A dispersão e a geração de imagens de nêutrons são técnicas poderosas para estudar a estrutura e a dinâmica de materiais que podem ser utilizados em energia, catálise, sistemas de polímeros, administração de medicamentos, materiais funcionais, magnetismo, supercondutividade e engenharia, entre muitos outros. Devido à forte interação entre nêutrons e elementos leves, essas técnicas são úteis para o estudo de materiais contendo hidrogênio, como produtos farmacêuticos ou condução de íons de lítio em baterias, por exemplo. 

A escola de nêutrons  ISIS/Brazil Neutron School [1,2] foi organizada conjuntamente entre pesquisadores do  ISIS Neutron and Muon Source (UK) e cientistas do Brasil. Ocorreu no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), São Paulo, entre os dias  2 a 11 de setembro de 2024. A escola contou com apoio da do UK International Science Partnerships Fund (ISPF). Teve palestras introdutórias básicas sobre fontes de nêutrons, instrumentos e técnicas, seguidas por palestras um pouco mais focadas, uma atividade prática no reator IPEN, finalizando com a escrita de uma proposta para medição no ISIS. 

Gabriel B. Gomide participou da escola, e apresentou um trabalho em formato de pôster intitulado:  Electron Spin Resonance of Optimally-Doped Manganites with Praseodymium La5/8-xPrxCa3/8MnO3 (x = 0.40) substitution as a function of temperature and applied voltage, obtendo um prêmio de apresentação de seu pôster e por sua proposta de medição.  Gabriel é estudante do curso de Engenharia Física (IFGW). Realiza sua Iniciação cientifica no Laboratório de Metais e Ligas (DEQ) sob supervisão dos professores Flavio Gandra Guimarães e Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. O trabalho é produto de uma colaboração científica com o Professor Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. da Universidad de los Andes,  Colombia. Gabriel é Bolsista de IC financiado pela FAPESP, projeto #2024/03819-5, intitulado Materiais para dispositivos quânticos de computação neuromórfica. Na sua IC Gabriel estuda propriedades magnéticas/eletrônicas de materiais diversos visando suas aplicações em computação neuromórfica. 

De esquerda a direita: Viviane Antonio (STFC/UKRI/ISIS), Helen Walker (STFC/UKRI/ISIS), Gabriel Gomide (LML/DEQ/IFGW), Leide Cavalcanti (STFC/UKRI/ISIS) , Goran Nilsen (STFC/UKRI/ISIS). 

[1] https://eventos.ipen.br/isis/brazilneutronschool.html

[2] https://portal.ifi.unicamp.br/a-instituicao/noticias/191-oportunidades-do-ifgw/2888-escola-de-neutrons-esta-com-inscricoes-abertas-para-pos-graduandos-e-jovens-pesquisadores-1717716268