Quinta-feira, Outubro 05, 2023, 16:00

Título: Investigação da Plasticidade Cerebral Funcional no Cérebro Humano com Espectroscopia no Infravermelho Próximo

Dr. Sérgio Luiz Novi Junior (Western University, Ontario, Canadá)

Nesta apresentação, irei discutir os principais resultados da minha tese de doutorado focada na investigação da plasticidade cerebral com espectroscopia no infravermelho próximo funcional (fNIRS). A fNIRS é uma técnica de neuroimagem que utiliza luz no infravermelho próximo (600-900nm) para inferir atividade cerebral de forma contínua e não invasiva. Devido à sua portabilidade, versatilidade e baixo custo, a fNIRS é muito promissora e ideal para a investigação de diversas populações, como bebês e pacientes em coma. Entretanto, a mesma apresenta uma baixa reprodutibilidade a nível individual, o que limita a sua aplicabilidade às chamadas análises de grupo (estudos focados no comportamento médio de uma dada população). Neste contexto, apresentarei os desenvolvimentos metodológicos feitos durante o meu doutorado, que caracterizaram e eliminaram as principais fontes de ruído da técnica, assim, viabilizando o uso da fNIRS em estudos focados em indivíduos. Ao longo da apresentação, discutirei tópicos interessantes de neurociência, entre eles, o que é neuroplasticidade, quais são os tipos de plasticidade cerebral e como a mesma pode ser inferida experimentalmente.

O Dr. Sérgio Novi é ex-aluno do IFGW, ganhador do Prêmio de Melhor tese da Capes Edição 2023.

Local Auditório do IFGW