Microscópio de Varredura por Tunelamento PanScan FLOW
- Início
- Serviços
- Equipamentos Multiusuários
- Microscópio de Varredura por Tunelamento PanScan FLOW
Microscópio de Varredura por Tunelamento PanScan FLOW
O Microscópio de Varredura por Tunelamento PanScan FLOW, da empresa RHK Technology foi adquirido com apoio FAPESP (processo 14/23399-9) pelo Grupo de Pesquisas Fotovoltaicas do Departamento de Física Aplicada (DFA).
Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) - Departamento de Física Aplicada (DFA) - Laboratório de Pesquisas Fotovoltaicas (LPF)
Primeiro desse tipo no Estado de São Paulo, o microscópio opera em Ultra-Alto-Vácuo e em temperaturas menores que 15 K (cerca de 258° abaixo de 0°C). O sistema vai permitir o estudo de propriedades eletrônicas e morfológicas de materiais com resolução atômica, impulsionando estudos em nanotecnologia na Unicamp. Também será possível compreender de forma mais ágil as propriedades elétricas e ópticas de materiais nano-estruturados, como nanopartículas, nanofios e materiais bidimensionais”.
O sistema conta ainda com instalações para aquecimento de amostras in situ e armazenamento de pontas. Além disso, um dispositivo para detecção de luz está sendo finalizado para operação conjunta com o microscópio. Assim será possível detectar a luz emitida por amostras semicondutoras devido a corrente túnel do microscópio. Essa capacidade permitirá grande agilidade nos estudos de materiais nanoestruturados com potencial para aplicações em optoeletrônica, como LEDs. Alguns desses materiais, como WSe2 ou MoS2 tem atraído muita atenção nos últimos anos devido ao seu potencial em eletrônica flexível, por exemplo. Finalmente, o equipamento poderá também ser aplicado em estudos de moléculas e de organização de superfícies dentro de outras áreas do conhecimento, a Catálise.
A gestão desse equipamento será realizada por um Comitê Gestor formado pelo docente Prof. Dr. Luiz Fernando Zagonel, pesquisador responsável pelo projeto Jovem Pesquisador associado ao EMU. A gestão do equipamento será feita dando prioridade às especificidades do projeto Jovem Pesquisador e ao caso científico associados, dando preferência às atividades de pesquisa desse projeto e às exigências técnicas e materiais do mesmo. Pesquisadores não pertencentes ao grupo de Pesquisas Fotovoltaicas do Departamento de Física Aplicada do IFGW (doravante denominados usuários) poderão submeter propostas para o uso do equipamento conforme abaixo. Regras e procedimentos específicos para utilização do equipamento, assim como situações não previstas neste plano de gestão, serão arbitrados pelo comitê gestor. Além do gerenciamento do uso do equipamento, o Comitê Gestor será responsável pela alocação de tempo necessário à manutenção preventiva do equipamento e tempo dedicado à calibração e manutenção da qualidade dos dados.
Cabe ao comitê de usuários fazer avaliação contínua dos registros de uso do equipamento e fazer sugestões ao comitê gestor. O comitê de usuários é formado pelos docentes Prof. Dr. Abner de Siervo e Prof. Dr. Christoph Friedrich Deneke, ambos do Departamento de Física Aplicada do IFGW-Unicamp e pelo Prof. Dr. Lázaro Aurélio Padilha Junior do Departamento de Eletrônica Quântica do IFGW-Unicamp.
As propostas deverão ser escritas na forma de um projeto científico indicando, entre outras informações, a necessidade da utilização do equipamento e que tipo de experimento se pretende realizar.
As propostas de trabalho devem ser enviadas em no máximo três folhas redigidas em papel A4 contendo as seguintes informações:
As propostas devem ser enviadas por e-mail para: “Zagonel arroba ifi.unicamp.br”
Mais informações podem ser consultadas diretamente no site https://sites.ifi.unicamp.br/zagonel/emu/
Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Física Gleb Wataghin
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 777
Cidade Universitária, Campinas - SP, 13083-859
Fone +55 19 3521-5297
Fax +55 19 3521-4147