Regras básicas para utilização Laboratório Multiusuários - LAMULT

Regras Básicas para utilização do LAMULT

  1. A primeira coisa que o usuário precisa saber é que o LAMULT também é seu e portanto precisa de você para existir.
  2. É preciso PENSAR sobre o equipamento que você vai utilizar. Se nunca tiver usado equipamento semelhante, solicite demonstração de uso a um profissional do setor.
  3. Não mude programações. Não force botões que tenham dificuldade de ser movidos. Não ignore alarmes ou luzes piscando. Leia o MANUAL do equipamento antes de usá-lo.
  4. Notifique a um responsável qualquer comportamento fora do padrão que o equipamento esteja apresentando.
  5. Para utilizar qualquer equipamento, você deve saber:
    • Como operá-lo;
    • Quais equipamentos de segurança e/ou luvas podem ser de uso obrigatório para alguns equipamentos.
    • Onde o manual, livro de instrução ou protocolo é mantido;
    • Se o equipamento deve ser mantido ligado todo o dia ou desligado após o seu uso;
    • Se o equipamento necessita um tempo de aquecimento antes do uso (o não aquecimento de certos equipamentos, pode levar a leituras errôneas e diminuir a vida útil dos seus componentes);
    • É obrigatório escrever as informações solicitadas no Livro de Anotações do equipamento sempre que for utilizá-lo, mesmo que por pouco tempo.

Acesso aos usuários

A filosofia de trabalho do laboratório será a de facilitar ao máximo as atividades dos usuários. Assim, para qualquer usuário interno (pertencente à comunidade do IFGW) usar os equipamentos do LAMULT, bastará reservar uma data conveniente no site de agendamento. Não havendo solicitação precedente do mesmo equipamento na mesma data, ou qualquer ressalva quanto as informações fornecidas para o agendamento, o interessado receberá a aprovação por e-mail. Caso o usuário não esteja treinado a usar o equipamento, os profissionais do LAMULT estão aptos a habilitá-lo nas análises, a fim de que o próprio solicitante faça as medidas de seu interesse. Para os equipamentos que necessitam de materiais de consumo (abrasivos, produtos químicos, produtos especiais etc), competirá ao(s) usuário(s) a provisão desses materiais. Caso o equipamento solicitado esteja em manutenção, o solicitante receberá essa informação. Verifique sempre se sua solicitação foi aprovada sem qualquer ressalva, antes de se dirigir ao laboratório.

Para usuários externos ao IFGW, solicitamos um contato prévio com a Supervisão do Lamult por e-mail ou telefone a fim de se analisar as necessidades para o melhor atendimento da solicitação. Uma política de uso externo, abrangendo a eventual cobrança pela utilização dos equipamentos está sendo desenvolvida. Grupos ou Unidades que tenham acordo com o Lamult serão considerados como usuários do IFGW no que se refere ao uso dos equipamentos envolvidos no acordo. É o caso do Instituto de Geologia (IG) do qual fomos parceiros, perante a FAPESP, para a compra do difratômetro de R-X. Assim, o difratômetro de R-X é uma equipamento aberto aos pesquisadores do IG, seus alunos e seus técnicos.