Magnetômetro de Terceira Geração MPMS SQUID 7.0 Tesla

Magnetômetro de Terceira Geração MPMS SQUID 7.0 Tesla

Introdução

Magnetômetro de Terceira Geração MPMS SQUID 7.0 Tesla, processo 2017/10581-1, dos grupos GPOMS, LMBT e LMD, concedido pela FAPESP.

Responsáveis

  • Prof. Dr. Pascoal José Giglio Pagliuso - GPOMS
  • Prof. Dr. Kleber Roberto Pirota - LMBT
  • Prof. Dr. Iakov Veniaminovitch Kopelevitch - LMD

Localização

Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) - Laboratório dos Grupos (GPOMS e LMBT)

Descrição

Plataforma de medidas de magnetização DC em função da temperatura e/ou campo magnético as seguintes características.

  • Tempo para baixar de 300 K até 1.8 K menor que 20 min (a critério de comparação, nos MPMS antigos é 120 min). Isso, na prática aumenta um fator 4-5 o número de amostras que podem ser medidas/unidade de tempo neste equipamento.
  • Taxa máxima de varredura de campo magnético de 700 Oe/s (no MPMS era de 50 Oe/s), como opção de medida no sweep com muita precisão e rapidez.
  • Modo de medida com amostra vibrante (VSM) em conjunto com o sensor SQUID DC, atingindo sensibilidade melhor que 1x10-8 emu. Sensibilidade crucial para o estudo das amostras nanoestruturadas e monocristais pequenos.
  • Modo de medida clássico por extração 10 vezes mais rápido e duas ordens de magnitude mais sensível que no MPMS;
  • Solicitar agendamento no site Reserva de Equipamentos - DEQ - Lab. 108, no dia/horário pretendido com no mínimo 15 dias de antecedência;
  • No momento do agendamento, enviar por e-mail para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. uma proposta de utilização do equipamento em documento no formato .pdf de no máximo uma página, contento:
    1. Nome do Usuário;
    2. Nome do Orientador/supervisor responsável (quando houver);
    3. Título da Proposta;
    4. Projeto de Pesquisa Associado e Agência Financiadora (quando houver);
    5. Justificativa científica para o experimento desejado;
    6. Justificativa para o uso específico deste equipamento;
    7. Resultados anteriores obtidos neste equipamento (quando houver).
  • Confirmação da possibilidade do agendamento será informada ao interessado no prazo médio de uma semana após a solicitação. (Verificar o status do processo no site de agendamento).
  • O uso desses equipamentos só será autorizado após os usuários realizarem os treinamentos necessários indicados pelos operadores responsáveis pelos equipamentos.
  • As regras básicas de utilização dos equipamentos multiusuários do LAMULT (IFGW) são também aplicadas aos equipamentos listados nesta seção.

Importante: Para os USUÁRIOS EXTERNOS ao IFGW/Unicamp, informamos que poderá ser aplicada uma taxa de manutenção pela utilização dos equipamentos a qual será cobrada do pesquisador responsável pela proposta submetida. Em caso de aprovação do tempo de utilização do equipamento, o usuário será notificado e devidamente instruído sobre o procedimento para a forma de pagamento da taxa aplicada, se for o caso.