O estudante Engenharia Física Gabriel Gomide, que realiza de Iniciação Científica no Instituto de Física Gleb Wataghin ( FAPESP # 24/03819-5, Materiais para dispositivos quânticos de computação neuromórfica), publica artigo na APL Materials, revista internacional de alto impacto (5,3), na área de ciência dos materiais.
O trabalho, intitulado "Voltage-tunable spin resonance in quantum phase-separated material", foi desenvolvido em colaboração com os pesquisadores Juan Gabriel Ramires e Diago Carranza-Celis, da Universidade de los Andes, na Colômbia, com a participação do estudante de mestrado Guilherme Kuhl Soares, do IFGW. O artigo focaliza o controle da ressonância de spin por meio de voltagem em materiais caracterizados pela separação de fases magnéticas. Estes resultados já tinham rendido um prêmio a melhor pôster na ISIS/Brazil Neutron School [2].

Figura: Imagem representativa da fenomenologia no controle de fases magnéticas por voltagem e medição simultânea de ressonância de spin.
As pesquisas foram feitas no Laboratório de Metais e Ligas do Departamento de Eletrônica Quântica DEQ/IFGW utilizando um EPR, equipamento que permite estudos de ressonância de spin de diferentes materiais.
O estudante começou suas pesquisas em EPR sob orientação do Prof. Flavio Gandra de Guimarães no começo do ano de 2024. As pesquisas reportadas no artigo exploram como propriedades de certos materiais podem ser manipuladas por campos elétricos, com implicações potenciais para o desenvolvimento de novas tecnologias em spintrônica e dispositivos quânticos. Especificamente, evidenciou-se o controle in situ da corrente, sobre os parâmetros de ressonância de spin em uma amostra de La₅/₈−yPryCa₃/₈MnO₃ com separação de fase, enquanto simultaneamente foram induzidas transições voláteis de resistência.
Existem poucos trabalhos na bibliografia com experimentos que conjugam aplicação de voltagens e medições de espectros de ressonância de spin simultaneamente, tornando esta técnica atrativa para estudar outros materiais fortemente correlacionados.
A publicação é consequência da iniciativa de curiosidade científica de Gabriel, como também sua dedicação à pesquisa. Gabriel começou seu projeto de Iniciação Científica da FAPESP sob supervisão do Professor do DEQ/IFGW, Diego Muraca, em maio de 2024. Em menos de um ano foram atingidos resultados inéditos no que refere a controle de fases magnéticas e estudos simultâneos por EPR.

[1]Voltage-tunable spin resonance in quantum phase-separated material, Gabriel B. Gomide, Diego Carranza-Celis, Guilherme Kuhl, Marcelo Knobel, Juan Gabriel Ramírez, Diego Muraca. APL Mater. 13, 041122 (2025) https://doi.org/10.1063/5.0256253.
[2]http://portal.ifi.unicamp.br/a-instituicao/noticias/12-ifgw-em-destaque/2944-estudante-do-ifgw-gabriel-gomide-ganha-premio-em-escola-de-neutrons-isis-ipen-neutron-school-172613374.