Difratômetro de Raios-X – D2 Phaser Bruker EMU

Difratômetro de Raios-X – D2 Phaser Bruker

Difratômetro de Raios-X – D2 Phaser Bruker

Introdução

Difratômetro de Raios-X – D2 Phaser Bruker, Projeto Temático 2012/04870-7 dos grupos GPOMS, LMBT e LMD, concedido pela FAPESP.

Responsáveis

  • Prof. Dr. Pascoal José Giglio Pagliuso - GPOMS
  • Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Urbano - GPOMS
  • Prof. Dr. Kleber Roberto Pirota - LMBT
  • Prof. Dr. Iakov Veniaminovitch Kopelevitch - LMD

Localização

Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) - Departamento de Eletrônica Quântica (DEQ) - Laboratório 108

Descrição

O Difratômetro de Raio X modelo D2 PHASER da Bruker, é um difratômetro de pó de bancada que opera na geometria Bragg-Brentano. Está equipado com detector rápido linear (do tipo LYNXEYETM), monitor de tela plana integrado e software de análise (DIFFRAC.SUITE™). A fonte de raios-X é um tubo com ânodo de cobre com linha de emissão característica de 1,54 Å / 8,047 keV (Cu-Kα1) e potência máxima de 300W (30 kV x 10 mA). Estágio padrão de amostra com ~51 mm de diâmetro (área de amostra a ser preenchida de ~25mm de diâmetro), com velocidade de rotação definida pelo usuário. O D2 PHASER possui alinhamento goniométrico automático, com precisão de ± 0.02° em toda a faixa angular, -3° a 160° em 2θ, que permite a utilização tanto em técnicas de difração de Raios X de pó como para técnicas de SAXS.

  • Solicitar agendamento no site Reserva de Equipamentos - DEQ - Lab. 108, no dia/horário pretendido com no mínimo 15 dias de antecedência.
  • No momento do agendamento, enviar por e-mail para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. uma proposta de utilização do equipamento em documento no formato .pdf de no máximo uma página, contento:
    1. Nome do Usuário;
    2. Nome do Orientador/supervisor responsável (quando houver);
    3. Título da Proposta;
    4. Projeto de Pesquisa Associado e Agência Financiadora (quando houver);
    5. Justificativa científica para o experimento desejado;
    6. Justificativa para o uso específico deste equipamento;
    7. Resultados anteriores obtidos neste equipamento (quando houver).
  • Confirmação da possibilidade do agendamento será informada ao interessado no prazo médio de uma semana após a solicitação. (Verificar o status do processo no site de agendamento).
  • O uso desses equipamentos só será autorizado após os usuários realizarem os treinamentos necessários indicados pelos operadores responsáveis pelos equipamentos.
  • As regras básicas de utilização dos equipamentos multiusuários do LAMULT (IFGW) são também aplicadas aos equipamentos listados nesta seção.

Importante: Para os USUÁRIOS EXTERNOS ao IFGW/Unicamp, informamos que poderá ser aplicada uma taxa de manutenção pela utilização dos equipamentos a qual será cobrada do pesquisador responsável pela proposta submetida. Em caso de aprovação do tempo de utilização do equipamento, o usuário será notificado e devidamente instruído sobre o procedimento para a forma de pagamento da taxa aplicada, se for o caso.