O prof. Douglas Galvão, do DFA/Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp, é um dos autores do artigo publicado na revista Science da última semana (24/7). O trabalho coordenado pelo físico norte-americano Ray Baughman, do Instituto Nanotech da Universidade do Texas em Dallas, chegou a um tecido que pode ser 1000% esticado e conduzir eletricidade.

A colaboração com o grupo de Baughman, veio da inspiração de reunir borracha e nanotubos de carbono de uma maneira especial: as fibras de borracha são esticadas e recobertas pelos nanotubos, que são condutores de energia. O estudo concluiu que mesmo altamente esticado o material não perde essa propriedade, algo inédito no mundo dos circuitos eletrônicos flexíveis.

O físico e seu estudante de doutorado Francisco Alírio Moura conseguiram criar um modelo simples que reproduz muito bem o comportamento observado nos experimentos. Quando o material deixa de ser esticado, os nanotubos se organizam de uma maneira que, segundo o físico brasileiro, ao microscópio lembra uma casca de caranguejo. “Com uma magnificação ainda maior, é possível observar outra estrutura organizada”, completa.

Leia mais:

http://www.prp.unicamp.br/index.php/noticias-prp/noticias/581-fisicos-da-unicamp-assinam-artigo-na-science

http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/07/24/superelastico-pode-ter-mil-e-uma-utilidades-na-eletronica/

Artigo: http://www.sciencemag.org/content/349/6246/400