O Instituto de Física Gleb Wataghin é responsável pelo oferecimento dos seguintes cursos de graduação:

1. Bacharelado em:
    • Física
    • Física Médica
    • Física Biomédica
    • Física Aplicada (catálogo anterior a 2013)
  2. Licenciatura em Física
  3. Engenharia Física

Seja qual for sua área de atuação, o bacharel em Física é um profissional que, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados, deve ser capaz de abordar e tratar problemas novos. Em uma sociedade em rápida transformação, surgem continuamente novas funções sociais e novos campos de atuação para este profissional.

Física

Ocupa-se preferencialmente de pesquisa acadêmica (básica ou aplicada) em universidades, centros de pesquisa, indústrias e outros setores da sociedade. O bacharel em Física deve ter uma formação atualizada em Física contemporânea, incluindo o conhecimento das teorias fundamentais das Mecânicas Clássica e Quântica, do Eletromagnetismo e da Física Estatística, além de dominar as técnicas experimentais básicas envolvidas nessas disciplinas.

Física Aplicada

Tem uma atuação semelhante à do bacharel em Física, com ênfase em atividades ligadas à aplicação da Física a problemas industriais.

Física Biomédica

Ocupa-se da aplicação de princípios da Física a uma ampla variedade de problemas biomédicos, atuando na interação entre pesquisadores nas áreas de Física, Medicina e Biologia. Para mais detalhes, veja o texto A Física Médica no Brasil.

Física Médica

Atuação semelhante à do bacharel em Física Biomédica, com ênfase em atividades ligadas ao serviço clínico e terapêutico. Para mais detalhes, veja o texto A Física Médica no Brasil.

Licenciatura em Física

Dedica-se à disseminação do saber científico em Física em diferentes instâncias e preferencialmente à produção do saber escolar relativo a essa disciplina no Ensino Médio. Pode ainda dedicar-se à pesquisa na Educação em Ciências.

Engenharia Física

O Engenheiro físico atua em áreas de grande impacto tecnológico. Este novo curso de graduação em Engenharia da Unicamp objetiva a formação de um profissional generalista, com sólida base científica e tecnológica, principalmente, nas áreas relacionadas com as ciências exatas, preparado para aplicar os conhecimentos básicos adquiridos na investigação de problemas tecnológicos, através do uso de uma estratégia multidisciplinar. Por sua formação multidisciplinar, o engenheiro egresso possuirá ambas as visões: do cientista e do engenheiro, estando apto à pesquisa, ao desenvolvimento e ao apoio tecnológico.