O Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp, conforme consta no site, é o instrumento oficial para coleta, organização, disseminação e preservação de todo o conhecimento produzido na Universidade. Saiba mais sobre os objetivos clicando aqui. A premissa básica para manutenção do repositório é maximizar as oportunidades de colaboração fora e dentro da universidade, de modo a gerar impacto acadêmico e social em função do consequente aumento do acesso ao conhecimento gerado na universidade.

Se você está ativo e é docente, pesquisador, estudante ou funcionário da Unicamp, as suas publicações deverão estar no Repositório se não houver nenhum tipo de restrição quanto a disponibilização em Acesso Aberto. As Bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) são depositárias de toda produção científica e intelectual da universidade (Resolução GR 13/2015. Nesse sentido, há um esforço das Bibliotecas em compilar e disponibilizar essa produção no Repositório institucional. Você não precisará solicitar para que isso seja feito.

Só será obrigatório o depósito na Biblioteca das novas publicações que tiverem o financiamento da FAPESP por conta da Política de Acesso Aberto da Fundação.

Sim, em algum momento a FAPESP poderá pedir que preste contas sobre o auxílio recebido. Você como bolsista/pesquisador da FAPESP deve atender à Política da Acesso Aberto da FAPESP que prevê que todas as publicações que tiverem auxilio da fundação devam ser disponibilizadas em algum momento em Acesso Aberto no repositório da instituição a qual mantem vínculo. Se precisar fazer o relatório de prestação de contas e informar que o artigo está no Repositório, realize antes o autoarquivamento neste formulário, disponibilizado pelo Sistema de Bibliotecas da UNICAMP. Mais informações aqui

Por gentileza, não deixe para fazer o depósito em cima da hora, o prazo para que o artigo seja incluído no Repositório é de até 3 dias. Caso haja algum atraso na disponibilização das publicações no Repositório, a entrega do seu relatório com a FAPESP pode ser comprometida.

Você pode depositar a versão preprint e a versão final do artigo (PDF final do Editor/Publisher’s final version). O texto completo do artigo somente ficará em acesso aberto no Repositório se as políticas editoriais do periódico permitirem a disponibilização. Do contrário, o acesso ao pdf ficará fechado para o público. Para mais informações, consulte a Instrução Normativa 001/2020 do SBU.

Após sua aprovação e defesa, você deverá fazer o upload da versão final da sua Dissertação ou Tese no SIGA. Nesse momento você deverá optar por deixar o conteúdo do seu trabalho em Acesso Aberto no Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp. A maioria das Dissertações e Teses não exigem um período de embargo (período durante o qual o acesso é restrito), mas você pode optar por isso caso a sua Dissertação ou Tese tenha, por exemplo, gerado uma patente e necessite aguardar até que o processo seja finalizado. Caso não precise desse período de embargo, recomendamos que opte por deixar o trabalho em Acesso Aberto para ampliar a visibilidade da sua pesquisa e também, em certos casos, para atender a Política da Agência de Fomento que financiou sua pesquisa.