Espectrômetro de imagem (iHR550) EMU

Sistema espectrômetro de imagem (iHR550) com detector tipo CCD (SII-3LS-256-BR)

Sistema espectrômetro de imagem (iHR550) com detector tipo CCD (SII-3LS-256-BR)

Introdução

Sistema espectrômetro de imagem (iHR550) com detector tipo CCD (SII-3LS-256-BR) - Projeto Jovem Pesquisador 2012/11382-9 concedido pela FAPESP.

Responsável

  • Prof. Dr. Odilon Divino Damasceno Couto Junior

Localização

Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) - Departamento de Física da Matéria Condensada (DFMC) - Prédio A3 - Sala 304

Descrição

O sistema espectrômetro de imagem (iHR550) com detector tipo CCD (SII-3LS-256-BR), fabricado pela Horiba, é um equipamento multiusuário (EMU) e está localizado no Laboratório de Modulação Acústica que faz parte das facilidades disponíveis no Grupo de Propriedades Óticas (GPO) do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW). Ele está associado ao Projeto Jovem Pesquisador 2012/11382-9 concedido pela Fapesp.

A principal aplicação deste sistema é o imageamento de emissão de micro-fotoluminescência (PL) em nanoestruturas semicondutoras.

As regras de uso do equipamento estão descritas no plano de gestão abaixo:

Comitê de gestão

As regras e procedimentos para utilização do instrumento são definidas pelo pesquisador proponente do projeto EMU, Prof. Odilon D. D. Couto Jr. Além do gerenciamento do uso do equipamento, o Prof. Odilon será responsável pela alocação de tempo necessário à manutenção preventiva do equipamento e tempo dedicado à calibração e manutenção da qualidade dos dados.

Comitê de usuários

Cabe ao comitê de usuários fazer avaliação contínua dos registros de uso do equipamento e fazer sugestões ao comitê gestor. O comitê de usuários deste EMU é composto pelo Prof. Dr. Fernando Iikawa da Unicamp e pelo Prof. Dr. Helder V. A. Galeti da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Elaboração de Propostas (enviadas por email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.):

As propostas de trabalho devem ser enviadas em no máximo três folhas redigidas em papel A4 contendo as seguintes informações:

  1. Nome, email e telefone de contato das pessoas interessadas/envolvidas na realização das medidas;
  2. Objetivos e estado da arte do projeto;
  3. Descrição detalhada das amostras que serão analisadas;
  4. Descrição do tipo de medida a ser realizado (anexar caracterizações prévias quando for o caso);
  5. Cronograma de trabalho estipulado.

Manutenção e assistência aos usuários

O apoio técnico e a assistência aos usuários serão realizados pelo pesquisador responsável pelo EMU e por um técnico de nível superior disponibilizado pelo IFGW (atualmente, o Sr. Milton Tanabe: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Compete a estes profissionais administrar o uso do equipamento, zelar pelo bom uso e manutenção, ensinar os usuários a operá-lo, realizar suas manutenções preventivas, detectar falhas e problemas técnicos, realizar reparos quando possível e manter o funcionamento e organização do laboratório.

* Este plano de gestão foi formalmente aprovado pela Congregação do IFGW do dia 05/09/2014.