Analisador Vetorial de Redes (DC até 20 GHz)

Analisador Vetorial de Redes (DC até 20 GHz)

Introdução

Analisador Vetorial de Redes (DC até 20 GHz) concedido no processo FAPESP 18/15580-6.

Responsável

  • Prof. Dr. Thiago Pedro Mayer Alegre

Localização

Sala 10, localizada no primeiro andar do Centro de Pesquisa em Fotônica da Unicamp - Photonicamp.

Descrição:

O E5080B da empresa Keysight opera como um analisador de redes vetorial entre DC e 20GHz. Conta com dois canais e também pode ser usado como um analisador de espectro na mesma faixa espectral. O equipamento ficará instalado na sala 10, 0, localizada no primeiro andar do Centro de Pesquisa em Fotônica da Unicamp - Photonicamp. Este é um equipamento de pequeno porte e portanto poderá ser retirado desde de que o transporte seja justificado. Ele está associado ao Projeto Jovem Pesquisador - Fase 2 - 2018/15580-6 concedido pela Fapesp.

Comitê de gestão:

As regras e procedimentos para utilização do instrumento são definidas pelo pesquisador proponente do projeto EMU, Prof. Dr. Thiago Alegre. Além do gerenciamento do uso do equipamento, o Prof. Thiago Alegre será responsável pela alocação de tempo necessário à manutenção preventiva do equipamento e tempo dedicado à calibração e manutenção da qualidade dos dados.

Comitê de usuários:

Cabe ao comitê de usuários fazer avaliação contínua dos registros de uso do equipamento e fazer sugestões ao comitê gestor. O comitê de usuários deste EMU é composto pelo pelos professores Pierre-Louis de Assis (matrícula 310606) e Felippe Alexandre Silva Barbosa (matrícula 311985) .

Elaboração de Propostas (enviadas por email para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.):

As propostas de trabalho devem ser enviadas em no máximo duas páginas redigidas em papel A4 contendo as seguintes informações:

  • Nome do Usuário;
  • Nome do Orientador/Supervisor responsável (quando aplicável);
  • Título da Proposta;
  • Projeto de Pesquisa Associado e Agência Financiadora (quando aplicável);
  • Justificativa científica para o experimento desejado
  • Justificativa para o uso específico deste equipamento;
  • Resultados anteriores obtidos neste equipamento (quando aplicável).

Manutenção e assistência aos usuários:

O apoio técnico e a assistência aos usuários serão realizados pelo pesquisador responsável pelo EMU e por um técnico de nível superior disponibilizado pelo IFGW (atualmente, o Dr. Paulo Paulo Felipe Jarschel de Siqueira: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.) Compete a estes profissionais administrar o uso do equipamento, zelar pelo bom uso e manutenção, ensinar os usuários a operá-lo, realizar suas manutenções preventivas, detectar falhas e problemas técnicos, realizar reparos quando possível e manter o funcionamento e organização do laboratório.