A cerimônia da 17ª edição do Prêmio Inventores Unicamp, organizado pela Agência de Inovação da Unicamp, ocorreu no dia 12 de setembro, homenageando 141 professores, pesquisadores, alunos e ex-alunos envolvidos em contratos de licenciamentos de tecnologias da universidade.

Dois grupos de pesquisadores do IFGW da Unicamp tiveram patentes sobre métodos de purificação de argônio líquido reconhecidas na premiação, dentro da categoria de Propriedade Intelectual Licenciada.  De acordo com o professor Pascoal Pagliuso, que é um dos coautores, ambas as patentes foram licenciadas pelo Fermi National Accelerator Laboratory - Fermilab (EUA) porque o uso de argônio líquido ultrapuro é essencial para os experimentos de estudos de neutrinos que são conduzidos nesse laboratório.

Pesquisadores premiados

Pela patente "Método de Captura de Nitrogênio em Argônio Líquido", receberam a premiação os professores do IFGW Ana Amélia Bergamini Machado, Cris Adriano, Ettore Segreto, Gustavo Silva Wiederhecker, Pascoal José Giglio Pagliuso e Thiago Pedro Mayer Alegre. Também integram o grupo de autores da patente os pesquisadores Dilson Cardoso (UFSCar) e Dirceu Noriler (FEQ-Unicamp).

A segunda patente, intitulada "Método para a remoção de O2 do Argônio Líquido" valeu o prêmio da Inova aos professores do IFGW Cris Adriano e Pascoal José Giglio Pagliuso, que foram inventores da tecnologia junto a Cristhiane Guimarães Maciel Reis (UFSJ), Elisabete Moreira Assaf  (USP), José Mansur Assaf  (UFSCar), Krystal Albuquerque Brant (CBPF), Magda Bittencourt Fontes (CBPF) e Rosembergue Gabriel Lima Gonçalves (UFSCar).