Na tarde desta quinta-feira, dia 01/03, aconteceu no auditório do IFGW a recepção dos novos ingressantes do Programa de Pós-Graduação em Física do IFGW juntamente aos novos ingressantes do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática – (PECIM) da Unicamp. Foi a segunda oportunidade de evento conjunto de boas vindas e que tem como objetivo principal a integração entre os alunos ingressantes e os alunos que já fazem parte dos programas. É também uma maneira de apresentar os professores e seus projetos para os futuros pesquisadores.

O Prof. Pascoal Pagliuso, Diretor do Instituto, deu os parabéns pela conquista da vaga na pós-graduação e as boas vindas aos ingressantes desejando muito sucesso em suas carreiras. Contou que a formação recebida em sua pós-graduação no Instituto foi muito importante para o desenvolvimento de sua carreira docente e de pesquisador, dizendo ter certeza que o mesmo ocorrerá com todos os alunos. “O meu conselho é que aproveitem as oportunidades oferecidas pelo IFGW durante a sua formação. Faremos tudo o que for preciso e que estiver ao nosso alcance para que a jornada de vocês aqui no Instituto seja muito proveitosa. Contem com o apoio da Coordenação e da Diretoria do IFGW”, finalizou.

O Prof. Marcos Cesar de Oliveira, Coordenador de Pós-Graduação do IFGW, fez uma apresentação específica sobre o Programa de Pós-graduação em Física, discorrendo sobre a estrutura administrativa da Coordenação, sobre os números gerais do Programa em termos de alunos formados, professores, grupos de pesquisas e de publicações indexadas. “É um Programa de Excelência, pois é Nota7 (a nota máxima da Capes) e 28% das publicações indexadas são de autoria de alunos”, comemora o professor. Apresentou também as Linhas de Pesquisa dizendo que as contratações de professores no Instituto são baseadas em um planejamento estratégico e com isso se tenta trazer professores que atuem em linhas de pesquisas modernas e importantes internacionalmente. Enfatizou que durante todo o dia 02/03, sexta feira, no Auditório da Pós-Graduação, acontecerá a Feira de Projetos onde os professores do Instituto que possuem Projetos para supervisão de Mestrado e Doutorado farão uma apresentação. “Estão previstas visitas a laboratórios e todos estão convidados para a Feira porque, mesmo que não sejam áreas que você tenha pensado em trabalhar, uma conversa com um professor pode despertar o seu interesse”, explicou. Versou sobre alguns detalhes do Programa de Estagio Docente (PED) e sobre o acompanhamento semestral feito através de colóquios, seminários, escolas de inverno etc. Finalizou desejando boas vindas a todos e, junto com o time da Secretaria de Pós-graduação do Instituto, se colocou a disposição para dúvidas e ajuda na resolução de problemas que porventura apareçam.

Também esteve presente ao evento a Profa Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado e Doutorado (PECIM) da Unicamp. Na sua fala de boas vindas a professora observou que para os alunos do PCIM é muito importante experimentar culturas diferentes. Assim, a circulação de alunos entre as Unidades de Ensino participantes do Programa é de grande valia, enquanto que para as Unidades é interessante ter a problemática de ensino trazida para dentro de suas discussões. “É um jogo de ganha-ganha porque a cada dia se torna mais premente a necessidade de investimentos, de melhoria na educação em Ciências e Matemática”, destacou. A professora Silvia contou sobre a história do PCIM dizendo que os professores permanentes são de quatro Unidades da Unicamp: Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Geociências. Professores dos Institutos de Biologia, Matemática, Estatística e Computação Científica, da Faculdade de Tecnologia de Limeira e do Núcleo de Informática Educacional também colaboram no PCIM, além de professores externos da UNESP, UFSCAR e IFSP. Apresentou os números gerais do programa, comentando que 186 alunos foram recebidos pelo programa desde seu início em 2011 até 2017. “O programa tem Nota 4 da Capes, que é uma excelente nota de partida e manteve essa nota em sua única avaliação. Estamos trabalhando para a melhora do programa, uma vez que está fortemente consolidado”, observou. Desejou boas-vindas a todos e um bom trabalho enfatizando que a Unicamp é muito rica em termos de diversidade, encorajando a todos na interação entre os grupos e faculdades/institutos participantes do Programa. “As disciplinas do PCIM são abertas a todos os alunos e teremos muito prazer em receber os alunos do IFGW que estiverem interessados”, finalizou.

