Somente a sala de aula não é suficiente para se aprender Física: é fundamental o contato direto com as pesquisas realizadas no IFGW. Para isso existe a Iniciação Científica, que é também uma excelente forma de começar uma carreira de pesquisador.

Nas aulas, o estudante aprende o conteúdo da Física. Na Iniciação Científica, ele aprende como produzir conhecimento científico - e contribui para essa produção.

Você deve fazer Iniciação Científica? Sim! Ela é uma excelente forma de se começar uma carreira de pesquisador e adquirir experiência no que você trabalhará no futuro! Não precisa esperar muito. Se não gostar da área, você pode mudar para outra mais tarde.

Como começar uma Iniciação Científica? Simples. Escolha uma área de que você goste, teórica ou experimental, procure um pesquisador que trabalhe com ela e peça para ele ser seu orientador de Iniciação Científica. Você trabalhará diretamente com a linha de pesquisa desse cientista.

Se for na parte experimental, você poderá lidar com os equipamentos do laboratório e compreender como funcionam, o que fazem e quais os princípios físicos envolvidos. Na parte teórica, se familiarizará com os conceitos científicos e com os instrumentos teóricos utilizados.

Como escolher? O importante é o entusiasmo e gostar da sua atividade. Converse com pessoas, com seus colegas, com seus professores. Consulte a página do site do IFGW com os principais temas das pesquisas do Instituto, ou então vá direto às descrições das investigações dos diversos Grupos de Pesquisa do Instituto.