Os cursos de mestrado e doutorado do programa de pós-graduação em física do IFGW/UNICAMP têm por objetivo a formação de pesquisadores e docentes atuando em diversas áreas da física, bem como em temas na fronteira com outras disciplinas. Desde a sua criação, em 1970, este programa já formou mais de 900 mestres e cerca de 700 doutores. O nosso programa recebeu nota 7 (nota máxima) nos processos avaliatórios da CAPES referentes aos últimos triênios, de 1998-2000 a 2010-2012. A formação proporcionada pelos cursos de mestrado e doutorado em física engloba os seguintes aspectos interligados: disciplinas, pesquisa orientada, estágio docente, participação em colóquios, seminários e congressos, e interação científica com pesquisadores.
Um dos pontos fortes do programa de pós-graduação em física do IFGW é a universalidade e a qualidade de seu corpo docente. Contamos atualmente com cerca de 85 professores permanentes e 20 professores colaboradores, com um espectro que vai desde pesquisadores experientes e reconhecidos até jovens e motivados pesquisadores que já têm se destacado em suas áreas de atuação. Tal corpo docente produz cerca de 350 publicações indexadas por ano, com cerca de 60 % destas em periódicos com classificação Qualis A1 e A2 da área de física e astronomia (dados 2013/2014), sendo muitas delas assinadas também por nossos alunos.
Os mestres e doutores formados pelo nosso programa, além de obterem um sólido conhecimento proporcionado pelas disciplinas cursadas, são conhecedores da metodologia e das técnicas de pesquisa, assim como possuem a versatilidade característica de um pesquisador em física, sabendo apreender os aspectos fundamentais de um problema novo e abordá-lo, interpretando os resultados obtidos.
A partir de 2016, o programa de pós-graduação em física passou a ser constituído por duas áreas de concentração: (i) "Física", envolvendo estudos teóricos e experimentais em física em geral, e (ii) "Física Aplicada", englobando estudos teóricos ou experimentais de física aplicada e/ou interdisciplinar. Estas áreas diferem no elenco de disciplinas a serem cursadas. A área de concentração "Física" possuiu um elenco mais tradicional de disciplinas, com ênfase no aprofundamento de conceitos fundamentais da física, enquanto a área "Física Aplicada" possui mais flexibilidade em sua grade curricular. O aluno não precisa necessariamente optar pela área de concentração no momento do ingresso no curso, podendo formalizar a sua escolha até quatro meses após sua primeira matrícula.
As linhas de pesquisa disponíveis para desenvolvimento de teses e dissertações no programa são:
- Cronologia
- Física Atômica e Molecular
- Física da Matéria Condensada
- Física de Partículas e Campos
- Física em Medicina e Biologia
- Física Estatística
- Fotônica
- Informação Quântica
- Materiais Avançados
- Nanociência
- Óptica
- Sistemas Dinâmicos
Para integralização do curso de mestrado ou doutorado, o(a) aluno(a) deve :
- Ser aprovado(a) em 14/28 (mestrado/doutorado) créditos em disciplinas, escolhidas dentre as estabelecidas na grade curricular da área de concentração correspondente;
- Ser aprovado(a) no exame de qualificação, que consiste em um seminário onde o(a) aluno(a) irá apresentar seu projeto de dissertação ou tese, seguido de uma arguição pela Comissão Julgadora;
- Ser aprovado(a) no exame de proficiência em língua estrangeira, que consiste na tradução de um texto do Inglês para o Português;
- Ser aprovado(a) no exame de pré-requisito, que consiste em um seminário em que o aluno irá apresentar uma prévia de seu trabalho de dissertação ou tese, completo ou em fase final de execução;
- Segistrar presença em no mínimo 20/40 (mestrado/doutorado) colóquios, seminários de departamento ou defesas de tese do IFGW;
- Ser aprovado(a) na defesa da dissertação ou tese.
O ingresso dos alunos no programa é realizado através de processo seletivo semestral segundo calendário publicado na página da Pós-Graduação do IFGW, envolvendo análise do desempenho do candidato no Exame Unificado de Pós-Graduações em Física, histórico escolar, curriculum vitae e cartas de recomendação, se houver.
Os títulos outorgados pelo nosso programa são: Mestre em Física, Mestre em Física Aplicada, Doutor em Ciências na Área de Física ou Doutor em Ciências na Área de Física Aplicada.
Mais detalhes sobre os cursos de mestrado e doutorado em física do IFGW podem ser consultados no catálogo dos cursos de pós-graduação da UNICAMP.
O Instituto de Física ocupa uma área de cerca de 39.200 m2 incluindo administração, salas de professores e alunos de pós-Graduação, cantina, laboratório didático dos cursos profissionais de física, salas de aulas, biblioteca, laboratório de pesquisa, oficinas de apoio, estacionamento e área verde.
O Instituto é constituído por quatro departamentos:
O IFGW conta, além dos laboratórios e de um centro de computação de alto desempenho, com equipamentos de criogenia (hélio e nitrogênio líquido), uma oficina de vácuo, oficinas mecânicas que são capazes de produzir trabalhos de alta precisão, uma oficina de vidro e quartzo e uma oficina eletrônica para realização de pequenos consertos de aparelhos.
Os cursos de mestrado e doutorado do IFGW foram instituídos em março de 1970. Em função do direcionamento inicial da pesquisa no IFGW, os mestres e doutores são formados para trabalhar não só na pesquisa básica mas também em projetos de pesquisa aplicada. Durante muitos anos, a pós-graduação do IFGW foi procurada fundamentalmente por estudantes que pretendiam desenvolver os seus trabalhos em física aplicada ou física experimental.
Com a consolidação do IFGW ao longo dos anos, houve um apreciável crescimento dos grupos teóricos, o que atraiu também aqueles estudantes de tendência mais acadêmica para o Instituto. Como resultado deste processo, o IFGW amadureceu dentro da coexistência de diversas tendências científicas. No momento, vários grupos de pesquisa consolidados dentro dos quatro departamentos do IFGW motivam a participação de estudantes de pós-graduação em projetos de grande relevância científica e/ou tecnológica.