Quinta-feira, Agosto 31, 2023, 16:00

Ciência, Ética e Política: Uma Discussão a Partir do Filme Oppenheimer

Prof. Ivã Gurgel (Universidade de São Paulo, Instituto de Física)

O filme “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, trata da trajetória do cientista que o nomeia e mostra sua participação no Projeto Manhattan, que construiu duas bombas atômicas. O filme apresenta dilemas éticos vividos por Oppenheimer e discute sua responsabilidade no desfecho da II Guerra Mundial, com as bombas sendo atiradas sobre o Japão. Os dilemas vividos pelo cientista nos levam a questões mais fundamentais como: deve haver algum tipo de restrição ao trabalho intelectual de um/a cientista? Como poderia ser feita esta regulação?

O objetivo do colóquio será discutir nuances do episódio histórico apresentado no filme. Será apresentado alguns antecedentes históricos ao período da Guerra e discutiremos o contexto político americano. Com isso, busca-se promover uma reflexão sobre as relações entre Ciência, Ética e Política.

Local auditório do IFGW