• Para empréstimos, devoluções, renovações, a biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 08:30 às 22:45h.
  • Devido ao problema estrutural da parede, no momento estamos sem espaços para estudos.
Acompanhe a situação do prédio da BIF clicando aqui.

  • Cada dia de atraso na devolução de um livro implicará 03 dias de suspensão em todo o Sistema de Bibliotecas da Unicamp - SBU;
  • Livros com reservas serão 10 dias de suspensão a cada dia de atraso;
  • A suspensão é contada por dia de atraso e por cada livro atrasado;
  • Usuário com materiais em atraso ou suspensão, não poderá realizar empréstimos, renovações e reservas.

  • Os livros de consulta podem ser emprestados com devolução para o mesmo dia até as 22:00h;
  • Se forem retirados após as 21:00h podem ser devolvidos até as 10:00h da manhã seguinte;
  • Se houver atraso serão contados 03 dias de suspensão a cada hora de atraso na devolução.

O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) possui recursos on-line para renovação e reservas de livros. Ao fazer o login é possível visualizar todos os livros emprestados e as datas de devolução.
  • Para fazer o login no Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) é necessário acessar a “Base Acervus da Unicamp”;
  • Inserir seu login e senha;
  • O login é o e-mail cadastrado na DAC. Se não lembrar a senha, veja instruções no item 8.

  • Acessar a “Base Acervus da Unicamp”;
  • Ou acessar a página da Biblioteca do IFGW em Acesso Rápido selecionar "Catálogo OnLine"
  • Clicar em "login";
  • Preencher o login com o e-mail cadastrado na DAC;
  • Clicar em "lembrar senha";
  • Clicar em "Esqueceu sua senha?";
  • Uma senha automática será enviada para o e-mail cadastrado. A senha pode ser trocada.

É permitido fazer até 05 renovações pela web, se os materiais não estiverem reservados. Na sexta renovação é necessário dirigir-se à biblioteca onde o livro foi emprestado. Para renovações on-line:
  • Acessar a “Base Acervus” e insira seu login e senha;
  • O login é o e-mail cadastrado na DAC;
  • Se não lembrar a senha, veja instruções no item 8;
  • Clique no ícone do seu “Perfil" e escolha “Empréstimos”;
  • Selecione os itens a serem renovados clicando na “caixinha” ao lado esquerdo do título;
  • Clique em "Renovar itens selecionados";
  • Aparecerá uma mensagem informando se os itens foram renovados ou não; o motivo pelo qual não foram renovados e; a quantidade de renovações ainda possíveis pela web;
  • Sempre observe com atenção a data de devolução dos materiais, pois o atraso implicará em suspensão em todas as bibliotecas da Unicamp;

  • As reservas de livros só podem ser feitas se não houver nenhum exemplar disponível na biblioteca solicitada;
  • Só podem ser feitas e excluídas pela web;
  • Para fazer a reserva é necessário acessar a “Base Acervus da Unicamp”
  • Inserir seu login e senha;
  • O login é o e-mail cadastrado na DAC. Se não lembrar a senha, veja instruções no item 8;
  • Pesquisar o material a ser reservado e clicar em "Reservar";
  • Escolher, se existente, o volume do livro e a biblioteca onde ele está;
  • Clicar em "Confirmar" e aguardar a mensagem de confirmação;
  • Assim que o livro estiver disponível na biblioteca, o sistema enviará um e-mail automático de aviso, e o material ficará reservado para retirada por até 1 dia útil. Depois deste período a reserva expirará, ou seja, será excluída automaticamente pelo sistema.

  • Para excluir as reservas é necessário acessar a “Base Acervus da Unicamp”
  • Inserir seu login e senha;
  • O login é o e-mail cadastrado na DAC. Se não lembrar a senha, veja instruções no item 8;
  • Clicar em "Reservas";
  • Observar qual será a reserva a ser excluída e clicar em "excluir";
  • Aparecerá a mensagem "Reserva excluída com sucesso".

  • Os e-mails sobre avisos de devolução enviados automaticamente pelo Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) um dia antes do prazo previsto para devolução são "cortesias do sistema", isto é, na falta ou falha dos mesmos não isenta o usuário em atrasos nas devoluções;
  • O SBU também envia confirmações de empréstimos, devoluções, renovações e reservas, que foram feitas diretamente na biblioteca ou via web;
  • O SBU envia cartas de cobrança sobre os livros atrasados; envia, também, o e-mail de aviso quando o livro reservado chega à biblioteca.

