Instruções para solicitação de auxílio - Pesquisa - Projeto 7
Publicação de artigo (Open Access)/ Financiamento de viagem (com apresentação oral (prioritariamente) de trabalho)
a) Publicação de artigos:
A Coordenadoria de Pesquisa (CP) divulga instruções para solicitação de auxílio
financeiro para a publicação Open Access de artigos em revistas internacionais com revisão por pares.
1) Requisitos gerais para solicitar o financiamento:
-
Ser membro da comunidade acadêmica do IFGW, incluindo alunos de graduação ou
pós-graduação, funcionários, docentes ou pesquisadores de pós-doutorado
vinculados ao IFGW.
-
Não ter reserva técnica da FAPESP ou ser bolsista de outra instituição que forneça
esse mesmo tipo de auxílio. No caso do aluno ou pesquisador de pós-doutorado
possuir bolsa com reserva técnica, o financiamento da CP pode ser feito em caráter complementar.
-
Não ter solicitado o mesmo auxílio anteriormente à CP no mesmo ano.
2) Requisitos para financiamento de publicação Open Access
-
O artigo deve ter sido aceito para publicação em revista internacional com restrita
política de revisão por pares e com fator de impacto (5-Year Impact Factor, JCR) maior ou igual a 5,0.
-
O primeiro autor e o autor correspondente do artigo devem ser membros da
comunidade acadêmica do IFGW. A solicitação de financiamento deve ser feita por um desses autores.
-
Serão financiadas despesas de Open Access até o valor de R$12.000,00 por artigo.
-
Quando o autor tiver outras fontes de financiamento, a CP avaliará a solicitação de forma complementar.
3) Instruções Gerais:
-
Todos os pedidos serão analisados pela Comissão de Pesquisa.
-
As solicitações para pagamento de Open Access devem ser submetidas em até 10 dias do aceite
do artigo para publicação através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
-
A resposta à solicitação será enviada por e-mail dentro de 10 dias do recebimento.
4) O que deve conter no e-mail:
-
Nome completo;
-
Informações sobre a revista (nome da revista, publisher e fator de impacto)
-
Cópia do artigo aceito
-
Cópia da notificação de aceite
-
Valores a serem financiados;
b) Financiamento de viagens
A Coordenadoria de Pesquisa (CP) divulga instruções para solicitação de auxílio
financeiro para a participação de alunos de pós-graduação em eventos científicos
internacionais. O Objetivo deste financiamento é o de divulgar, em eventos científicos internacionais, a pesquisa científica realizada no IFGW.
1) Requisitos gerais para solicitar o financiamento:
-
Ser aluno de pós-graduação vinculado ao IFGW
-
Não ter reserva técnica da FAPESP ou ser bolsista de outra instituição que forneça
esse mesmo tipo de benefício. Para aqueles alunos que disponham de Reserva
Técnica, a CP poderá, em casos excepcionais, fornecer financiamento complementar.
-
Ter realizado os cursos/treinamentos oferecidos pela pós-graduação (segurança no laboratório - cursos do moodle)
e práticas de laboratório ou ter carta do orientador em caso de pesquisa teórica.
-
O(A) aluno(a) solicitante deve ser o primeiro autor do trabalho aceito para
apresentação no evento científico. Quando o solicitante não for o primeiro autor do
trabalho a ser apresentado, o orientador deverá justificar por escrito a solicitação.
-
Não ter solicitado o mesmo auxílio anteriormente à CP no mesmo ano.
Requisitos para financiamento de viagens a congressos e eventos (com apresentação de trabalho)
-
Para um mesmo evento, o(a) aluno(a) de pós-graduação deverá solicitar o apoio
somente à Coordenadoria de Pós-Graduação ou à Coordenadoria de Pesquisa, não podendo acumular auxílios.
-
O Congresso deve ser internacionalmente reconhecido. O reconhecimento
internacional do evento pode ser evidenciado pela lista das associações
organizadoras (por exemplo, ACS, APS, Óptica), lista de palestrantes convidados,
carta do professor orientador descrevendo a relevância do evento, etc.
-
Serão financiadas despesas de transporte, diárias, e taxa de inscrição até um limite máximo de R$ 15.000,00
-
Serão consideradas apenas solicitações referentes à apresentação oral de trabalho.
Apresentação de trabalho em formato pôster poderá ser considerada se o(a)
aluno(a), ao submeter o artigo para apresentação, solicitou apresentação oral e a comissão do evento mudou para pôster.
-
A participação em eventos com caráter educacional e/ou de treinamento, como Workshops e Escolas, não será considerada nesta chamada.
Instruções Gerais:
-
Todos os pedidos serão analisados pela Comissão de Pesquisa.
-
As solicitações para participação em eventos/congressos deverão ser enviadas para o
endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com 60 dias de antecedência a contar do primeiro dia da viagem.
-
A resposta à solicitação será enviada por e-mail dentro de 10 dias do recebimento.
-
O(A) contemplado(a) deverá prestar contas do auxílio recebido no prazo de 30 dias
após o retorno, diretamente ao setor financeiro do Instituto de Física.
O que deve conter no e-mail:
-
Nome completo;
-
Curso;
-
Informações sobre o evento (por exemplo, print da página principal do evento, flyer de divulgação, etc)
-
Resumo do trabalho aceito para apresentação
-
Aceite do Congresso para a apresentação do trabalho
-
Valores a serem financiados;
-
Certificados dos cursos de segurança conforme requisito indicado no item 1.
Atte.,
Coordenadoria de Pesquisa do IFGW