O programa de pós-graduação do IFGW realiza semestralmente processo seletivo para a admissão de candidatos aos cursos de doutorado e de mestrado. Os candidatos aceitos podem receber bolsa de estudo de 48 meses para o doutorado e 24 meses para o mestrado.

Existe a possibilidade, mediante um pedido individual de um orientador via agencia de fomento FAPESP, de obter bolsas para mestrado, doutorado e doutorado direto. No doutorado direto, a duração da bolsa é de até 60 meses e o aluno não precisa ter cursado o mestrado. O pedido de bolsa à Fapesp pode ser feito antes mesmo da admissão do aluno no nosso programa, uma vez que o comprovante de matrícula é exigido somente na fase de contratação da bolsa.

INSCRIÇÕES

Clique aqui para preencher o Formulário Eletrônico de Inscrição na Pós-graduação do IFGW (disponibilizado à partir de 24/05/2023).

LINKS ÚTEIS

- Catálogo dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Física

- Exame Unificado de Pós-Graduações em Física (EUF)

- Sistema de Gestão Acadêmica da Diretoria Acadêmica (SIGA)

- Regimento Geral da Pós-graduação

MATRÍCULA DE INGRESSANTES

Documentos exigidos para Estudantes Brasileiros

Estudantes brasileiros deverão enviar os documentos abaixo, em formulário específico informado na carta de aceitação, seguindo o calendário disponível no Edital – item 2.

  • diploma de Graduação devidamente registrado* (excepcionalmente, este pode ser substituído temporariamente pelo Certificado de conclusão de Graduação);
  • diploma ou certificado de conclusão do mestrado emitido pela Coordenação do Curso - para ingressantes no doutorado;
  • cadastro de pessoa física (CPF);

Após a matrícula, os estudantes brasileiros devem fazer o upload dos documentos no site da DAC, no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA > Documentos > Carregar documentos do aluno).

Esse procedimento deve ser feito até 30 (trinta) dias após o ingresso na Universidade.

No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, consulte Documentos produzidos no exterior.

Documentos exigidos para Estudantes Estrangeiros

Estudantes estrangeiros, antes de efetuar a matrícula em curso, deverão comparecer ao Setor de Atendimento ao Aluno Estrangeiro da DAC com cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos originais dos seguintes documentos:

  • página de identificação do passaporte
  • página do passaporte que contém o visto
  • página do passaporte com o carimbo de entrada no país
  • Carteira de Registro Nacional de Migrante (CRNM) ou protocolo de registro de visto ou agendamento para registro na Polícia Federal.

Caso seja portador de visto permanente, será suficiente a apresentação de CRNM válido.

Após o comparecimento na DAC, o ingressante deverá enviar os documentos abaixo, em formulário específico informado na carta de aceitação, seguindo o calendário disponível no Edital – item 2.

  • diploma de Graduação* (excepcionalmente, este pode ser substituído, temporariamente, pelo Certificado de Conclusão de Graduação);
  • diploma ou certificado de conclusão do mestrado emitido pela Coordenação do Curso - para ingressantes no doutorado;
  • cadastro de pessoa física (CPF)

Caso seja portador de visto permanente, será suficiente a apresentação de RNE válido.

Após a matrícula, os estudantes estrangeiros devem fazer o upload dos documentos no site da DAC, no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA > Documentos > Carregar documentos do aluno).

* O diploma de Graduação devidamente registrado deverá ser apresentado até, no máximo, 60 (sessenta) dias antes da data prevista para a defesa de Dissertação ou Tese.

No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, consulte Documentos produzidos no exterior.

Informações sobre tipos de Vistos para o Brasil, acesse Orientações sobre Visto para Estrangeiros.

Em caso de estudante reingressante (que já se matriculou na Unicamp anteriormente), o comparecimento ao Atendimento da DAC também se faz necessário.

Esta comprovação deverá ser apresentada no site da DAC > Estudante > e-DAC , no campo Vacinação Covid-19.

Renovação de matrícula

Os alunos regulares devem renovar sua matrícula, semestralmente, no período estipulado no calendário escolar, via web. O calendário escolar pode ser acessado aqui.

CONTATO:

Secretaria de Pós-graduação – Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.