A aluna de graduação Camila Massagardi Campos Pierobão foi contemplada com o prêmio de melhor pôster pelos professores organizadores da Escola Brasileira de Neutrinos - EBN 2025.

A Escola Brasileira de Neutrinos introduziu a simulação e a análise de dados experimentais em LArTPCs (Liquid Argon Time Projection Chambers) através do LArSoft, que é um conjunto de ferramentas computacionais para a simulação da física no contexto de experimentos de neutrinos em argônio líquido. As atividades da escola foram desenvolvidas em seções computacionais práticas e habilitou os participantes a realizarem suas primeiras simulações e análises de dados. A escola também contou com várias palestras de especialistas na área.

No total, treze pôsteres foram apresentados por alunos do Brasil e dois foram selecionados como os melhores, sem ordem de classificação.

Camila apresentou o pôster intitulado "Status of APSAIA Installation in the SBND experiment" - no qual descreveu seu trabalho de seis meses realizado no Fermilab, em Chicago, referente à instalação e tomada de dados da ARAPUCA, que é um aparelho desenvolvido por seus orientadores Ettore Segreto e Ana Amélia Machado, do Laboratório de Léptons do IFGW.

Trajetória

Camila iniciou sua trajetória acadêmica no curso de Engenharia de Alimentos na Unicamp, mas decidiu trancar o curso e foi cursar Direito no Mackenzie, onde se formou. Durante a pandemia também completou sua formação em psicanálise. Contudo, seu interesse por ciências exatas prevaleceu, e atualmente é aluna do curso 51.

Em 2024, Camila já havia sido premiada com o melhor pôster no evento LIDINE, realizado no Instituto Principia em São Paulo, um evento voltado a pesquisadores da área de física nuclear e de partículas.

Parabenizamos a aluna Camila pelo seu excelente desempenho na EBN 2025, um reconhecimento do seu talento e dedicação.

Por: Lidiane Mandaio