ExtensãoExtensão do Instituto de Física "Gleb Wataghin"

Navegue Conheça alguns dos serviços oferecidos pela Extensão

Patentes

Patentes - IFGW

Laboratorio de instrumentação

Laboratório de instrumentação para o ensino de Física

Eventos da Extensão do IFGW

Eventos que acontecem na Extensão do IFGW

Contratos/Convênios e Cursos de Extensão

Instruções e procedimentos para Contratos/Convênios e Cursos de Extensão

Notícias

Notícias e eventos da Extensão

Atividades de extensão são aquelas que ultrapassam o âmbito específico de atuação do Instituto no que se refere a ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa, tais como as Oficinas de Física, o Projeto Escola de Ciências, os Cursos de Extensão do IF oferecidos através da Extecamp - Escola de Extensão da Unicamp, atividades multidisciplinares, prestação de serviços à comunidade, celebração de contratos e convênios com empresas, e outros.

A administração dessas atividades é realizada pela Coordenadoria de Extensão e pela Comissão de Extensão do IFGW.

O IFGW realiza diversas atividades de Extensão junto à comunidade externa. As principais são:

Laboratório de Instrumentação para o Ensino de Física (LIEF) - aberto para auxiliar didaticamente professores do segundo grau e divulgar a física para quem tiver interesse.

Escola de Inverno - tem como objetivo preparar estudantes para o curso de pós-graduação e oferecer-lhes a oportunidade de conhecer alguns conceitos básicos nas áreas de Física pesquisadas no IFGW.

Escola Avançada de Física - visa a divulgação do Método Científico para os estudantes do Ensino Médio. É feita de forma unificada com a Física nas Férias (FIFE), evento do Capítulo dos Estudantes da Unicamp da Optical Society of America (OSA-SCU).

Oficinas de Física - têm o objetivo de divulgar informações multidisciplinares sobre ciência, através de palestras dinâmicas e demonstrações sobre temas selecionados envolvendo as pesquisas atuais em Física.

Veja também:

- Universidade de Portas Abertas (UPA)

O que é Extensão Universitária

Atividades de extensão são aquelas que ultrapassam o âmbito específico de atuação do Instituto no que se refere ao Ensino (Graduação e Pós-Graduação) e Pesquisa. No IFGW, são exemplos de atividades de extensão as Oficinas de Física, o Projeto Escola de Ciências, os Cursos de Extensão do IF oferecidos através da Extecamp - Escola de Extensão da Unicamp, atividades multidisciplinares, prestação de serviços à comunidade, celebração de contratos e convênios com empresas e outros.

A Extensão é uma das funções sociais da Universidade, realizada por meio de um conjunto de ações dirigidas à sociedade, as quais devem estar indissociavelmente vinculadas ao Ensino e à Pesquisa. Num âmbito geral, sua finalidade é a promoção e o desenvolvimento do bem-estar físico, espiritual e social, a promoção e a garantia dos valores democráticos de igualdade de direitos e de participação, o respeito à pessoa e à sustentabilidade das intervenções no ambiente.

A administração dessas atividades no Instituto de Física da Unicamp é realizada pela Coordenadoria de Extensão e pela Comissão de Extensão do IFGW. No nível da Unicamp, está sob a responsablidade da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac)

Por que a Extensão é importante

As universidades públicas brasileiras existem para atender às necessidades do país e de sua população. Distribuídas por todo o território nacional, em toda a sua existência sempre estiveram associadas ao desenvolvimento econômico, social, cultural e político da nação.

A par de constituírem-se em espaços privilegiados para a produção, a acumulação e a disseminação de conhecimentos e para a formação e a capacitação de profissionais cidadãos bem qualificados, possuem um enorme potencial para a elaboração de políticas públicas, que tenham a cidadania e o cidadão como as suas principais referências na solução dos problemas nacionais, principalmente nas áreas da Saúde, da Economia e da Educação.

As Instituições de Ensino Superior, por meio das Pró-Reitorias de Extensão, devem atuar na democratização do conhecimento e, ao mesmo tempo, respeitar e utilizar os saberes populares locais na construção de um novo e mais amplo conhecimento a ser desenvolvido, levando-se em conta as especificidades de cada comunidade em que atuam.

Como resultado concreto de sua atuação, espera-se a valorização de seus próprios programas de extensão ou de programas interinstitucionais, realizados sob a forma de consórcios, redes ou parcerias com secretarias dos governos federal, estaduais, municipais ou com ONGs.

Além da sua importância como geradora de políticas públicas, a Extensão Universitária deve servir como instrumento de inserção social, aproximando a academia das comunidades adjacentes.

Assim, a Extensão na Unicamp, e do IFGW em particular, tem procurado seguir as tendências e diretrizes do Plano Nacional de Extensão, tendo como objetivo principal facilitar o contato de professores, funcionários e alunos com as demandas da sociedade, através de cursos, eventos, projetos de ação solidária, difusão dos resultados dos projetos de pesquisa, constituição de disciplinas práticas e estágios, em um processo no qual a universidade opera em conjunto com as comunidades, buscando a superação de problemas e a realização de suas aspirações. Ao mesmo tempo, alunos, professores e funcionários promovem a disseminação do conhecimento gerado na Universidade e trazem novas demandas.

A Extensão na Unicamp é realizada desde o início da Universidade, a partir de 1967, antecedendo-se à primeira lei federal que integrou a Extensão na política educacional brasileira (a Reforma Universitária de 1968). Em 1986, a integração da Extensão na estrutura da Unicamp foi consolidada com a criação da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac).

Fonte: Esta página foi escrita a partir dos textos definidores de Extensão nas páginas da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) e do Fórum Permanente de Extensão Universitária.

Notícias da Extensão

  • Curso de Verão IFGW-2018, inscrições abertas! +

    Nas últimas duas decadas temos assistido uma verdadeira revolução no estudo e desenvolvimento de novas técnicas e materiais baseados nas Leia mais
  • Oficina de Física: mais uma edição de sucesso +

    Cerca de 55 pessoas prestigiaram neste sábado, dia 16 de setembro, a 38ª edição da Oficina de Física “Cesar Lattes” Leia mais
  • 1

Acontece Extensão

Novembro 2017
D S
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30
Sem eventos

Contato



+55 19 3521 5286

Localização



Membros Titulares
Prof. Cristiano Monteiro de Barros Cordeiro Representante do Departamento de Eletrônica Quântica
Prof. Dr. Marcus Vinicius Segantini Bonança Representante do Departamento de Física da Matéria Condensada
Prof. Dr. Arnaldo Naves de Brito Representante do Departamento de Física Aplicada
Prof. Dr. Pedro Cunha de Holanda Representante do Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia
Bruno César da Silva Representante Discente
Membros Suplentes
Prof. Dr. Eduardo Granado Monteiro da Silva Representante do Departamento de Eletrônica Quântica
Prof. Dr. Odilon Divino Damasceno Couto Junior Representante do Departamento de Física da Matéria Condensada
Prof. Dr. David Mendez Soares Representante do Departamento de Física Aplicada
Prof. Dr. Donato Giorgio Torrieri Representante do Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia
Anderson Sales Zambeli Representante Discente