificado em Física (EUF) - instruções e inscrições diretamente no site do exame.
  • 1 de junho de 2020: Realização do EUF.
  • 4 de junho de 2020: Data-limite para divulgação dos resultados do EUF.
  • 17 de junho a 15 de julho de 2020: Período de inscrições no processo de seleção para ingresso no programa de pós-graduação do IFGW. Para se inscrever os candidatos deverão preencher todas as informações solicitadas e inserir documentos através deste formulário (disponibilizado à partir de 17/06/2020).

    Atenção: O formulário de inscrição para a Pós-Graduação é extenso. Antes de iniciar o preenchimento, clique aqui para conferir se possui todos os documentos digitalizados no formato PDF e conhecer previamente as telas do formulário.

    Além das informações pessoais, o candidato deverá indicar o contato de até 3 docentes para envio de cartas de recomendação, através do formulário de inscrições. Das 3 cartas de recomendação, 2 cartas serão obrigatórias sendo que 1 das cartas deverá ser enviada por um docente que não seja o orientador do aluno)

    As cartas de recomendação poderão ser enviadas pelos docentes até o dia 19 de julho de 2020

    IMPORTANTE: Assim que o candidato enviar o formulário de inscrição, os PEDIDOS e MODELOS de CARTA DE RECOMENDAÇÃO serão enviados diretamente por e-mail aos docentes.

  • 28 de julho de 2020: Data-limite para divulgação do resultado do processo seletivo aos cursos de Mestrado e Doutorado do IFGW, nesta página.
  • 26 a 28 de agosto de 2020: Período regular de matrícula para alunos ingressantes e matrícula em disciplinas para o 2º período letivo de 2020 (alunos Ingressantes).
  • 16 de setembro de 2020: Período suplementar de matrícula em disciplinas para o 2º período letivo de 2020 (alunos Ingressantes que não se matricularem no período regular).
  • 16 de setembro de 2020: Início das aulas.

Procedimentos e critérios de seleção

Em uma primeira etapa, a Comissão de Seleção de Ingressantes, designada pela Comissão de Pós-Graduação (CPG/IFGW), fará uma análise preliminar da documentação das inscrições para admissão na PG no IFGW e poderá desclassificar aquelas que julgar inaptas por critérios acadêmicos. Na segunda etapa do processo, uma classificação interna das inscrições aptas será feita baseada na separação das mesmas em dois grupos.

GRUPO 1: Inscritos com nota no exame unificado de física (EUF) entre no quartil superior dentre todos aqueles que prestaram o exame no semestre correspondente (i.e., classificação percentual 75 % ou superior).

GRUPO 2: Demais inscritos.

A classificação final das inscrições aptas será feita respeitando-se a seguinte ordem, separadamente para Mestrado e Doutorado: (i) todos as inscrições do grupo 1, seguidos por (ii) todas as inscrições do grupo 2. Dentro de cada grupo, caberá à Comissão de Seleção de Ingressantes classificar as inscrições, podendo utilizar como parâmetros a nota no EUF e outros exames internacionalmente reconhecidos, histórico escolar e acadêmico e cartas de recomendação. A participação do candidato no EUF é obrigatória para a análise da inscrição, podendo-se considerar casos excepcionais sob justificativa detalhada apresentada pelo(a) candidato(a) e que será avaliada pela Comissão de Seleção de Ingressantes. Neste caso, a apresentação de resultado em outro exame internacionalmente reconhecido (ex. GRE) é altamente recomendável.

O resultado final de cada inscrição, baseado na classificação interna definida acima, poderá ser (i) aprovado(a) com bolsa de cota, (ii) aprovado(a) sem bolsa de cota, ou (iii) não-aprovado(a), e será comunicado nesta página até a data-limite indicada acima. Uma carta oficial de aceitação no programa também será enviada aos candidatos aprovados.

