A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) inaugurou em 20 de Fevereiro de 2018, o Microscópio de Varredura por Tunelamento PanScan FLOW, da empresa RHK Technology. O equipamento foi adquirido com apoio da FAPESP (processo 14/23399-9) e está Instalado no Grupo de Pesquisas Fotovoltaicas do Departamento de Física Aplicada (DFA) do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Unicamp. Primeiro desse tipo no Estado de São Paulo, o microscópio opera em Ultra-Alto-Vácuo e em temperaturas menores que 15 K (cerca de 258° abaixo de 0°C). O sistema vai permitir o estudo de propriedades eletrônicas e morfológicas de materiais com resolução atômica, impulsionando estudos em nanotecnologia na Unicamp.

O Prof. Luiz Fernando Zagonel, responsável pelo projeto, salienta que “será possível compreender de forma mais ágil as propriedades elétricas e ópticas de materiais nano-estruturados, como nanopartículas, nanofios e materiais bidimensionais”. Depois da realização de estudos preliminares para estabelecer protocolos de utilização, o equipamento será aberto para usuários externos através do Parque de Equipamentos Multi-Usuário do IFGW, permitindo que outros pesquisadores do estado de São Paulo tenham acesso ao instrumento. O Prof. Zagonel informa que “quem tiver interesse em utilizar o equipamento poderá submeter um projeto de pesquisa através da plataforma do Lamult”. O sistema conta ainda com instalações para aquecimento de amostras in situ e armazenamento de pontas. Além disso, um dispositivo para detecção de luz está sendo finalizado para operação conjunta com o microscópio. Assim será possível detectar a luz emitida por amostras semicondutoras devido a corrente túnel do microscópio. Essa capacidade permitirá grande agilidade nos estudos de materiais nanoestruturados com potencial para aplicações em optoeletrônica, como LEDs. Alguns desses materiais, como WSe2 ou MoS2 tem atraído muita atenção nos últimos anos devido ao seu potencial em eletrônica flexível, por exemplo. Finalmente, o equipamento poderá também ser aplicado em estudos de moléculas e de organização de superfícies dentro de outras áreas do conhecimento, a Catálise.

Mais informações sobre o equipamento podem ser consultadas aqui.

Consulte a matéria publicada pela Agência Fapesp

Sistema de Microscopia de Varredura por Tunelamento

Sistema de Microscopia de Varredura por Tunelamento operando a 13K e 9x10-9 Pa

Imagem obtida no equipamento mostrando a reconstrução 7x7 da superfície 111 do silício. Regiões mais escuras são topograficamente mais baixas e as mais claras são mais altas. Átomos individuais e lacunas são observados.