Quinta-feira, Novembro 16, 2023, 16:00

Título: Ilum: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência & Tecnologia

Prof. Adalberto Fazzio (Ilum Escola de Ciência - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM)

Resumo: Em 2022 o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) expandiu suas atividades na área educacional com a abertura da Ilum Escola de Ciência que oferece um curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência & Tecnologia, gratuito e em período integral, com 3 anos de duração. A Ilum propicia aos alunos uma forte base teórica em Matemática e em Ciências da Vida e da Matéria, integrada a disciplinas experimentais com o uso de laboratórios didáticos avançados, que dispõem de equipamentos como microscópios AFM, STM e ópticos, espectrômetros de fluorescência, Raman, UV, FTIR e um laboratório de computação de alto desempenho.  Um componente diferenciado do currículo é a Ciência Intensiva de Dados, como Aprendizagem de Máquina, Inteligência artificial, Redes Neurais etc. O modelo de ensino e aprendizagem é inovador, baseado no trabalho colaborativo, em metodologias ativas e tecnologia educacional e na aprendizagem baseada em projetos. O currículo inclui a iniciação precoce à pesquisa por meio do desenvolvimento de projetos no CNPEM, orientados por seus pesquisadores. A Ilum visa formar jovens cientistas que dialoguem com diferentes áreas do conhecimento e que, ao final, estejam preparados para realizar um trabalho disruptivo e interdisciplinar que é objetivo final de uma ciência de fronteira.
Neste colóquio apresentarei em detalhes esse projeto e como está sendo operado no momento. Espero que seja uma excelente ocasião de discutirmos a formação do cientista para o Século XXI.

Local auditório do IFGW