A Unicamp,  como membro da ORCID (Open Researcher and Contributor ID) publicou a Resolução GR 25/2019  que dispõe sobre o cadastro dos docentes e pesquisadores da Unicamp no ORCID. Através dessa Resolução de 06 de junho de 2019, “todos os docentes e pesquisadores (Carreira PQ) da Universidade deverão ser cadastrados na Plataforma ORCID”.

O ORCID ID será em breve um dado obrigatório em todas as solicitações de auxílio na Universidade.  Além disso, a Resolução prevê que todos os docentes realizem o cadastro ou a vinculação do cadastro (caso já o tenha) à Unicamp num prazo de 90 dias contados a partir da publicação dessa resolução.

Nesse sentido, informamos que o cadastro ou a vinculação do seu ORCID ID à Unicamp deve ser realizado através do seguinte endereço:

Clique em:  “Registre-se ou conecte seu ORCID ID”

Cadastros realizados a partir dessa URL já estarão automaticamente vinculados à UNICAMP. Caso já tenha o cadastro, utilize seu login e senha na URL citada acima e acesse o seu ORCID ID. Ao realizar o primeiro acesso com seus dados nessa URL você estará automaticamente vinculando o seu ORCID ID à Unicamp.

Para aqueles que não possuem o cadastro, nos colocamos a disposição para ajudá-los. Para tanto, pedimos a gentileza de agendar um horário através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Esse esforço da Biblioteca do IFGW integra a “Campanha ORCID UNICAMP ”  lançada pelo  Sistema de Bibliotecas da Unicamp que tem como objetivo assessorar os pesquisadores no cadastro e manutenção de seus ORCID IDs.

Além de realizar o cadastro e a vinculação do seu ORCID ID à Unicamp é importante que mantenha seu perfil público e atualizado. Essa atualização poderá ser feita de forma mais eficiente se optar por manter em seu ORCID ID a atualização das organizações confiáveis/trusted organizations ativas quando estiver realizando seu cadastro. Essas organizações confiáveis (conveniadas ao ORCID, exemplo: arXiv, Elsevier, Publons, CrossRef Metadata Search, etc) frequentemente enviam publicações (com ORCID IDs associados) recentemente indexadas em suas bases de dados ao ORCID. Uma vez que tenha feito a opção de ativar a atualização de tais organizações no seu perfil, você receberá e-mails da ORCID quando uma nova publicação sua for identificada. Nesse caso, basta verificar se a publicação identificada é sua e autorizar que a ORCID a mantenha em seu perfil. Logo, por conta disso, é muito importante que coloque em todas as suas publicações o seu ORCID ID.

Essa adequação da Unicamp num futuro próximo poderá contribuir para a integração de diversos sistemas de informação de dados de pesquisa. Já está disponível, por exemplo, a conexão do ORCID ID às plataformas Sucupira e Lattes. Caso tenha interesse em saber mais sobre essa conexão, consulte os tutoriais da Conecti Brasil

Apesar da resolução prever nesse momento somente o cadastro e vinculação dos docentes e pesquisadores, incentivamos que todos os estudantes também façam seu ORCID ID. Dessa forma você terá um identificador único que garantirá que suas publicações e todo o seu trabalho estejam associadas ao seu nome.  Qualquer dúvida, estamos por aqui para ajudá-lo!