Física Moderna

oficinaxxiv

A XXIV Oficina de Física, com o tema “Física Moderna”, será realizada no próximo dia 9 de Maio de 2009 (sábado).

As Oficinas de Física consistem de palestras de divulgação da ciência e pesquisa atual centradas no tema da Oficina e são abertas a todos os interessados e, em especial, a professores do ensino médio.

As Oficinas de Fisica fornecem Certificado de Participação.

Programa

Palestrante Tema - Atividade Horário
Abertura 08:30-08:45
Prof. Marco Aurelio Pinheiro Lima Colisões no mundo da mecânica quântica 08:45-09:45
Perguntas e discussões 09:45-10:00
Intervalo para Café 10:00-10:30
Prof. Flávio Caldas Cruz Ondas TeraHertz (ou Raios T) 10:30-11:30
Perguntas e discussões 11:30-11:45
Intervalo para Almoço 11:45-13:00
Prof. Kleber Roberto Pirota Fabricação e caracterização de nanoestruturas magnéticas 13:00-14:00
Perguntas e discussões 14:00-14:15
Intervalo para Café 14:15-14:45
Prof. Daniel Ugarte Nanociência e Nanotecnologia 14:45-15:45
Perguntas e discussões 15:45-16:00
Encerramento 16:00

Resumo das Palestras

Colisões no mundo da mecânica quântica

Prof. Marco Aurelio Pinheiro Lima

Nasceu em São Paulo, em 1957. São Paulino, cresceu e estudou em Caieiras. Estudou quase sempre em escolas públicas (Grupo Escolar Otto Weiszflog , Colégio Estadual Walther Weiszflog e Universidade de São Paulo Graduação e Mestrado). Realizou seu doutoramento no California Institute of Technology Caltech , Pasadena, EUA (1981-1986). Antes de vir para a Unicamp, em 1987, trabalhou no Instituto de Estudos Avançados, Centro Técnico Aeroespacial, São José dos Campos. É professor titular desde 1998. Proferiu diversas palestras, a convite, em conferências internacionais (Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Áustria, Dinamarca, Japão, Índia, Venezuela, Argentina e Alemanha). Publicou mais de 120 artigos em revistas indexadas e tem mais de 1600 citações. Pertenceu ao Comitê geral e foi vice-chairman do Encontro de Buenos Aires 2005 da International Conference on Photonic, Electronic, and Atomic Collisions (ICPEAC) . Atualmente é do comitê executivo desta conferência. Em 2005, ano internacional da Física, organizou dois encontros satélites do ICPEAC no Brasil, EMS05 e Positron05. Foi Membro do Conselho Universitário da UNICAMP (1992-1994) e da Congregação do IFGW. Foi Coordenador de Graduação (1992-1994) e chefe do Departamento de Eletrônica Quântica (1998-2002). É árbitro de revistas internacionais e assessor de agências de Pesquisa (Fapesp e CNPq). Foi avaliador do MEC para o curso de graduação de Física em 2001. Foi tesoureiro da Sociedade Brasileira de Física (2000-2001). É pesquisador do CNPq, nível 1A. Recebeu o Prêmio de Reconhecimento acadêmico Zeferino Vaz em 2001. Foi assessor de Reitor (gestão do Prof. Carlos H. Brito Cruz), onde coordenou a reforma do prédio do Ciclo Básico. Atualmente é um dos editores da revista European Physical Journal D . É físico teórico e faz pesquisa em física atômica e molecular, na área de espalhamento de baixa energia de pósitrons e elétrons por moléculas. Atualmente dirige o Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, CTBE, Ministério de Ciência e Tecnologia.

Ondas TeraHertz (ou Raios T)

Prof. Flávio Caldas Cruz

Flavio C. Cruz obteve mestrado (1990) e doutorado (1994) em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pesquisa em espectroscopia atômica e molecular de alta resolução a laser. Entre 1994 e 1996 foi pesquisador no National Institute of Standards and Technology (NIST), em Boulder, Colorado, onde trabalhou com estabilização a laser e desenvolvimento de padrões de frequência atômicos baseados em ios aprisionados e resfriados com laser. Em 1997 tornou-se professor assistente e em 2002 professor associado no Instituto de Física da UNICAMP, onde tem trabalhado em metrologia de frequências ópticas, resfriamento e aprisionamento a laser, tecnologia e desenvolvimento de sistemas lasers, e espectroscopia de precisão e alta sensibilidade. Seus interesses de pesquisa incluem pentes de frequências ópticos, estabilização a laser, padrões de frequência atômicos e óptica não linear. Prof. Cruz é membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF), American Physical Society (APS), Optical Society of America (OSA) e IEEE-LEOS society. Publicou 58 artigos em periódicos internacionais arbtitrados e indexados, orientou 3 teses de doutorado, 3 de mestrado, e supervisionou 4 estágios de post-doc. Possui 3 patentes, 480 citações (Web of Science) e é pesquisador nível 1 D do CNPq, além de "visiting fellow" do JILA-University of Colorado no ano de 2005.

