O programa de pós-graduação do IFGW realiza semestralmente processo seletivo para a admissão de candidatos aos cursos de doutorado e de mestrado. Os candidatos aceitos podem receber bolsa de estudo de cota da CAPES ou CNPq. Para o programa doutorado direto a duração da bolsa é de 60 meses, para a de doutorado 48 meses e a de mestrado 24 meses. Há ainda a possibilidade do aluno e orientador aplicarem a uma bolsa da FAPESP, que oferece vantagens adicionais. O pedido de bolsa à Fapesp pode ser feito antes mesmo da admissão do aluno no nosso programa, uma vez que o comprovante de matrícula é exigido somente na fase de contratação da bolsa.

Inscrições para ingresso no primeiro semestre de 2022

Clique aqui para ver o Catálogo dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Física.

Para inscrição nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Física do IFGW, espera-se que o candidato tenha realizado o Exame Unificado em Física (EUF) ao menos uma vez nas últimas seis edições (EUF 2-2021, EUF 1-2021, EUF 2-2020 ou 3-2020, EUF 1-2020, EUF 2-2019, EUF 1-2019), podendo-se entretanto considerar casos excepcionais de candidatos(as) que não tenham realizado este exame mediante justificativa detalhada apresentada pelo(a) candidato(a) e que será avaliada pela Comissão de Seleção de Ingressantes do IFGW. O exame pode ser aplicado em Português ou Inglês, e o candidato pode solicitar que seja aplicado em sua instituição de origem, caso esta não esteja entre os locais inicialmente indicados para aplicação. A solicitação será avaliada pelo comitê organizador do EUF. Veja a página do EUF para instruções detalhadas.

Para ingresso no primeiro semestre de 2022, seguiremos o seguinte calendário:

  • 31 de agosto a 10 de outubro de 2021: Inscrições no Exame Unificado em Física (EUF) - instruções e inscrições diretamente no site do exame.
  • 21 de novembro de 2021: Realização do EUF.
  • 26 de novembro de 2021: Data-limite para divulgação dos resultados do EUF.
  • 22 de novembro a 03 de dezembro de 2021: Período de inscrições no processo de seleção para ingresso no programa de pós-graduação do IFGW. Para se inscrever os candidatos deverão preencher todas as informações solicitadas e inserir documentos através deste formulário (disponibilizado à partir de 22/11/2021). ATENÇÃO: Inscrições prorrogadas até 15/12/2021.
  • 21 de dezembro de 2021: Data-limite para divulgação do resultado do processo seletivo aos cursos de Mestrado e Doutorado do IFGW, nesta página. Prorrogado para 02 de fevereiro de 2022.
  • 10 a 12 de janeiro de 2022: Prazo para envio de Recurso substanciado (enviar para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.). Novo prazo - 02 a 08 de fevereiro de 2022.
  • 17 de janeiro de 2022: Resultado do recurso. Prorrogado para 15 de fevereiro de 2022.
  • 09 a 11 de fevereiro de 2022 até às 16h: Período regular de matrícula para alunos ingressantes para o 1º período letivo de 2022.
  • 09 a 14 de fevereiro de 2022: matrícula em disciplinas para o 1º período letivo de 2022 (alunos Ingressantes).
  • 03 de março de 2022 até às 16h: Período suplementar de matrícula (alunos Ingressantes que não se matricularem no período regular).
  • 03 de março de 2022: Início das aulas.

