A Calourada 2018 contou com mais uma atividade nesta terça-feira, dia 06/08, no Ciclo Básico da Unicamp: as palestras de boas-vindas das Bibliotecas do IFGW e IMECC e também da Profª. Mônica Cotta, Diretora Associada do IFGW. A atividade fez parte da disciplina FM003 – Seminários da Profissão.

A explanação sobre a Biblioteca da Física e do IMECC foi feita pelas servidoras bibliotecárias Silvia e Silvânia. Elas apresentaram os produtos e serviços das bibliotecas que são pertinentes à graduação: detalhes sobre empréstimos, devoluções e seus prazos, punições, mecanismos de buscas etc. Outro ponto importante foi abordado: as noções de manuseio e conservação de materiais bibliográficos com diversas ilustrações de livros que não são bem cuidados pelos usuários das bibliotecas. As imagens causaram espanto, indignação e sentimento de pena aos presentes, afinal livro não é guarda-chuva, bloco de anotações, apoio para cotovelos nem travesseiro. Finalizando, as duas servidoras responderam a algumas perguntas e depois disseram que todos são bem-vindos às Bibliotecas e que estarão sempre à disposição para perguntas e sugestões.

Em seguida a Profª. Mônica Cotta deu boas-vindas aos alunos do Cursão, dando os parabéns pela conquista de vaga na Unicamp. “A Unicamp é muito mais do que o IFGW e o IMEEC e todos terão muitas oportunidades de aprendizado e de vivências incríveis”, observou. Em seguida mostrou os números de excelência do Instituto em 2017: Nota 7 (máxima) na CAPES, tendo 85 professores, 23 professores colaboradores/visitantes, 27 pósdocs, 132 funcionários, 753 alunos de graduação e 184 de pós-graduação. Contou que desde 1967 o IFGW já formou quase dois mil estudantes na graduação, divididos em Bacharéis, Licenciados, Físicos Médicos e Físicos Biomédicos. Contou ainda que acabou de se formar a primeira turma de Engenharia Física. Na pós-graduação foram formados mais de mil Mestres e quase de 770 Doutores. “Para formamos um profissional de ótima qualidade em várias áreas do conhecimento – física, matemática, química, biologia, economia, engenharias e áreas da saúde - precisamos de toda essa infraestrutura física e de pessoal. Os nossos alunos, ao final dos cursos de graduação e pós, não só estarão bem empregados como também terão uma trajetória brilhante a seguir”, comemorou. Mostrou também aos ingressantes um pouco da infraestrutura dos laboratórios de ensino: Laboratórios de Ensino Básico (LEB) – com 4 labs para 48 alunos e mais 4 para 24 alunos; Laboratórios de Ensino Profissional (LEP) com 6 labs; dois Laboratórios de Ensino de Informática (LEI) e um Laboratório de Instrumentação para o Ensino da Física (LIEF). “Todos esses laboratórios são equipados de acordo com as disciplinas que os utilizam e contam com o trabalho primoroso de servidores Técnicos Especializados”, comentou. Em seguida a professora discorreu sobre o LAMULT - Laboratório Multiusuários, inaugurado em 2017 com equipamentos de ponta que podem ser usados por pesquisadores de diversas áreas em sistema de agendamento. Falou sobre do Centro de Computação John David Rogers – o CCJDR – que possui uma infraestrutura computacional de última geração para dar conta de todos os serviços computacionais exigidos pelo IFGW e sobre os serviços de Suporte Técnico – Criogenia, Vácuo, Vidraria e Oficinas Mecânicas – enfatizando que toda a comunidade do IFGW trabalha para que a excelência em Ensino, Pesquisa e Extensão seja mantida e continuadamente melhorada. Na sequência apresentou os Departamentos, citando os seus pesquisadores fundadores e falando sobre as suas áreas de pesquisa. A Profa. Mônica Cotta finalizou essa primeira parte de sua apresentação observando que o IFGW é um centro de referência em internacionalização dentro da Universidade. “Devido à nossa forte característica de parcerias, começamos a internacionalização antes que as demais unidades da Unicamp. Tenho muito orgulho de fazer parte da equipe da direção do IFGW e de ser uma professora atuante de seu corpo docente. Sinceramente espero que vocês aproveitem tudo o que temos a oferecer e que passem muitos bons momentos conosco”, concluiu.

Na segunda parte de sua apresentação a professora falou com muito entusiasmo sobre a sua área de pesquisas. Contou sobre a sua trajetória como pesquisadora, mostrando as pesquisas realizadas em seu laboratório. Mas esse é um assunto para outro dia...

Para saber mais acesse:

Calourada 2018 - Bibliotecas do IFGW e IMECC e Profª. Mônica Cotta dão boas-vindas aos calouros