Visando orientar a comunidade acadêmica do Instituto de Física Gleb Wataghin na apresentação de trabalhos acadêmicos, disponibilizamos aqui algumas ferramentas que auxiliam na elaboração e apresentação de teses, dissertações, monografias, e similares.

Apresentação de Dissertações e Teses na Unicamp

O formato padrão para teses e dissertações defendidas na UNICAMP devem seguir obrigatoriamente as normas constantes no documento “INSTRUÇÃO CCPG No. 02/2021",  disponível na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade.

Citações e Referências

Guia para apresentação de citações em documentos – de acordo com NBR 10520/2002

Guia para elaboração de referências – de acordo com a NBR 6023/2002

ABNT Coleção - consulte as normas da ABNT na íntegra. Pesquise pelo número da norma, palavra, comitê ou data de publicação. Atenção: não é permitido fazer download do texto completo das normas, somente a visualização.

Normas de apresentação tabular (1993) do IBGE: acesse aqui

Gestores Bibliográficos Online

MORE: é um sistema on-line, que auxilia na elaboração de todos os tipos de referências e citações, de acordo com as normas da ABNT. Permite cadastro de novos usuários e gerenciamento eletrônico das referências salvas. Acesse: Mecanismo on-line para elaboração de Referências – MORE

EndNote Web: é uma ferramenta online que coleta e organiza referências em diversos estilos de normas nacionais (ABNT), internacionais (AIP, ACS, Harvard, Vancouver) e periódicos científicos (Physical Reviews, IEEE), através da Plataforma Web of Science. Para saber mais, acesse o Guia Completo ou o Tutorial.

Zotero: é um gerenciador de bibliografias gratuito. Com ele é possível coletar e organizar referências em diversos estilos de normas. Zotero foi projetado para armazenar, gerenciar e citar referências. É compatível com diversos editores de texto (Word, OpenOffice, LibreOffice). Para saber mais, acesse o Guia Completo

Mendeley: é um gestor de referências gratuito da Editora Elsevier. Possui grande variedade de estilos bibliográficos e pode ser usado com os editores de texto Word e LibreOffice. Também é uma rede social acadêmica. Para saber mais, acesse o Tutorial.

Treinamentos / Orientações

A seção de atendimento oferece aos usuários da BIF orientações e auxílio, pessoalmente, via e-mail ou telefone.

Contato:

Sílvia Celeste Sálvio