ConcursosInformações relevantes aos candidatos a docente no IFGW

Concursos

Seguindo o seu Planejamento Estratégico para Contratação de Docentes, o Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em Campinas, SP, abriu Concurso Público (consulte o Edital) para provimento de Professor Doutor (MS3.1) na área de:

  1. Física Experimental em Espectroscopias, Lasers e Óptica

    Ênfase desejada:

    • Ciência e tecnologia de terahertz, incluindo espectroscopia, imageamento e/ou sensoreamento, bem como o desenvolvimento de componentes e novas técnicas de geração e detecção nesta região do espectro;
    • espectroscopia de alta resolução, precisão, sensibilidade e com grande largura de banda usando lasers, e particularmente pentes de frequências ópticas;
    • geração de altos harmônicos (ultravioleta extremo e raios X) usando lasers de pulsos ultracurtos, e suas aplicações;
    • espectroscopia ultra-rápida com raios-X;
    • espectroscopias da matéria condensada.

O IFGW busca candidatos interessados que possuam o seguinte perfil:

  1. Capacidade e independência para realizar pesquisa competitiva internacionalmente;
  2. Capacidade e interesse para contribuir para o ensino de graduação e pós-graduação;
  3. Capacidade e interesse para interagir com vários grupos de pesquisa do IFGW, utilizando diferentes métodos e técnicas e valorizando a interação teoria-experimento;
  4. Potencial para liderar a implantação de novas linhas de pesquisa;
  5. Experiência de pesquisa em centro de pesquisa de classe mundial.

Os concursos do IFGW têm uma particularidade de grande importância referente à sua prova escrita. A prova escrita consiste de um plano de atividades a serem desenvolvidas na área do concurso e de uma arguição sobre o mesmo. O plano de atividades deve ser entregue na inscrição do candidato e deve se restringir a, no máximo, 10 (dez) páginas. A primeira prova do concurso é eliminatória e envolve a arguição deste plano. A arguição sobre o plano de atividades de cada candidato tem duração mínima de 20 (vinte) minutos e máxima de 40 (quarenta) minutos sendo que a nota é baseada na adequação do plano de atividades à área do concurso; na atualidade e relevância acadêmica e científica do plano de atividades; e na viabilidade de execução do plano de atividades no IFGW. Portanto, é de suma importância que os interessados se dediquem a preparar um plano de atividades que aborde adequadamente estes três pontos.

Os candidatos aprovados nos concursos encontrarão no IFGW uma excelente infraestrutura para o desenvolvimento de pesquisa teórica e experimental em diversas áreas. No IFGW, o docente conta com o apoio técnico de diversas oficinas (vácuo, eletrônica, vidraria, mecânica e criogenia), além de um Laboratório Multiusuário que oferece à comunidade o acesso a diversos equipamentos sofisticados (difratômetro de Raios-X; microscópio de força atômica; microscópio eletrônico de varredura; sistema de litografia a laser; espectrômetro infra-vermelho por transformada de Fourier; perfilômetro; sistema de sputtering; espectrômetro Raman; entre outros). E através do seu Centro de Computação “John David Rogers”, o IFGW oferece aos seus pesquisadores um ambiente computacional de alto desempenho para realização de pesquisas.

Clique aqui para conhecer o Modelo de requerimento de inscrição para Concurso de Professor Doutor.

Clique aqui para conhecer o Modelo de Procuração para Inscrição para Concurso de Professor Doutor.

Clique aqui para conhecer a Documentação a ser apresentada para inscrição de Concurso de Professor Doutor.

