Um projeto de extensão é uma atividade planejada que tem um objetivo claro e duração definida. Ele pode ter um foco educativo, social, cultural, artístico, científico ou tecnológico. Essas ações podem estar ligadas a um programa maior ou serem realizadas de forma independente.

Confira, abaixo, cada um de nossos projetos disponíveis:

O objetivo desta atividade de extensão é capacitar e acompanhar professores da educação básica, em especial dos anos iniciais (Ensino Fundamental I – EF-I), das escolas públicas municipais de Santa Bárbara d´Oeste, no ensino de ciências.

Apesar de comparativamente, estas séries serem as que possuem menos atividades de pesquisa em ensino, duas publicações sugerem um grande interesse nesta faixa etária. Murphy e Beggs (2005), num estudo sobre a situação do ensino de ciências no Reino Unido, relatam que os professores apontam que as crianças amam o aprendizado de ciências e apreciam muito as atividades práticas, porém o interesse cai com a idade. Este comportamento foi constatado por um estudo em escolas de Londres feito por Archer e colaboradores (2010).

As atividades propostas para o ensino infantil envolvem entender propriedades elementares da luz, utilizar a invenção do calendário, motivar a importância dos corpos celestes, para tratar de temas como estações do ano e sistema solar através de atividades simples. Estas já foram utilizadas em escolas públicas e resultaram em quatro teses de mestrado e uma de doutoramento.

Em Santa Bárbara nós iniciamos fazendo uma capacitação dos docentes, e que agora segue com o acompanhamento da realização das atividades por estes em sala de aula.

Para mais informações, entre em contato com a docente responsável pelo projeto clicando aqui

O projeto Fisiqueira visa o ensino de conceitos de física para alunos do Ensino Médio de forma simples e lúdica, envolvendo, uma manifestação da cultura popular afro-brasileira que congrega elementos de luta, esporte, dança e música, entre outros: a capoeira.

Os conceitos de física são abordados por meio dos movimentos e instrumentos musicais da capoeira, visando romper a barreira de que “física é difícil”. Além disso, o projeto possibilita transmitir e valorizar aspectos da cultura popular afro-brasileira, ao passo que ainda realiza uma atividade física com os participantes, dado que estão mais que comprovados os benefícios do esporte para a saúde física e mental.

Este projeto se inicia em março, com um treino inicial dos alunos participantes da UNICAMP. Em maio, eles começam a ir à escola, para trabalhar com os estudantes do EM. As aulas de capoeira/física se desenrolam ao longo do ano letivo da escola.

Para mais informações, entre em contato com o docente responsável pelo projeto clicando aqui

O Projeto Lavina visa a criação de simulações experimentais em uma plataforma online, para, também, contribuir para o ensino de física. Ele consiste numa plataforma virtual interativa de física onde alunos e professores podem realizar experimentos e interagir, obtendo resultados físicos e visualizando a fenomenologia relacionada a algum conceito básico de física.

O Projeto, atualmente, conta com 7 experimentos destinados a professores e alunos do ensino médio. Cada experimento apresenta um conceito físico a ser explorado e uma simulação. Os experimentos podem conter ou não um exercício, servindo como verificação para o aluno validar se o conceito apresentado foi assimilado.

Os programas, feitos utilizando de base a linguagem de programação JavaScript, são disponibilizados em plataforma de acesso gratuito e podem ser acessados por professores e alunos.

Para acessar os programas já elaborados, clique aqui
Ainda, para mais informações, entre em contato com o docente responsável pelo projeto clicando aqui

O Projeto Matemática para Você (MAT4U) oferece aulas de reforço gratuito em matemática para um grupo reduzido de alunos do primeiro ano do ensino médio da EE Professor Francisco Álvares. O intuito do projeto é sanar as dificuldades que os alunos já tinham em matemática e foram ainda mais agravadas pela pandemia.

