Introdução

Equipamento de Espectroscopia por Fluorescência de Raios X por Reflexão Total – TXRF - Projeto Temático 2017/10581-1 dos grupos GPOMS, LMBT e LMD, concedido pela FAPESP.

Responsáveis

• Prof. Dr. Pascoal José Giglio Pagliuso - GPOMS
  • Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Urbano - GPOMS
  • Prof. Dr. Carlos Rettori - GPOMS
  • Prof. Dr. Kleber Roberto Pirota - LMBT
  • Prof. Dr. Iakov Veniaminovitch Kopelevitch - LMD

Localização

Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) - Departamento de Eletrônica Quântica (DEQ) - Laboratório 108

Descrição

O S4 T-STAR é um espectrômetro de bancada portátil, muito versátil que utiliza o princípio da Espectroscopia por Fluorescência de Raios X por Reflexão Total – TXRF (Total Reflection X-Ray Fluorescence Spectroscopy) para rápidas análises multielementar, na faixa de sub-ppb a 100%, em líquidos, suspensões, nanoestruturas, metais, filmes finos. Com sua capacidade de deteção em faixas de sub-ppb, o S4 T-STAR é ideal para análise de elementos traços de Mg a U em diversos tipos de amostras.