Prezados Alun@s,

        Estamos vivendo tempos difíceis. Nós, que somos professores e estamos tão acostumados a ter boas respostas para a maioria das perguntas d@s nossos estudantes, dessa vez temos pouco a oferecer. As incertezas ainda são grandes em relação a tudo o que vamos vivenciar no Brasil, e como vamos sair dessa situação. Imaginamos que você tenha muitas perguntas em relação à parte acadêmica, ao nosso semestre, e às disciplinas que você escolheu cursar. Gostaríamos de dar respostas claras e objetivas em relação à parte acadêmica, mas infelizmente dessa vez vamos ter que conviver com a dúvida por mais algum tempo. Sabemos que isso te incomoda; e isso também nos incomoda ainda mais.

Seguir as instruções e os protocolos determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é o mais sensato a se fazer. O isolamento social indicado pela OMS é a melhor evidência científica que os especialistas têm para diminuir a taxa de transmissão do coronavírus até o momento. Talvez nunca tenha sido tão importante colocar em prática os ensinamentos da ciência que tanto nos dedicamos a estudar, ensinar e a vivenciar no IFGW. Essa foi a intenção da UNICAMP ao suspender as atividades presenciais desde o dia 13/março. Torcemos para que você esteja conseguindo praticar o isolamento social, dentro das suas possibilidades.

Para as pessoas em isolamento, a principal recomendação da OMS  — publicada em seu boletim no dia 18 de março  —  é de "tentar manter o máximo possível suas rotinas diárias e (…) ficar conectados com as pessoas por telefone, e-mail, mídias sociais ou vídeoconferências." Por esta razão e também para minimizar o impacto do isolamento na vida acadêmica de toda nossa comunidade na Unicamp, nos mobilizamos rapidamente, alinhados aos direcionamentos da Reitoria e Pró-Reitoria da Unicamp, para com muito esforço manter as atividades diárias de aulas e planos de estudos traçados no início do semestre, da melhor maneira possível no momento.  Manter as atividades de ensino e aprendizagem dos nossos Professores e estudantes é uma forma poderosa para manter nossa saúde mental minimamente sob controle durante todo este período, e com isso evitar uma pandemia de doenças mentais e de transtornos de estresse pós-traumáticos ainda maiores. 

Graças à dedicação, esforço e ação conjunta de todos os nossos colegas que estão ministrando aulas no IFGW nesse semestre, — e com a ajuda imprescindível dos alunos de pós-graduação atuando no Programa de Estágio Docente (PED), bem como dos alunos de graduação no Programa de Auxílio Didático (PAD) —  adaptamos e/ou criamos atividades das nossas disciplinas para acompanhamento remoto (https://portal.ifi.unicamp.br/a-instituicao/noticias/13-outras-noticias/1630-plano-emergencial-de-ensino-digital-ifgw-1584975533).

A única exceção são os estágios do curso de Licenciatura em Física, que por lei não permitem atividades de acompanhamento remoto. A Comissão Permanente para Formação de Professores da UNICAMP está conduzindo a discussão sobre os estágios de todos os cursos de licenciatura, e tão breve tenhamos alguma solução nós vamos informar aos alunos matriculados em F 901 e F 902 neste semestre. Todas as outras disciplinas  — sejam elas teóricas, experimentais ou de orientação — tiveram parte do seu conteúdo migrado para atividades remotas, mantendo os seus objetivos principais e o seu contexto nos nossos cursos de graduação. A manutenção das disciplinas também permite que os PADs e PEDs do IFGW continuem recebendo suas bolsas normalmente por estarem realizando atividades de apoio nas disciplinas.

Sabemos que a migração para atividades remotas não é a mesma coisa que o nosso habitual ensino presencial. Nós e nossos colegas estão conhecendo ferramentas digitais que possam melhor servir ao estilo de cada disciplina. Você e seus colegas provavelmente estão fazendo o mesmo, com o desafio de se organizar e se planejar ainda mais durante este período. Sabemos também que as condições para seguir as disciplinas inicialmente planejadas no semestre — agora de forma remota — são diferentes para cada um dos nossos alunos. Temos consciência que o acesso à internet e aos dispositivos digitais é limitado em várias circunstâncias. Nesta direção, a UNICAMP vem tomando medidas que tentam mitigar estes problemas entre os que mais necessitam. O restaurante universitário (RU) permanece aberto aos bolsistas contemplados pelo SAE, e acordos com as provedoras de acesso de dados (Vivo, Tim e Claro) têm sido feitos para prover internet aos alunos que mais precisam enquanto as atividades presenciais permanecerem suspensas. A partir de doações e trabalho voluntário, compras de laptops, tablets e empréstimos de computadores disponíveis na Universidade estão sendo feitos para os alunos que não têm estes equipamentos disponíveis para continuar seus estudos remotamente. Se esse é o seu caso, você pode entrar em contato conosco ou diretamente com a Pró-Reitoria para tentar remediar a situação; um e-mail institucional (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para alunos de graduação, e; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para alunos de pós-graduação) foi criado especificamente para este fim na PRG. 