O interesse na geração e detecção de luz na faixa de TeraHertz, correspondente à região do iQuando um volume de material alcança dimensões nanométricas, surgem importantes modificações das propriedades físicas e químicas, as quais são completamente diferentes das correspondentes no material macroscópico. A exploração destes novos fenômenos representa uma das linhas de pesquisa mais promissoras para produção de materiais com propriedades revolucionárias ou a produção de novos dispositivos baseados em novas arquiteturas ou fenômenos físicos quânticos. Em realidade, os nanossistemas representam um ainda enorme desafio científico nos mais diversos aspectos envolvidos: síntese, caracterização, instrumentação, compreensão e modelagem, aplicação; assim como aspectos sociais de saúde, gestão de risco, educação, etc. Nesta palestra faremos uma breve introdução e análise e, finalmente apresentaremos alguns casos que exemplificam os importantes avanços realizados recentemente.nfravermelho distante do espectro eletromagnético, tem crescido nos últimos anos devido a várias aplicações. Trata-se de radiação não-ionizante que pode atravessar diversos materias tais como roupa, papel, papelão, madeira, plástico e cerâmica, com aplicações óbvias em inspeção e diagnóstico em tempo real. Outras aplicações envolvem imagens médicas, melhor caracterização de semicondutores e ou até mesmo a possibilidade de uso em comunicação sem fio (wireless, celulares) com um grande aumento de largura de banda. A faixa de TeraHertz é muito ampla, estendendo-se de 100 GHz and 10 THz, e uma das menos exploradas do espectro eletromagnético. Neste seminário veremos os princípios de geração e detecção de luz no infravermelho distante, assim como as atividades na área em andamento na UNICAMP.

Fabricação e caracterização de nanoestruturas magnéticas

Prof. Kleber Roberto Pirota

Kleber Roberto Pirota nasceu em São Paulo, Brasil, em 1973. Estudou física na Universidade Estadual de Campinas (1992-96) onde também obteve os títulos de mestrado e doutorado. Em 2002 se mudou para Madrid onde concluiu dois estágios pós- doutorais: Instituto de Ciencia de Materiales de Madrid (2002 – 2004) e Universidad Autónoma de Madrid (2005 – 2007). Posteriormente foi contratado junto a Universidad de Barcelona (2007). Desde novembro de 2008 trabalha como professor doutor no Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas. É co-autor de 60 artigos publicados em revistas internacionais (incluído 3 capítulos de livros) e possui 2 patentes. Seu tema de pesquisa envolve basicamente magnetismo e materiais magnéticos com ênfase em nanoestruturas ordenadas e materiais amorfos e nanocristalinos.

Nas duas últimas décadas presenciamos um importante avanço tanto nas técnicas de fabricação de novos materiais, como na capacidade de manipulação e caracterização de materiais a escala nanométrica. Tais potencialidades abriram passo a um novo ramo da ciência moderna: a nanotecnologia. A importância em poder fabricar de forma controlada e, posteriormente, explorar as propriedades físicas de materiais tão pequenos não diz respeito somente a possibilidade de miniaturização de dispositivos já existentes. O que se tem notado é que os fenômenos físicos apresentados em sistemas nanométricos podem ser completamente diferentes dos presentes no mesmo material, a escala macroscópica. Por outro lado, Magnetismo é uma das disciplinas científicas mais antigas do mundo e, ao mesmo tempo, representa uma das fronteiras desta nova área de pesquisa. Neste sentido, este seminário buscará apresentar alguns aspectos deste sub-ramo (nanomagnetismo), dando ênfase a técnicas de fabricação de materiais magnéticos a escala nanométrica (nanofios e nanopartículas) bem como técnicas para caracterizar tais materiais, principalmente do ponto de vista de suas propriedades magnéticas. Será também exposto um breve resumo de algumas potenciais aplicações tecnológicas que visam solucionar problemas atuais importantes como o aumento da densidade de gravação de informação em um disco rígido, obtenção de imãs permanentes extremamente fortes, sensores nanobiomagnéticos etc.

Nanociência e nanotecnologia

Prof. Daniel Ugarte

Formado em Física pela Universidad Nacional de Córdoba (Argentina). Realizou seu doutorado na Université Paris XI (Orsay, França) e, seu pós-doutorado na Ècole Polytechnique Federale de Lausanne (Suiça). Publicou mais de 90 artigos em revistas científicas especializadas. Proferiu mais de 60 palestras convidadas sobre Nanossistemas em congressos internacionais. Coordenador Rede Nac. do CNPq de Nanomateriais (NANOMAT) formada por 150 pesquisadores de 23 Instituições (2004-2007). Fundador do Laboratório Multi-usuário de Microscopia Eletrônica do LNLS. Prêmios: Fondation Latsis (Suíça,1994), Guggenheim (USA, 2002), Scopus (Elsevier-Capes, 2008) e seus orientados ganharam o Prêmio da Melhor Tese da Soc. Bras. de Física (2000 e 2003).

Quando um volume de material alcança dimensões nanométricas, surgem importantes modificações das propriedades físicas e químicas, as quais são completamente diferentes das correspondentes no material macroscópico. A exploração destes novos fenômenos representa uma das linhas de pesquisa mais promissoras para produção de materiais com propriedades revolucionárias ou a produção de novos dispositivos baseados em novas arquiteturas ou fenômenos físicos quânticos. Em realidade, os nanossistemas representam um ainda enorme desafio científico nos mais diversos aspectos envolvidos: síntese, caracterização, instrumentação, compreensão e modelagem, aplicação; assim como aspectos sociais de saúde, gestão de risco, educação, etc. Nesta palestra faremos uma breve introdução e análise e, finalmente apresentaremos alguns casos que exemplificam os importantes avanços realizados recentemente.

Material das Palestras