Perguntas Frequentes

A UNICAMP preza bastante pela qualidade do ensino e da pesquisa acadêmica. Um dos mecanismos encontrados pela UNICAMP para melhor cumprir sua missão e estimular o bom desempenho acadêmico dentre os docentes foi o de contratar os seus concursados em regime de 20 horas semanais (chamado de Regime de Turno Parcial, RTP). Antes mesmo de iniciar as suas atividades na UNICAMP, o concursado pode entrar com um pedido de mudança de regime e, após uma análise de mérito de seu projeto de pesquisa, ingressar diretamente no Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), que é o regime preferencial do corpo docente na UNICAMP. A manutenção em RDIDP ao longo da carreira fica condicionada à aprovação de um Relatório Trienal de Atividades Docentes, através do qual o docente deve demonstrar a sua produtividade acadêmica. Em ambos os regimes de contratação os docentes têm estabilidade no emprego; cabe porém destacar que a remuneração salarial em RDIDP é quase 6 vezes maior do que a em RTP. Outros dois mecanismos de estímulo à produtividade acadêmica empregados na UNICAMP são o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”, conferido aos docentes com atuação destacada em pesquisa, e o Prêmio de Reconhecimento Docente na Graduação, o qual visa valorizar as atividades docentes na Graduação. O IFGW tem 99% de seu corpo docente no RDIDP.
  1. Adicional por Tempo de Serviço e Sexta Parte: o Adicional por Tempo de Serviço é um benefício incorporado ao salário, concedido a cada cinco anos (1.825 dias) de efetivo exercício, no valor de 5% calculado sobre a remuneração. A Sexta Parte é concedida após 20 anos (7.300 dias) de efetivo exercício e corresponde a um incremento de 1/6 do salário.
  2. Auxílio Criança: consiste na concessão de benefício pecuniário mensal ao servidor Unicamp responsável por dependente em idade pré-escolar (6 meses a 6 anos de vida). O valor do benefício atual é R\( 650,00 por dependente.
  3. Férias: é o direito do servidor a 30 dias de descanso, sem prejuízo da remuneração, a cada 12 meses de vigência do contrato de trabalho. O docente pode usufruir de 30 dias consecutivos ou divididos em duas partes de 15 dias.
  4. Licença Paternidade: a Licença Paternidade é o direito do servidor do sexo masculino de se ausentar do trabalho, na ocasião do nascimento de seu(s) filho(s). O período da Licença Paternidade é de 7 dias para docentes.
  5. Licença Gestante: é o direito da docente de se ausentar do trabalho pelo período de 120 dias, na ocasião do nascimento de seu(s) filho(s).
  6. Licença Prêmio: é o direito do docente de se ausentar do trabalho pelo período de 90 dias a cada 5 anos (1.825 dias) de efetivo exercício.
  7. Licença Sabática: é concedida aos docentes por um período remunerado de 6 meses a cada 7 anos de efetivo exercício na Unicamp
  8. Auxílio Alimentação: concedido ao docente que estiver no exercício de suas funções na Universidade. O valor atual é R\) 850.
Atualmente, a carga didática média no IFGW é de 4 horas de aula semanais, exercidas na Graduação e/ou Pós-Graduação. As disciplinas oferecidas pelo IFGW são abertas a todos os docentes, não sendo compartimentalizadas nos departamentos ou pertencentes a um determinado professor.
Além do apoio financeiro concedido pelas agências de pesquisa nacionais (CNPq, CAPES), os docentes do IFGW contam também com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e FAEPEX (Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão) da UNICAMP. Os auxílios do FAEPEX têm caráter complementar aos auxílios de outras fontes. Docentes da UNICAMP podem fazer solicitações anuais ao FAEPEX sujeitas ao valor máximo de R\( 5.000,00, porém docentes em início de carreira podem solicitar recursos de até R\)15.000,00, uma única vez. Os docentes agraciados com este apoio no seu primeiro ano como docente terão adicionalmente recursos assegurados para o custeio de um aluno de iniciação científica e um de mestrado por um período de 12 meses. Já a FAPESP propicia o apoio à pesquisa através de vários programas diferentes (ver http://www.fapesp.br/auxilios/). Em particular, os novos docentes que se propõem a criar novas linhas de pesquisa podem se inscrever no programa Jovens Pesquisadores da FAPESP. Vários dos docentes récem-contratados no IFGW nos últimos anos têm tido sucesso neste programa e conseguido recursos vultuosos, que chegam a valores da ordem de US$ 800.000,00, para montarem os seus laboratórios.

Notícias de Concursos

  • Concurso aberto para Professor Doutor junto ao IFGW +

    Leia mais
  • Divulgação de inscrições e bancas de concursos +

    Leia mais
  • 1
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30