O objetivo do projeto é diagnosticar as dificuldades de cada estudante, para estruturar um programa de reforço e recuperação personalizado. Utilizando plataformas de ensino como a Khan Academy, é esperado despertar e incentivar o interesse por matemática, mostrar a importância dessa ciência na vida cotidiana e que, sem matemática, vários avanços tecnológicos que existem hoje não poderiam ter sido desenvolvidos.

Para mais informações, entre em contato com o docente responsável pelo projeto clicando aqui

A sub-representação de mulheres nas áreas de ciências exatas e tecnológicas, conhecidas conjuntamente como STEM (do inglês, science, technology, engineering and math), é um fenômeno mundial que vem sendo discutido há já algum tempo em congressos e publicações dessas áreas. Por outro lado, também tem sido levantado o fato de que a participação de mulheres em campos do conhecimento historicamente dominados por homens traz contribuições importantes para essas áreas, e várias iniciativas têm surgido no sentido de atrair mais mulheres para seguirem carreiras nas áreas STEM.

O projeto M.A.F.A.L.D.A (Meninas na químicA, Física e engenhariA para Liderar o Desenvolvimento em ciênciA) surgiu com o objetivo de incentivar meninas do último ano do Ensino Fundamental II (EF-II) e do Ensino Médio (EM) de escolas públicas a cursarem carreiras superiores nas áreas STEM.

O projeto trabalha em parceria com escolas públicas. As alunas selecionadas dessas escolas participam em quatro tipos de atividades: 1) oficinas em temas científicos de ponta, realizadas na Unicamp; 2) palestras ministradas por mulheres que trabalham nas áreas STEM; 3) “sessões de cinema” com filmes sobre a temática de mulheres em STEM; 4) rodas de conversa com alunas de graduação e/ou pós-graduação da universidade sede, que cursam carreiras nas áreas STEM (estas três últimas atividades são realizadas nas respectivas escolas).

Até o momento, o projeto atuou por três anos, atendendo três escolas públicas e 145 alunas do EM e 9º ano do EF-II. Também participaram do projeto 22 alunas de graduação, seis alunas de pós-graduação e três pesquisadoras de pós-doutorado da UNICAMP. Este ano, estamos trabalhando com três escolas (uma delas é nova), atendendo 88 alunas do EM e com participação de 20 estudantes da Unicamp. O retorno das alunas do EF-II e EM e das alunas de graduação e pós-graduação da UNICAMP tem sido muito positivo.

Algumas alunas do projeto entraram em carreiras nas áreas de STEM em universidades públicas após a participação no M.A.F.A.L.D.A. Outras alunas foram incentivadas a continuar sua formação de nível superior e entraram em outras carreiras, em universidades públicas e privadas. O projeto impactou a formação como cidadãs das alunas da Unicamp participantes.

Para mais informações, acesse o instagram @mafaldaunicamp ou entre em contato com a docente responsável pelo projeto clicando aqui.

O projeto RadSchool visa apresentar um material complementar a professores e alunos do Ensino Médio para a discussão crítica de conceitos de radioatividade e física nuclear, que são raramente abordados na escola, promovendo a capacitação de professores e realizando oficinas com os alunos.

O conteúdo é disponibilizado em um portal, RadSchool, onde diferentes trilhas temáticas podem ser seguidas pelos alunos.

Para mais informações, entre em contato com o docente responsável pelo projeto clicando aqui

O projeto Universidade na Escola (UNE) visa levar alunos de Iniciação Científica da graduação do IFGW para escolas de ensino médio, para apresentarem suas pesquisas e mostrarem o fazer científico de forma acessível para a comunidade externa.

Além de fomentar a divulgação científica, passando conceitos de pesquisas de ponta realizadas no IFGW de forma acessível, este projeto trabalha a habilidade dos estudantes em comunicar suas pesquisas de forma clara e simples, além de incentivar alunos de ensino médio a se interessarem por ciências.

Para mais informações, entre em contato com o docente responsável pelo projeto clicando aqui