Geofísica

oficinaxxix

Será realizada a XXIX Oficina de Física, com o tema “Geofísica", no auditório do Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW das 8h30min as 16h.

As Oficinas de Física consistem de palestras de divulgação da ciência e pesquisa atual centradas no tema da Oficina e são abertas a todos os interessados e, em especial, a professores do ensino médio.

As Oficinas de Fisica fornecem Certificado de Participação.

Palestrante Tema - Atividade Horário
Abertura 08:30-08:45
Prof. Dr. Sandro Guedes de Oliveira - IFGW/UNICAMP Datação radioativa 08:45-09:45
Perguntas e discussões 09:45-10:00
Intervalo para Café 10:00-10:30
Profa. Dra. Ana Maria H. de Ávila - CEPAGRI/UNICAMP A meteorologia e a previsão de tempo 10:30-11:30
Perguntas e discussões 11:30-11:45
Intervalo para Almoço 11:45-13:00
Prof. Dr. Lúcio Tunes Santos - IMECC/UNICAMP Geofísica Computacional 13:00-14:00
Perguntas e discussões 14:00-14:15
Intervalo para Café 14:15-14:45
Dr. Marcelo Valadares Galdos - CTBE/CNPEM Agricultura e aquecimento global – medições e modelagem 14:45-15:45
Perguntas e discussões 15:45-16:00
Encerramento 16:00

Resumo das Palestras

A meteorologia e a previsão de tempo

Profa. Dra. Ana Maria H. de Ávila - Centro de Pesquisas Meteorologicas Aplicadas a Agricultura - CEPAGRI/UNICAMP

Atualmente, os meios de comunicação trazem constantemente notícias sobre o clima. Muitas delas falando sobre eventos extremos, tais como chuva intensa ou calor exagerado. Nessa palestra, poderemos entender um pouco sobre conceitos básicos, qual a diferença entre clima e tempo. Como os eventos extremos, furacão, tornados e raios podem se formar e afetar as nossas vidas. Aspectos do clima presente e como os cientistas estudam as mudanças climáticas. As variáveis meteorológicas chuva e temperatura são medidas em estações meteorológicas e seu registro define as reais características do clima presente. Como são feitas as medições dessas variáveis? Como o clima poderá se apresentar no futuro e algumas conseqüências disso para a população com ênfase na agricultura.

Geofísica Computacional

Prof. Dr. Lúcio Tunes Santos - Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica - IMECC/UNICAMP

O Grupo de Geofísica Computacional (GGC) do Departamento de Matemática Aplicada do IMECC/UNICAMP atua na área de métodos sísmicos aplicados à exploração de petróleo e gás. O GGC desenvolve pesquisa original em sísmica, incluindo modelamento, imageamento (construção de imagens) e inversão de atributos relevantes ao estudo de reservatórios petrolíferos. O objetivo deste seminário é apresentar alguns conceitos/métodos matemáticos fundamentais utilizados no desenvolvimento da pesquisa no GGC.

Datação radioativa

Prof. Dr. Sandro Guedes de Oliveira - Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia - DRCC/IFGW

A estrutura da Terra e a evolução das paisagens sobre a sua superfície sempre foram objeto de estudo da humanidade. Porém, foi somente após a descoberta da radioatividade no final do século XIX, que este estudo se tornou quantitativo. Nos primeiros anos do século XX, Rutherford propôs o primeiro método de datação radioativa baseado na emissão de partículas alfa (núcleos de He) pelo urânio. Desde então, foram desenvolvidos vários outros métodos que permitiram determinar a idade da Terra e colocar em ordem cronológica muitos dos eventos que modelaram (e ainda modelam) a paisagem. Neste seminário apresentaremos os métodos de datação geológica, mostrando como eles se complementam e onde podem ser aplicados.

Agricultura e aquecimento global – medições e modelagem

Dr. Marcelo Valadares Galdos - Programa de Sustentabilidade do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol

Oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênio são os principais elementos encontrados no corpo humano. Átomos de carbono correspondem a 18% do percentual em massa do corpo e formam a base das moléculas orgânicas como proteínas, ácidos nucleicos, carboidratos, gorduras que constituem as células. Pode-se dizer que este elemento é indispensável para manutenção da vida. Igualmente importantes são as moléculas orgânicas utilizadas como fármacos no tratamento, cura, prevenção ou diagnóstico de doenças que afetam o funcionamento do organismo. Como é feita a gênese de novos fármacos? Neste seminário procuraremos responder a esta questão mostrando a riqueza e a importância da multidisciplinariedade para os caminhos que as moléculas percorrem até se tornarem medicamentos.

Nanomateriais de carbono: aplicações e preocupações

Vitor Rafael Coluci - Faculdade de Tecnologia - UNICAMP - Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos Ltda

A agricultura e a pecuária são fontes relevantes de emissões de gases do efeito estufa (GEE), relacionadas à mudança climática global. A queima de florestas, resíduos agrícolas e pastagens; emissões do solo a partir da aplicação de adubos que contêm nitrogênio; e as emissões de metano por animais ruminantes são exemplos de fontes de emissões significativas. Portanto, é essencial estimar os impactos da produção agropecuária nas emissões de GEE e nos estoques de carbono do solo, levando-se em conta peculiaridades de solo, clima, uso da terra e manejo das culturas, para que se assegure a sustentabilidade deste setor. O Programa de Sustentabilidade do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) desenvolve uma linha de pesquisa em modelagem numérica espacial e temporalmente explícita aplicada à avaliação do estoque de carbono do solo e emissões de óxido nitroso na produção de cana-de-açúcar no Brasil. O uso de modelagem e sistemas de informação geográfica possibilita avaliar o impacto ambiental de mudanças de uso da terra associadas à produção de cana, assim como práticas de manejo da cultura, contribuindo para a definição de políticas públicas e setoriais que priorizem a sustentabilidade na produção de cana-de-açúcar.