Conheça nossas pesquisasOrientação inicial às pessoas que queiram ingressar no IFGW e conhecer as pesquisas nele realizadas

  • Nossas pesquisas

    Laboratório de  Óptica

    As pesquisas do IFGW distribuem-se por quase todas as áreas da Física, da Cosmologia e Astrofísica à Física Quântica, do desenvolvimento de novas tecnologias aos combustíveis alternativos, da Biofísica e Física Médica à Nanociência.

    Há um certo equilíbrio entre a física teórica e a experimental, o que é um diferencial do Instituto, pois se afasta do padrão mais comum da pesquisa em Física no Brasil, que possui tendências mais fortes para as linhas teóricas.

    É importante que os ingressantes no Instituto escolham as atividades que têm mais relação com os seus próprios perfis.

    A física experimental pode ser muito atrativa para os estudantes que gostem de descobrir "como os aparelhos funcionam" e de melhorá-los ou criar novas funções mexendo com seus sistemas eletrônicos e ópticos. As pessoas com forte queda para computação podem se dar muito bem com as pesquisas teóricas que envolvem simulações computacionais e desenvolvimento de softwares. Quem se sente muito bem lidando com expressões matemáticas deverá gostar dos estudos teóricos analíticos com muitos cálculos "no papel".

    Para os que preferem a física mais aplicada, há grupos com forte inclinação nesse sentido; para os que preferem investigar os fundamentos, há também diversas pesquisas básicas nessa linha. Os que possuem quedas interdisciplinares podem apreciar bastante as pesquisas em Biofísica e Física médica.

    Independentemente de tudo isso, o estudante que quer seguir a carreira de físico deve apreciar o questionamento crítico, a observação da natureza e a busca do porquê das coisas e da solução de problemas e mistérios.

    Este texto foi feito para dar uma orientação inicial às pessoas que queiram ingressar no Instituto de Física "Gleb Wataghin" e conhecer as pesquisas nele realizadas.

  • 1
  • 2
  • 3

Temas de pesquisa

Dentro das diversas linhas de pesquisa, há alguns temas mais amplos que são investigados por vários grupos de diferentes departamentos.

Leia mais

Visão geral dos grupos de pesquisa

Panorama geral das diversas linhas de pesquisas investigadas por vários grupos do IFGW, de diferentes departamentos, com diferentes enfoques.

Leia mais