Informações Importantes

  • Assim que o candidato enviar o formulário de inscrição, os PEDIDOS e MODELOS de CARTA DE RECOMENDAÇÃO serão enviados diretamente por e-mail aos docentes.
  • Os candidatos devem preencher o CV Lattes com todas as informações relevantes.
  • Informações sobre TCC, IC, Monitorias e Estágio Docente são importantes e devem ser registradas no CV Lattes.
  • O candidato será julgado pelas informações e documentos que encaminhar no formulário de inscrição. Nenhuma informação externa será adicionada.
  • No histórico enviado deve constar as médias das notas da graduação. Caso o histórico da universidade não tenha a média, o candidato deve adicionar num arquivo PDF, na primeira página, a média das notas da graduação e em seguida o histórico incluindo as reprovações.
  • Caso o candidato realize 2 inscrições, apenas as informações da última serão consideradas.
  • O tamanho máximo permitido para cada arquivo digitalizado (no formato PDF) e enviado no momento da inscrição é de 3M (3 megabytes)
  • A solicitação da carta de recomendação será encaminhada aos docentes no mesmo idioma que efetuar sua inscrição. O formulário de inscrição pode ser preenchido em português, inglês ou espanhol. Portanto, caso precise que o docente/pesquisador receba o e-mail solicitando a recomendação com o texto, p.ex., em inglês, preencha seu formulário de inscrição também em inglês.
  • As notas e percentis do EUF informados pelos candidatos na inscrição serão validados pela Secretaria de Pós-graduação. Portanto, é importante informar o “nome completo” na inscrição, conforme informado no momento da inscrição no EUF.
  • Além das informações pessoais, o candidato deverá indicar o contato de até 3 docentes para envio de cartas de recomendação, através do formulário de inscrições. Das 3 cartas de recomendação, 2 cartas serão obrigatórias sendo que 1 das cartas deverá ser enviada por um docente que não seja o orientador do aluno)
  • As cartas de recomendação poderão ser enviadas pelos docentes até o dia 09 de dezembro de 2021. Prorrogado até 21/12/2021.

Procedimentos e critérios de seleção

Em uma primeira etapa, a Comissão de Seleção de Ingressantes, designada pela Comissão de Pós-Graduação (CPG/IFGW), fará uma análise preliminar da documentação das inscrições para admissão na PG no IFGW e poderá desclassificar aquelas que julgar inaptas por critérios acadêmicos. Na segunda etapa do processo, uma classificação interna das inscrições aptas será feita baseada na separação das mesmas em dois grupos.

GRUPO 1: Inscritos com nota no exame unificado de física (EUF) entre no quartil superior dentre todos aqueles que prestaram o exame no semestre correspondente (i.e., classificação percentual 75 % ou superior).

GRUPO 2: Demais inscritos.

A classificação final das inscrições aptas será feita respeitando-se a seguinte ordem, separadamente para Mestrado e Doutorado: (i) todos as inscrições do grupo 1, seguidos por (ii) todas as inscrições do grupo 2. Dentro de cada grupo, caberá à Comissão de Seleção de Ingressantes classificar as inscrições, podendo utilizar como parâmetros o desempenho do candidato no EUF (Nota e Percentil) e outros exames internacionalmente reconhecidos, histórico escolar e acadêmico e cartas de recomendação. A participação do candidato no EUF é obrigatória para a análise da inscrição, podendo-se considerar casos excepcionais sob justificativa detalhada apresentada pelo(a) candidato(a) e que será avaliada pela Comissão de Seleção de Ingressantes. Neste caso, a apresentação de resultado em outro exame internacionalmente reconhecido (ex. GRE Physics Test) é altamente recomendável.

O resultado final de cada inscrição, baseado na classificação interna definida acima, poderá ser (i) aprovado(a) com bolsa de cota, (ii) aprovado(a) na lista de espera de bolsa, (iii) aprovado(a) sem bolsa de cota, ou (iv) não-aprovado(a). A relação dos(as) aprovados(as) será comunicada nesta página até a data-limite indicada acima. Uma carta oficial de aceitação no programa também será enviada aos candidatos aprovados.

Exame Unificado de Pós-Graduações em Física (EUF)

O Exame Unificado em Física (EUF) constará de questões discursivas e abrangerão o conteúdo das disciplinas de graduação de Mecânica Clássica, Eletromagnetismo, Física Moderna, Mecânica Quântica e Termodinâmica e Física Estatística. O Edital com todas as informações relevantes pode ser encontrado na página do exame na internet.

Atenção: Para os candidatos que fizeram o exame mais de uma vez nas últimas 6 edições, será considerada a maior nota e/ou percentil.

