Página oficial do IFGW no Facebook   Página oficial do IFGW no Instagram   Página oficial do IFGW no YouTube

Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Urbano
Posição:
DEQ - GPOMS - Laboratório de Propriedades Ópticas e Magnéticas de Sólidos
+55 19 3521 5414 / 3521 5501

Exibir Formulário de Contato

Enviar um email

Outras Informações

Possui Bacharelado em Física (1997), mestrado em Física (2000) e doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Após iniciar seu Pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (2004 -2005), foi fazer seu Pós-doc com Ressonância Magnética Nuclear e Ressonância Quadrupolar Nuclear em baixas temperaturas (mK) e altas pressões em Física da Matéria Condensada no Los Alamos National Laboratory (2005 - 2008). Em seguida, trabalhou como Jack E. Crow Fellow Postdoc no National High Magnetic Field Laboratory (2008 - 2011) focado na técnica de RMN em altos campos magnéticos (até 45 T). Foi convertido a Cientista/Pesquisador no NHMFL (Jun - Nov 2011) e recentemente atua como Prof. Adjunto MS-3 na Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Física Experimental, com ênfase em Física da Matéria Condensada, particularmente em sistemas com elétrons fortemente correlacionados, férmions pesados, inter-metálicos, supercondutores, metais de transição, semicondutores magnéticos, etc., utilizando as técnicas de Ressonância Magnetica Nuclear (em baixas temperaturas, altos campos magnéticos e pressão hidrostática), Ressonância Paramagnetica Eletrônica, medidas das propriedades magnéticas, térmicas e de transporte (MPMS/PPMS-QD), além de possuir experiência com os sistemas de 3He e refrigerador de diluição.