Exame Unificado de Pós-Graduações em Física (EUF)

O Exame Unificado em Física (EUF) constará de questões discursivas e abrangerão o conteúdo das disciplinas de graduação de Mecânica Clássica, Eletromagnetismo, Física Moderna, Mecânica Quântica e Termodinâmica e Física Estatística. O Edital com todas as informações relevantes pode ser encontrado na página do exame na internet.

Atenção: Para os candidatos que fizeram o exame mais de uma vez nas últimas 6 edições, será considerada a maior nota.

Atenção: A inscrição no EUF não implica automaticamente na inscrição no programa de pós-graduação do IFGW. As duas inscrições devem ser realizadas separadamente.

O candidato também poderá encontrar cópias de exames anteriores na página do EUF, que também podem servir como referência.

Matrícula de ingressantes

Documentos exigidos para Estudantes Brasileiros

A matrícula no curso deve ser efetuada na Secretaria de Pós-Graduação nos dias e horários indicados acima.

Estudantes brasileiros deverão apresentar, no ato da matrícula, os documentos abaixo:

  • diploma de Graduação devidamente registrado* (excepcionalmente, este pode ser substituído temporariamente pelo Certificado de conclusão de Graduação);
  • diploma ou certificado de conclusão do mestrado emitido pela Coordenação do Curso - para ingressantes no doutorado;
  • carteira de identidade;
  • cadastro de pessoa física (CPF);
  • certidão de nascimento ou casamento;

Após a matrícula, os estudantes brasileiros devem fazer o upload dos documentos no site da DAC, no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA > Documentos > Inserir documentos para ingresso em curso regular de Pós-Graduação).

Esse procedimento deve ser feito até 30 (trinta) dias após o ingresso na Universidade.

* O diploma de Graduação devidamente registrado deverá ser apresentado até, no máximo, 60 (sessenta) dias antes da data prevista para a defesa de Dissertação ou Tese.

No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, consulte Documentos produzidos no exterior.

Documentos exigidos para Estudantes Estrangeiros

Estudantes estrangeiros, antes de efetuar a matrícula em curso na Secretaria de Pós-Graduação da Física, deverão comparecer ao Setor de Atendimento ao Aluno Estrangeiro da DAC com cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos originais dos seguintes documentos:

  • página de identificação do passaporte
  • página do passaporte que contém o visto
  • página do passaporte com o carimbo de entrada no país
  • Carteira de Registro Nacional de Migrante (CRNM) ou protocolo de registro de visto ou agendamento para registro na Polícia Federal.

Caso seja portador de visto permanente, será suficiente a apresentação de CRNM válido.

Após o comparecimento na DAC, o ingressante deverá se apresentar na Secretaria de Pós-Graduação da Física, nos dias e horários indicados acima, acompanhado dos seguintes documentos:

  • diploma de Graduação* (excepcionalmente, este pode ser substituído, temporariamente, pelo Certificado de Conclusão de Graduação);
  • diploma ou certificado de conclusão do mestrado emitido pela Coordenação do Curso - para ingressantes no doutorado;
  • certidão de nascimento ou casamento.
  • cadastro de pessoa física (CPF)

Caso seja portador de visto permanente, será suficiente a apresentação de RNE válido.

Após a matrícula, os estudantes estrangeiros devem fazer o upload dos documentos no site da DAC, no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA > Documentos > Inserir documentos para ingresso em curso regular de Pós-Graduação).

* O diploma de Graduação devidamente registrado deverá ser apresentado até, no máximo, 60 (sessenta) dias antes da data prevista para a defesa de Dissertação ou Tese.

No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, consulte Documentos produzidos no exterior.

Informações sobre tipos de Vistos para o Brasil, acesse Orientações sobre Visto para Estrangeiros.

Em caso de estudante reingressante (que já se matriculou na Unicamp anteriormente), o comparecimento ao Atendimento da DAC também se faz necessário.

Renovação de matrícula

Os alunos regulares devem renovar sua matrícula, semestralmente, no período estipulado no calendário escolar, via web. O calendário escolar pode ser acessado aqui.