História da Física

Programação Preliminar

Palestrante Tema - Atividade Horário
Abertura 08:30-08:45
Prof. Dr. Andre Koch Torres Assis (IFGW-UNICAMP) A Mecânica e a Óptica de Newton 08:45-09:45
Perguntas e discussões 09:45-10:00
Intervalo para Café 10:00-10:30
Prof. Dr. Alberto Saa (IMECC-UNICAMP) Albert Einstein: Scientia Mirabilis 10:30-11:30
Perguntas e discussões 11:30-11:45
Intervalo para Almoço 11:45-13:00
Prof. Dr. George G. Kleiman (Professor Colaborador no Departamento de Física Aplicada - DFA/IFGW) Algumas observações sobre a evolução da Física Moderna 13:00-14:00
Perguntas e discussões 14:00-14:15
Intervalo para Café 14:15-14:45
Profa. Dra. Carola Dobrigkeit Chinellato (IFGW-UNICAMP) Os primórdios da Física no Brasil 14:45-15:45
Perguntas e discussões 15:45-16:00
Encerramento 16:00

RESUMO

A Mecânica e a Óptica de Newton

Prof. Dr. Andre Koch Torres Assis - Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia - DRCC/IFGW

Apresenta-se uma pequena biografia de Isaac Newton. Em seguida é mostrada sua formulação da mecânica com as leis do movimento e a força da gravitação universal como introduzidas em seu livro de 1687, Princípios Matemáticos de Filosofia Natural. É apresentada a evolução de suas ideias e as contribuições de Galileu, Descartes, Kepler e de outros pesquisadores da época. Por último discute-se o outro grande livro de Newton, Óptica, publicado em 1704. São ilustradas suas principais experiências e concepções teóricas ligadas a estes temas.

Albert Einstein: Scientia Mirabilis

Prof. Dr. Alberto Saa - Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica - IMECC/UNICAMP

Será feita um breve revisão, muito pessoal e sem intenção de ser completa, da biografia científica de um dos grandes ícones do Século XX: Albert Einstein.

Algumas observações sobre a evolução da Física Moderna

Prof. Dr. George G. Kleiman - Professor Colaborador no Departamento de Física Aplicada - DFA/IFGW

Os primórdios da Física no Brasil

Profa. Dra. Carola Dobrigkeit Chinellato - Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia - DRCC/IFGW

A Física no Brasil está próxima de completar oitenta anos. Se hoje contemplamos o êxito do trabalho de muitos pesquisadores e instituições brasileiras na Física, certamente o devemos ao trabalho inspirador de alguns poucos físicos que lançaram as sementes para o desenvolvimento. Nesta palestra focaremos principalmente nos primeiros vinte anos do desenvolvimento da Física no Brasil, e, em particular, na importante contribuição deixada por físicos que são muito próximos a nós, que fazemos parte do Instituto de Física da UNICAMP. O professor Gleb Wataghin teve participação significativa para a formação do Instituto de Física da USP. Sob sua tutela, formou-se uma geração de físicos que levaram adiante o seu trabalho e que também contribuíram para o desenvolvimento da Física no Brasil. Apesar de ser, ele próprio, um físico teórico, Wataghin também iniciou um grupo experimental. O primeiro trabalho experimental realizado no Brasil e publicado na Physical Review em 1941 foi assinado por ele, Marcello Damy, o primeiro diretor do IFGW, e Paulus Aulus Pompéia. O nosso instituto leva o nome de Gleb Wataghin, em reconhecimento à importância do seu legado para a Física no Brasil. César Lattes, um dos alunos de Wataghin, destacou-se com sua participação na descoberta do píon em 1947. Lattes também teve importante papel na criação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq. Lattes foi professor no nosso instituto nas décadas de 1970 – 1980. Para mim está claro que, se hoje podemos pensar em Física no Brasil, é porque muitos de nossos antecessores abriram o caminho para nós e deixaram seus ensinamentos. Neste sentido, somos todos descendentes desses desbravadores.