  • Se você não estiver recebendo estes e-mails, você deve entrar em contato com a biblioteca, para conferirmos se o e-mail cadastrado está correto;
  • Pode ser via e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou tel: (19) 3521-5523 ou pessoalmente aqui na biblioteca.

  • Acessar diretamente a “Base Acervus da Unicamp”;
  • Ou acessar a página da Biblioteca do IFGW em Acesso Rápido selecionar "Catálogo OnLine"
  • A interface de pesquisa é a mesma para todo o sistema de bibliotecas. É possível escolher pesquisar em todas as bibliotecas ao mesmo tempo ou apenas uma;
  • Busca rápida: escolher um campo (título, autor, assunto, etc.) ou todos os campos ao mesmo tempo;
  • Busca combinada: é possível escolher dois ou mais campos combinados, como autor e ano, título e assunto, autor e idioma, etc.
  • Clicar em "buscar";
  • Clicar em "detalhes" do livro escolhido, para ver a descrição completa do mesmo, assim como se os exemplares estão disponíveis ou se estão emprestados;
  • A localização do material na estante, será pelo "Número de chamada”.

  • Para pesquisar periódicos acessar a “Base Acervus da Unicamp”;
  • Clicar na aba "Busca Combinada" e escolher o Material "Periódico";
  • É possível fazer buscas pelo título completo do Periódico ou partes do mesmo;
  • Clicar sobre o título do periódico para ver os anos, volumes e fascículos existentes na Unicamp e em qual biblioteca está o periódico.

  • De acordo com as normas do SBU o usuário que danificar ou extraviar material bibliográfico, mesmo apresentando Boletim de Ocorrência, é obrigado a ressarcir a Universidade mediante a reposição de obra idêntica em perfeito estado de conservação ou de outra obra (da mesma edição ou de edição mais recente) ou de outra, no caso de obra esgotada, a critério da Comissão de Biblioteca;
  • O usuário ficará bloqueado até a reposição da obra extraviada;
  • Procure entrar em contato com a biblioteca o mais breve possível.

As bibliotecas da Unicamp possuem um sistema de Empréstimo Entre Bibliotecas (EEB), que oferece a possibilidade de emprestar livros de outras instituições (USP, UNESP, etc.) Procedimentos:
  • Localizar o livro na biblioteca externa;
  • Os usuários com e-mail ifi podem encaminhar sua solicitação através do "Sistema de Chamados do IFGW". Demais usuários podem solicitar enviando um e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. Também pode ser solicitado pessoalmente na recepção da BIF.
  • Somente livros que não façam parte no acervo da Unicamp;
  • Os livros são enviados e emprestados de acordo com os prazos e normas da biblioteca externa;
  • Somente usuários que não estejam bloqueados podem emprestar via EEB.

  • A BIF possui um serviço de fornecimento de cópias de artigos científicos provenientes de outras instituições para finalidade acadêmica;
  • Os usuários com e-mail ifi podem solicitar o serviço através do "Sistema de Chamados do IFGW". Demais usuários podem solicitar via formulário eletrônico.

  • A solicitação para a elaboração da ficha catalográfica das dissertações de mestrado ou teses de doutorado deve ser feita via preenchimento do formulário on-line Ficha Catalográfica OnLine. O mesmo também pode ser localizado na página da biblioteca em Acesso rápido/Ficha catalográfica;
  • O prazo de entrega da ficha é de até dois dias úteis.

  • A solicitação para a verificação de similaridade das dissertações de mestrado ou teses de doutorado deve ser feita antes da defesa, pelo aluno ou por seu orientador, via sistemas de chamados do IFGW, com seu e-mail ifi: "Sistema de Chamados do IFGW". Caso não tenha e-mail ifi, pode ser enviado uma solicitação para o e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • O prazo de entrega do relatório é de até cinco dias úteis.

  • A BIF possui uma caixa de auto devolução 24h.
  • Devem ser depositados somente os materiais bibliográficos (livros, periódicos, teses e dissertações) pertencentes ao acervo da Biblioteca do Instituto de Física Gleb Wataghin – BIF/IFGW.
  • Os materiais depositados na Auto devolução da BIF serão recolhidos de segunda a sexta-feira às 08h30.
  • As devoluções efetuadas até as 08h30 serão contabilizados com a data de devolução do dia anterior.
  • Localização: próximo ao jardim do auditório IFGW e ao lado da porta de serviço da biblioteca.

  • Local de Devolução