A revista “Physica Medica: European Journal of Medical Physics (EJMP)” acaba de publicar a edição especial “Artificial Intelligence in Medical Physics”, que tem como objetivo apresentar o sumário das técnicas e aplicações de Inteligência Artifical em Física Médica. 

Esta edição conta com artigos convidados, incluindo um de autoria do aluno de doutorado em física aplicada Rodrigo Massera do Instituto de Física “Gleb Wataghin” e sua orientadora profª Drª Alessandra Tomal

No artigo intitulado “Breast glandularity and mean glandular dose assessment using a deep learning framework: Virtual patients study”, os autores utilizam um framework de deep learning para estimar a densidade mamária em mamas virtuais no exame de mamografia. As mamas foram geradas computacionalmente, enquanto as imagens foram obtidas por simulação Monte Carlo. O framework é capaz de segmentar a mama e quantificar a proporção de tecido glandular presente. A fração de tecido glandular que compõe a mama  está correlacionada com a propensão no desenvolvimento do câncer de mama em mulheres e com a sensibilidade do exame mamográfico, além de ser uma grandeza necessária para estudos dosimétricos. 

A edição especial pode ser acessada pelo link: https://www.physicamedica.com/artificial-intelligence-medical-physics

Esta pesquisa faz parte do projeto de doutorado do aluno que é desenvolvido no Grupo de Física Radiológica Médica (GFRMd) (link: http://sites.ifi.unicamp.br/gfrmd).