Atenção: A inscrição no EUF não implica automaticamente na inscrição no programa de pós-graduação do IFGW. As duas inscrições devem ser realizadas separadamente.

O candidato também poderá encontrar cópias de exames anteriores nesta página, que também podem servir como referência.

Matrícula de ingressantes

Documentos exigidos para Estudantes Brasileiros

A matrícula no curso deve ser efetuada na Secretaria de Pós-Graduação nos dias e horários indicados acima.

Estudantes brasileiros deverão apresentar, no ato da matrícula, os documentos abaixo:

  • diploma de Graduação devidamente registrado* (excepcionalmente, este pode ser substituído temporariamente pelo Certificado de conclusão de Graduação);
  • diploma ou certificado de conclusão do mestrado emitido pela Coordenação do Curso - para ingressantes no doutorado;
  • cadastro de pessoa física (CPF);

Após a matrícula, os estudantes brasileiros devem fazer o upload dos documentos no site da DAC, no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA > Documentos > Carregar documentos do aluno).

Esse procedimento deve ser feito até 30 (trinta) dias após o ingresso na Universidade.

No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, consulte Documentos produzidos no exterior.

Documentos exigidos para Estudantes Estrangeiros

Estudantes estrangeiros, antes de efetuar a matrícula em curso na Secretaria de Pós-Graduação da Física, deverão comparecer ao Setor de Atendimento ao Aluno Estrangeiro da DAC com cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos originais dos seguintes documentos:

  • página de identificação do passaporte
  • página do passaporte que contém o visto
  • página do passaporte com o carimbo de entrada no país
  • Carteira de Registro Nacional de Migrante (CRNM) ou protocolo de registro de visto ou agendamento para registro na Polícia Federal.

Caso seja portador de visto permanente, será suficiente a apresentação de CRNM válido.

Após o comparecimento na DAC, o ingressante deverá se apresentar na Secretaria de Pós-Graduação da Física, nos dias e horários indicados acima, acompanhado dos seguintes documentos:

  • diploma de Graduação* (excepcionalmente, este pode ser substituído, temporariamente, pelo Certificado de Conclusão de Graduação);
  • diploma ou certificado de conclusão do mestrado emitido pela Coordenação do Curso - para ingressantes no doutorado;
  • cadastro de pessoa física (CPF)

Caso seja portador de visto permanente, será suficiente a apresentação de RNE válido.

Após a matrícula, os estudantes estrangeiros devem fazer o upload dos documentos no site da DAC, no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA > Documentos > Carregar documentos do aluno).

No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, consulte Documentos produzidos no exterior.

Informações sobre tipos de Vistos para o Brasil, acesse Orientações sobre Visto para Estrangeiros.

Em caso de estudante reingressante (que já se matriculou na Unicamp anteriormente), o comparecimento ao Atendimento da DAC também se faz necessário.

Estudantes ingressantes, especiais e intercambistas deverão apresentar a comprovação de, no mínimo, uma dose de vacina contra a Covid-19, no prazo de 05 dias após publicação do relatório de matrícula.

Esta comprovação deverá ser apresentada no site da DAC > Estudante > e-DAC , no campo Vacinação Covid-19.

Até a apresentação do comprovante do esquema vacinal completo (dose única ou duas doses), ainda que matriculado, nenhum aluno poderá frequentar atividades presenciais na Universidade.

O não cumprimento das exigências desta Deliberação resultará no cancelamento de matrícula nas disciplinas em que estiver matriculado para os alunos especiais e intercambistas, e no cancelamento de matrícula nas disciplinas em que estiver matriculado e na notificação para apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para alunos ingressantes. Caso o ingressante não cumpra as exigências no novo prazo concedido, terá sua matrícula na Universidade cancelada, com consequente perda da sua vaga.

Todos os alunos deverão apresentar o comprovante do cumprimento do esquema vacinal completo até 31/03/2022, sob pena de cancelamento de sua matrícula na Universidade.

Renovação de matrícula

Os alunos regulares devem renovar sua matrícula, semestralmente, no período estipulado no calendário escolar, via web. O calendário escolar pode ser acessado aqui.