
Analisador de Distribuição de Tamanho de Partículas - Horiba SZ-100Z
Introdução
Analisador de Distribuição de Tamanho de Partículas - Horiba SZ-100Z, Projeto Temático 2012/04870-7 dos grupos GPOMS, LMBT e LMD, concedido pela FAPESP.
Responsáveis
- Prof. Dr. Pascoal José Giglio Pagliuso - GPOMS
- Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Urbano - GPOMS
- Prof. Dr. Kleber Roberto Pirota - LMBT
- Prof. Dr. Iakov Veniaminovitch Kopelevitch - LMD
Localização
Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) - Departamento de Eletrônica Quântica (DEQ) - Laboratório 108
Descrição
Analisador de Distribuição de Tamanho de Partículas por sistema de espalhamento dinâmico de luz, com Potencial Zeta e Peso Molecular, Horiba SZ-100Z
A determinação do tamanho e da curva de dispersão do tamanho de nanopartículas (NPs) é essencial para a caracterização de suas propriedades. A técnica de espalhamento de luz dinâmico (Dynamic Light Scattering, DLS), baseada nas flutuações temporais do espalhamento de luz decorrente do movimento Browniano das NPs (Efeito Dopper) é uma poderosa e versátil técnica a ser utilizada neste aspecto. As flutuações da intensidade de luz espalhada ocorrerão numa faixa de frequência maior quanto menor for o tamanho das NPs, visto que partículas pequenas movimentam-se mais rapidamente. Portanto, o equipamento Horiba SZ-100Z é muito útil para uma caracterização rápida, rotineira e eficiente do tamanho médio e dispersão de tamanho das NPs. Os três detectores a ~ 180o, 90o e ~ 15o permitem analisar com alta sensibilidade amostras concentradas, diluídas e Potencial Z, respectivamente. Este equipamento, com seu controle térmico, também permite determinar o comportamento térmico do Potencial Z, parâmetro importante para controlar a estabilidade das dispersões de NPs.
- Solicitar agendamento no site Reserva de Equipamentos do IFGW, no dia/horário pretendido com no mínimo 15 dias de antecedência;
- No momento do agendamento, enviar por e-mail para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. uma proposta de utilização do equipamento em documento no formato .pdf de no máximo uma página, contento:
- Nome do Usuário;
- Nome do Orientador/supervisor responsável (quando houver);
- Título da Proposta;
- Projeto de Pesquisa Associado e Agência Financiadora (quando houver);
- Justificativa científica para o experimento desejado;
- Justificativa para o uso específico deste equipamento;
- Resultados anteriores obtidos neste equipamento (quando houver).
- Confirmação da possibilidade do agendamento será informada ao interessado no prazo médio de uma semana após a solicitação. (Verificar o status do processo no site de agendamento).
- O uso desses equipamentos só será autorizado após os usuários realizarem os treinamentos necessários indicados pelos operadores responsáveis pelos equipamentos.
- As regras básicas de utilização dos equipamentos multiusuários do LAMULT (IFGW) são também aplicadas aos equipamentos listados nesta seção.
Importante: Para os USUÁRIOS EXTERNOS ao IFGW/Unicamp, informamos que poderá ser aplicada uma taxa de manutenção pela utilização dos equipamentos a qual será cobrada do pesquisador responsável pela proposta submetida. Em caso de aprovação do tempo de utilização do equipamento, o usuário será notificado e devidamente instruído sobre o procedimento para a forma de pagamento da taxa aplicada, se for o caso.