Consulte aqui Informações da ferramenta Turnitin utilizada na Universidade atualmente para identificação de similaridade e prevenção ao plágio. Você poderá consultar informações relativas:

- à solicitação do Relatório de Similaridade das Dissertações e Teses do IFGW emitido no Turnitin pela Biblioteca;

- ao passo a passo para solicitar a verificação do IFGW;

- às Instruções Normativas da UNICAMP e IFGW;

- à solicitação de acesso ao Turnitin para docentes.

A Biblioteca organizou este conteúdo a fim de facilitar o processo para orientadores e discentes da pós-graduação. Fique atento!

• Turnitin é uma ferramenta de verificação de similaridade e prevenção de plágio, disponível para docentes da UNICAMP. O principal objetivo é verificar semelhanças entre o texto apresentado pelo aluno, os documentos existentes em seu próprio banco de dados e páginas da internet. A ferramenta fornece relatórios de similaridade e originalidade, e possui diversos filtros.

• A fim de ser um instrumento educativo, somente os docentes podem solicitar acesso ao Turnitin web, a solicitação de senha procede da seguinte forma:
  • 1) Docentes: solicitar cadastro no Turnitin para a Biblioteca, via OS (Intranet) ou e-mail;
  • 2) Discentes: mediante aprovação do docente ou via Moodle.
  • Somente os docentes podem solicitar acesso ao Turnitin versão web. Através desse acesso, alunos cadastrados nas aulas podem enviar os trabalhos para checagens mediante a configuração realizada pelo docente. Além disso, o docente poderá criar um perfil de “professor assistente” para PEDs, por exemplo.
  • Para utilizar o Turnitin via Moodle UNICAMP é necessário que o docente crie uma tarefa e faça as devidas “Configurações do Plugin de Plágio Turnitin”. Para mais informações, consultar os materiais disponíveis em "Links Importantes".
  • ATENÇÃO! IMPORTANTE: ao usar a ferramenta Turnitin, NÃO HABILITAR a opção "DEPÓSITO NO TURNITIN", pois isso acarretará problemas de similaridade no futuro.

• Seguindo a recomendação da Comissão Geral de Pós-Graduação (PRPG), a Coordenação da Pós-graduação do IFGW definiu que antes da defesa o relatório de similaridade precisa ser apresentado, juntamente com o parecer do orientador à Comissão de Pós-Graduação. A checagem é realizada pela Biblioteca IFGW, mas a avaliação do relatório é de responsabilidade do(a) orientador(a) e estudante. O papel da BIF nesse processo é somente gerar o relatório no Turnitin, logo, não realizamos análise ou avaliação prévia do documento. Se houver necessidade, a Biblioteca fará uma nova verificação de similaridade no Turnitin. Veja na aba Links Importantes todas as instruções e orientações necessárias.

Veja links úteis e esclarecedores sobre a ferramenta Turnitin e a solicitação do Relatório de Similaridade, entre outras informações pertinentes à temática antiplágio.