Resolução de problemas de Física complexos usando matemática elementar

oficinaxxxvii

Download do cartaz

A Física é uma ciência fundamental que tem permitido ao homem alcançar inúmeros avanços tecnológicos, a grande maioria deles para o bem da humanidade.

Grande parte do ensino da Física é feito a través da resolução de problemas. Com eles, o aluno começa a se relacionar com modelos simples da natureza e aprende a aplicar ferramentas matemáticas. Comumente, o uso de matemática avançada simplifica a solução de problemas nesta área desde o ponto de vista físico.

O Instituto de Física Gleb Wataghin, da Universidade Estadual de Campinas, convida a toda a comunidade para a XXXVII Oficina de Física César Lattes. O tema desta edição é “Resolução de problemas de Física complexo usando matemática elementar" e será realizada em 19 de novembro de 2016, no auditório do Instituto de Física Gleb Wataghin.

Nesta oficina serão tratados vários problemas de Física complexos cuja solução pode ser obtida usando matemática elementar, sem usar cálculo diferencial e integra, incluso alguns problemas relacionados com pesquisa avançada. Para isso, deverá se aprofundar na compreensão da Física por trás desses problemas.

Estão convidados os professores de Ensino Médio da nossa região, alunos de graduação e pós-graduação e público em geral.

Contamos com sua presença!

Coordenadoria de Extensão
IFGW/UNICAMP

Para fazer sua inscrição clique aqui

• Alunos de escola/Universidade pública / particular, R$ 35,00
  • Professores de escola pública/particular/funcionário público, bolsistas de pós-graduação e pós-doutorado, R$ 40,00
  • Profissionais liberais e outros, R$ 56,00

Fotos da Oficina e outros eventos em nossa FanPage: https://www.facebook.com/extensao.ifgw.unicamp

Local: Auditório do IFGW
Palestrante Tema - Atividade Horário
Entrega de Material 08:00 - 08:30
Abertura 08:30 - 08:40
Prof. Maurício Kleinke (IFGW-UNICAMP) Protocolos para Resolução de Problemas: Limites e Aplicações 08:40 - 09:30
Perguntas e discussões 09:30 - 09:45
Intervalo para Café 09:45 - 10:15
Prof. Alexandre da Fonseca (IFGW/UNICAMP) Física Básica na Pesquisa Científica: resposta mecânica de nanomolas de carbono 10:15 - 11:05
Perguntas e discussões 11:05 - 11:20
Prof. Luiz Zagonel (IFGW/Unicamp) Desenho de um sistema ótico para pesquisas em nano-materiais 11:20 - 12:10
Perguntas e discussões 12:10 - 12:25
Intervalo para Almoço 12:25 - 14:00
Prof. José Lunazzi (IFGW/UNICAMP) Resolvendo problemas sem cálculo diferencial e integral, mas indo em direção a ele, sem deixar que o bosque esconda a árvore 14:00 - 14:50
Perguntas e discussões 14:50 - 15:05
Intervalo para Café 15:05 - 15:30
Prof. Mario A Bernal (IFGW/UNICAMP) Desenvolvendo a intuição em Física resolvendo problemas 15:30 - 16:20
Perguntas e discussões 16:20 - 16:35
Encerramento 16:35 - 16:40

Clique aqui e curta nossa Página no Facebook!