Pastel Meetings 2019

Convidada: Valdirene Santos é assistente social e trabalha no Centro de Referência LGBT de Campinas, instituição municipal que oferece, desde 2003, orientação jurídica, psicológica e/ou social para pessoas LGBTs e seus familiares.

Gênero, identidade de gênero, orientação sexual: são alguns de muitos termos usados quando nos referimos à comunidade LGBTQ+. Você sabe o que cada um desses ou outros termos significam? Este pastel meeting é uma oportunidade para iniciar um debate e formar um espaço aberto de conversa sobre a comunidade LGBTQ+ dentro do IFGW.

Convidadas: Daniele Rafael e Flavia Zanini.

A comunicação às vezes não flui como você gostaria? Você deixa de falar o que pensa para evitar um conflito? Como desenvolver habilidades que nos ajudam a conduzir diálogos construtivos e que geram parceria?

Participe do bate papo sobre Comunicação Não Violenta (CNV), ela é considerada uma filosofia de vida, é uma mudança de paradigma que nos convida a práticas que nos conectam ao que é importante, nossos sentimentos e necessidades.

Caso tenha interesse, divulgamos o cartaz dos encontros abertos de Comunicação Não-Violenta em Campinas.

Convidado: Gen Kelsang Togden

Provas, professores, amor, família, festas, futuro - são muitos os fatores que nos afetam nessa fase da vida. É comum que tenhamos stress, ansiedade e decepções. Como manter-se emocionalmente bem e equilibrado? A ideia deste pastel meeting é apresentar alguns conceitos e práticas que podem nos ajudar e nos proteger de problemas maiores, como ansiedade e depressão. Palestrante: Gen Kelsang Togden é monge budista e professor internacional de Budismo Moderno. Nos últimos anos, foi professor de centros em Portugal, Nova Zelândia e Inglaterra. Atualmente é Professor Residente do Centro de Meditação Kadampa Brasil.

Convidado: Jacques Gama (DGRH-Unicamp)

Para mantermos nossa integridade física no dia a dia, se faz necessário a adoção de comportamentos seguros e ações que nos resguardem de possíveis danos. Nesse contexto, vamos discutir o tema de segurança, medidas protetivas e ações seguras! Ou seja, onde nós entramos e qual a nossa contribuição para a melhoria das condições de segurança no ambiente universitário? Nosso convidado, o Técnico em Segurança do Trabalho da DGRH/Unicamp, Jacques Gama, irá compartilhar um pouco de sua experiência com os alunos de graduação em um bate-papo informal, com pasteizinhos e refri na faixa!!

Convidado: Prof. Dr. Mathias Mistretta Pires (IB-Unicamp)

Seja por "O homem é o agente principal de todas catástrofes que estão acontecendo no mundo", ou até mesmo "As mudanças climáticas são consequências da ação desenfreada do ser humano na Terra", ou ainda de inúmeras outras afirmações que escutamos diariamente, fato é de que as ações antropológicas são vistas com maus olhos no quesito ambiental desde a Revolução Industrial. Anos depois desse período, em 2015, o Acordo de Paris foi assinado por 195 países com o intuito de, no futuro, a situação global ser diferente da atual. Mas afinal, é mesmo o homem o principal causador de toda mudança que está acontecendo no planeta? Os modelos climáticos atuais são realmente confiáveis? Será mesmo o homem capaz de mudar todo esse cenário? Na palestra "O homem está mesmo mudando o clima da Terra?" o Professor Doutor Mathias Mistretta Pires (Instituto de Biologia, Unicamp) apresenta algumas evidências das mudanças climáticas, dentre elas, a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre, o aumento da temperatura média global e o derretimento de geleiras, com um foco principal: quem é o principal causador de tudo isso?

Convidadas: Profa. Dra. Tereza Mendes (IFSC-USP) e professorAs do IFGW

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, convidamos noss@s alun@s para um bate-papo sobre gênero e ciência. Contaremos com a presença da profa. Dra. Tereza Mendes (IFSC-USP) que apresentará um seminário sobre a participação das mulheres em STEM (do inglês, "Science, Technology, Engineering and Math"). Também estarão presentes as professorAs do IFGW para compartilhar um pouco de suas experiências e trajetórias profissionais. A ideia é ter um bate papo descontraído saboreando um pastelzinho.

Convidados: Quanta Jr, CAF, Atlética da Física e GAP

Neste primeiro pastel meeting do ano, voltado para os ingressantes de 2019, as agremiações estudantis do IFGW e IMECC se apresentarão e discutirão suas principais atividades.