Mesmo que você tenha acesso às tecnologias para seguir as disciplinas de forma remota neste período, talvez as condições no local onde você esteja fazendo o isolamento social não permitam uma dedicação integral a todas as disciplinas que você planejou. Como toda situação nova na vida, sabemos que a transição pode demandar um período de adaptação, e que a organização do tempo pode afetar o andamento de todas as disciplinas previamente escolhidas. Por isso, você terá a opção de refazer sua grade curricular através de uma nova alteração de matrícula, que ocorrerá entre os dias 9 e 14 de abril, através do site da DAC. Desta forma você poderá adequar a sua grade horária à sua atual realidade. E, no caso das disciplinas do IFGW, você já deve ter ciência de como cada disciplina foi adaptada, podendo desta forma fazer uma escolha mais consciente neste momento. 

Para as disciplinas que você continuar matriculado a partir do dia 15 de abril, o período de trancamento foi estendido até o dia 15 de julho, já quase no final do semestre, que no momento está previsto para terminar no dia 31 de agosto. (Note, porém que todas estas datas podem ser alteradas conforme a situação da pandemia afetar o país.) Excepcionalmente neste semestre, você também terá a opção de solicitar o trancamento de uma disciplina que você já trancou anteriormente. Por isso não precisa considerar este fator na próxima semana, caso você opte por fazer sua alteração de matrícula. 

Se ainda assim você tiver alguma situação que lhe impeça de continuar o semestre sob quaisquer circunstâncias, seja por motivo de saúde seu e/ou dos seus mais próximos, seja por questões alheias às questões acadêmicas, você poderá ainda solicitar o trancamento do semestre. Mesmo se você for um aluno ingressante neste ano de 2020, o trancamento poderá ser realizado nesse semestre. Esta decisão não terá impacto na integralização do seu curso, pois todos os alunos de graduação terão a sua integralização estendida por dois semestres. Em outras palavras, você terá um ano a mais para completar o seu curso, independentemente das suas escolhas neste momento. Se você recebe alguma bolsa BAS ou BAEF, e se a desistência em todas as disciplinas for a única opção, criamos uma disciplina AM para o desenvolvimento de atividades de extensão relacionadas com a situação sanitária do país. Assim que tivermos a informação da sigla da disciplina, enviaremos por e-mail a todos os alunos do IFGW.

Com respeito ao desenvolvimento de pesquisa e andamento dos projetos, defesas e qualificações, a Coordenadoria de Pós-Graduação realizará uma reunião virtual com todos os alunos para atualização de procedimentos e recomendações específicas. Os alunos de Iniciação Científica podem contactar diretamente seus orientadores para adequar os melhores procedimentos nesse momento. 

Enfim, longe de ser a situação ideal que gostaríamos de ter no início do semestre, acreditamos que as medidas adotadas pelo IFGW e pela UNICAMP até então poderão minimizar os prejuízos inevitáveis que uma pandemia como a que estamos vivendo causará em nossas vidas, em particular no tocante à sua vida acadêmica, que é o que nos compete. Neste momento tão complicado, desejamos que você e os seus mais próximos se mantenham saudáveis e sãos durante este período.

Passamos um momento difícil em que valores como empatia, solidariedade, tolerância e respeito à ciência e à humanidade devem ser exaltados para que atravessemos esse momento com grandeza e possamos emergir todos juntos para um mundo melhor.    

Aqui no IFGW, reafirmamos que as nossas Coordenadorias de Ensino de Graduação, Pós-Graduação e Extensão e a Diretoria estão sempre abertas a atender todos os alunos. Esperamos que possamos nos encontrar nos corredores do IFGW tão logo a situação permita; enquanto isso, os problemas que ocorrerem devido à pandemia serão tratados por nós de forma remota, com a sensibilidade e a excepcionalidade que eles merecem. 

Cuide-se e fique bem, 

 

Prof. Dr. Rickson C. Mesquita             Prof. Dr. Marcos C. de Oliveira

Coordenador de Graduação          Coordenador de Pós-Graduação

 

 

Profa. Dra. Gabriela Castellano            Prof. Dr. Pascoal J. G. Pagliuso

Coordenadora de Extensão                                     Diretor