Esse espaço foi criado com o objetivo de resgatar memórias.

A biblioteca pode ser considerada um personagem coadjuvante no processo da busca do conhecimento. E a história da Biblioteca do IFGW está intimamente relacionada com a história do Instituto, a história dos seus estudantes, professores, pesquisadores e funcionários.

A biblioteca do IFGW não foi constituida de uma hora para outra, durante todos os anos de sua existência ela procurou se moldar de acordo com as necessidades do instituto. O conhecimento de ponta gerado pelo instituto, até os dias de hoje reflete também os esforços feitos para oferecer o que há de melhor em fontes de informação para o desenvolvimento da sua comunidade.

As fronteiras de uma biblioteca como a que temos nesse instituto vai mais além, cultivamos também as relações humanas e esperamos colaborar de fato na formação de individuos conscientes sobre a importância da conservação, preservação e acessibilidade do nosso acervo, assim como, oferecer um ambiente acolhedor e envolvente para estudo. Cada livro e cada material adquirido pela biblioteca têm um sentido muito especial, à medida que oferece condições para a inserção do indivíduo na busca e na descoberta do conhecimento científico. É nesse sentido que a Biblioteca continua existindo e coexistindo com formas mais dinâmicas de acesso a informação no meio eletrônico. Todo esse cuidado é dedicado a você que nos lê agora e se interessa por física.

Quantos dos nossos alunos que passavam horas estudando na biblioteca seguem carreiras e ocupam postos de trabalho importantes? Quantos dos nossos alunos passaram a ensinar física a outros estudantes? Quantos pesquisadores e quantos cientistas a biblioteca do IFGW recebeu e ofereceu os meios necessários para avanços em seus estudos? Por causa dessas vidas, dessas histórias é que você está lendo essas considerações e por você estar do outro lado é que continuamos fazendo e buscando o melhor!

São mais que livros, periódicos... são vidas transformadas pelo conhecimento. Por mais improvável que pareça, a história de uma biblioteca está relacionada com a busca individual e coletiva pelo conhecimento, em meio a isso tudo também cultivamos lembranças e experiências. Conheça um pouco mais sobre as nossas memórias...

Kepler nunca tinha visto uma biblioteca como a do barão. Diariamente, perdia-se em meio a livros de filosofia, teologia, poesia, música... Cada volume era uma preciosidade ricamente encapada em couro preto ou marrom, com título e o nome do autor gravados em letras douradas. Quando não estava explorando Praga, Kepler ficava horas entre as obras de Cícero, Lucrécio e Santo Agostinho, assimilando o máximo que podia. Prateleiras de mogno que iam do chão ao teto, interligadas por passarelas e escadas em espiral, adornavam três das quatro paredes do salão. Janelas enormes enchiam a biblioteca de luz. O teto era decorado com afrescos inspirados na Guerra de Tróia. Kepler podia passar o resto da vida ali, lendo e calculando.
Marcelo Gleiser In: A harmonia do mundo.

Há aqueles que não podem imaginar um mundo sem pássaros; há aqueles que não podem imaginar um mundo sem água; ao que me refere, sou incapaz de imaginar um mundo sem livros.
Jorge Luis Borges