Convidamos para o Colóquio da Pós-Graduação
"Saberes, Autoeficácia e Desigualdades: Investigando a Aprendizagem em Física na Unicamp",
Palestrante: Professor Guilherme Stecca Marcom
22/05/2025 (quinta-feira) às 16h00 - Auditório do IFGW
Nesta palestra, serão apresentados os fundamentos, a metodologia e os resultados parciais do projeto de pesquisa desenvolvido no Instituto de Física “Gleb Wataghin” da UNICAMP, que investiga como variáveis cognitivas, psicológicas e socioeconômicas influenciam a aprendizagem de conteúdos de mecânica por estudantes da disciplina de Física Geral I.
O estudo parte de uma preocupação concreta: muitos futuros profissionais de Física enfrentam dificuldades persistentes em consolidar conceitos fundamentais da disciplina, o que compromete sua formação e atuação nos diferentes espaços, inclusive as escolas.
Para compreender melhor esse cenário, o projeto articula três eixos principais e utiliza de instrumentos como o Force Concept Inventory (FCI) e um questionário de autoeficácia em desenvolvimento e validação:
- Saberes conceituais de Física
- Autoeficácia matemática
- Perfil socioeconômico
A abordagem metodológica envolve análise fatorial, índices psicométricos e indicadores de desempenho comparativo, como o ganho normalizado e a distância de Cohen, buscando mapear como as crenças de autoeficácia, as dificuldades com a linguagem matemática e os marcadores sociais de diferença (como renda, gênero e raça) se articulam e influenciam a aprendizagem.
Durante a palestra, serão discutidos os primeiros dados coletados com mais de 600 estudantes da disciplina de Física Geral I, destacando padrões de desempenho e desigualdade, além de propor reflexões sobre a influência da violência simbólica no processo de formação dos saberes científicos.
A pesquisa, ainda em andamento, busca subsidiar a construção de estratégias pedagógicas mais equitativas, fortalecer a permanência de estudantes nos cursos de licenciatura e outros, contribuir para uma formação docente mais crítica, sólida e inclusiva.
Não percam!