Em relação ao Plano de Ensino Remoto Emergencial do IFGW, durante o período de suspensão das atividades na Unicamp, as coordenadorias de graduação e pós-graduação informam:

Graduação:

Em cumprimento ao parágrafo único do Artigo 1o da Resolução GR 25/2020, de 16 de março de 2020, vimos por meio desta informar que:

• das 53 disciplinas de graduação obrigatórias, com ementa definida, e em atividade no IFGW neste 1o semestre de 2020, 51 tiveram seu programa adaptado e migrarão para atividades de ensino digital ao menos parcialmente.
  • As 2 disciplinas que não tiveram seu programa adaptado são disciplinas de estágio do curso de licenciatura, que não têm como ocorrer enquanto as escolas estão fechadas. Informamos que estamos acompanhando a discussão sobre esse tema junto à CPFP, e pretendemos implementa-la tão logo se chegue a uma decisão.
  • Das 51 disciplinas que deverão se adaptar ao ensino digital, 23 (45%) têm atividades teóricas previstas, que serão realizadas:
    • através de estudo dirigido, e utilizando o horário de aula para dúvidas e/ou resolução de problemas (3 disciplinas avançadas);
    • usando vídeos da Univesp disponibilizados no YouTube como fonte de informação (3 disciplinas de serviço);
    • através da realização de aulas remotas síncronas, sempre respeitando o horário da aula, e posteriormente disponibilizada aos alunos para visualização assíncrona (9 disciplinas), ou;
    • através de vídeos gravados previamente e disponibilizados aos alunos (9 disciplinas).
  • Outras 15 disciplinas (30%) têm atividades previstas com vetor P ou L, que serão substituídas por atividades em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA, como Moodle ou Classroom ). No caso específico de disciplinas com atividades de laboratório (vetor L), parte das atividades serão substituídas com websites e applets de simulação online já disponíveis na internet. As atividades de laboratório não cobertas por simulação terão os experimentos realizados pelos Professores e gravados em vídeo, e todas as informações dos experimentos serão compartilhadas pelos alunos para análise e elaboração de relatórios.
  • Todas as 13 disciplinas com vetor de orientação (O) serão realizadas por estudo dirigido e acompanhadas por um AVA ou website.
  • Outras 2 disciplinas do IFGW acompanham disciplinas de outras Unidades (FEEC e IMECC), e terão suas aulas também migradas para apoio ao ensino digital. Nestes casos, os detalhes serão fornecidos pelas Unidades responsáveis.
  • Por fim, as 3 disciplinas AM sob responsabilidade de docentes do IFGW também deverão utilizar o ensino digital para realização de aulas remotas síncronas (posteriormente disponibilizadas aos alunos) ou através de atividades em AVAs.
  • Todos os PEDs e PADs em atividade no IFGW estão alocados em disciplinas que se adaptaram ao ensino digital, e portanto terão suas atividades mantidas durante o período de suspensão das atividades presenciais.
  • Cabe mencionar que as avaliações foram mantidas como presenciais em todas as disciplinas que se adaptaram, e deverão ser realizadas tão logo a situação volte ao normal.
    No caso das disciplinas com vetor L, ao menos um experimento também está previsto para ser realizado presencialmente quando a situação se normalizar.

Pós-Graduação:

Durante o período de contingenciamento de atividades presenciais, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o programa de pós-graduação do IFGW, tomou iniciativas no sentido de permitir e facilitar atividades alternativas, não-presenciais, para a continuidade das atividades didáticas de nossos docentes.

A solicitação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação a respeito do “Programa emergencial para os cursos e disciplinas de Graduação e Pós-Graduação” foi atendida por todos os docentes de pós-graduação, os quais forneceram as informações necessárias para adequações dentro de uma regulamentação mínima para o uso de recursos alternativos e não presenciais.

Essa coordenação sugeriu algumas possíveis alternativas de procedimentos:

1. Aulas virtuais ou gravadas (via Google Meet, ou Zoom) com o uso de:
    • Slides das aulas;
    • pdf de notas de aula.
  2. Estudo dirigido, quando possível, com posterior interação via Google Meet, Skype, ou Zoom.

Sobre a avaliação, a coordenação garantiu a liberdade de cada docente utilizar o processo de avaliação que preferir. Em todos os casos, recomendou-se avaliações via algum procedimento não presencial. Foram sugeridos o uso de listas de exercícios, ou até a execução de provas, com monitoração via recursos virtuais citados acima.

Finalmente, foram enviados os emails dos alunos inscritos nas respectivas disciplinas, para interação e realização de convites para o ambiente virtual utilizado. Foi sugerido a postagem, via blog ou página da disciplina, de notificações dos procedimentos e atividades empregados. Algumas de nossas disciplinas são oferecidas conjuntamente a alunos de
graduação e para tais foram solicitados os respectivos emails à secretaria de Graduação.