Em seguida a servidora Silvia Celeste, da Biblioteca “Marcello Damy”, apresentou os produtos e serviços oferecidos pela Biblioteca do Instituto. Destacou em sua apresentação que a Biblioteca, além de emprestar livros e periódicos, empresta salas para estudo em grupo, fones de ouvido, acesso as bases de dados de periódicos eletrônicos, empréstimos entre bibliotecas da USP e UNESP, entre tantos outros serviços oferecidos. Apresentou também os procedimentos para consulta e reserva de livros ou periódicos, os prazos de empréstimos, as penalidades etc. “Toda a comunicação da Biblioteca com o usuário é feita através de email, então é muito importante que o cadastro esteja sempre atualizado”, esclareceu. Mostrou também que existe um aplicativo para celulares que pode ser utilizado para consulta e reserva de exemplares no sistema de bibliotecas da Unicamp (SBU). Silvia divulgou o Abstracta que é um boletim onde constam as publicações do IFGW, incentivando a todos a enviarem seus artigos publicados para a sua composição. Falou sobre algumas bases de dados para consulta de periódicos: Base de Dados da Unicamp, da Capes, Web of Science etc. “Minha sugestão é que, quando vocês procurarem algum artigo na base de dados da Unicamp e não encontrarem, procurem também no portal de Periódicos da Capes que pode ser que tenham um melhor resultado”. Incentivou a consulta ao site da Pró Reitoria de Pós Graduação e da Coordenadoria de Pós Graduação da Física onde constam as normas e procedimentos para a produção da dissertação ou tese. “Começar a escrever uma tese ou dissertação no padrão de normas exigidas pela Universidade ajuda muito”, observou. A servidora mostrou ferramentas de sugestões bibliográficas tais como a EndNoteWeb para salvar os artigos e as referências que serão utilizados no momento de se escrever a tese, uma vez que já fazem a inserção no texto de forma automática. Mostrou como se deve colocar o endereço da Universidade nos artigos e incentivou os pesquisadores a criarem um ORCID, onde cada pesquisador recebe um número de identificação internacional evitando confusões de nomes/localidades dos autores. Por fim, mostrou o link para se cadastrar e assim obter o acesso residencial VPN, na rede Eduroam – acessos úteis para download de artigos desde a residência do pesquisador ou desde o celular, estando na Unicamp; incentivou a todos a entrarem no site da Biblioteca e da Capes para realizarem os treinamentos e tutoriais para ajuda ao usuário.

A Associação de Pós-Graduandos em Física (APGF) também esteve presente ao evento. Seu presidente, o doutorando Gabriel Nagamine, apresentou aos novos integrantes os objetivos da Associação bem como os serviços prestados por ela. “A APGF ajuda os pós-graduandos em suas questões relativas à pós-graduação do IFGW. Oferecemos ao nosso associado, por exemplo, a possibilidade de obtenção de auxílio para apresentação de trabalhos em conferências”, explica. A APGF possui um espaço de convivência no edifício da Pós-Graduação do IFGW. “Todos são bem-vindos a este espaço. Esperamos poder ajudar os ingressantes. Basta nos procurarem”, conclui.

Eric Lamilla, doutorando em Física e presidente do Capitulo de Estudantes da Optical Society of America (OSA) na Unicamp, destacou as principais atividades do Capitulo. “A OSA é uma sociedade sem fins lucrativos que incentiva a formação de diversos Capítulos de Estudantes ao redor do mundo. Aqui na Unicamp o nosso Capítulo funciona ativamente desde 2001 atuando na divulgação científica das pesquisas na área de Óptica e Fotônica. Somos um Capítulo que detém prêmios de melhor Capítulo da OSA no mundo, melhor projeto de divulgação para crianças em forma de cartaz explicativo etc”, destaca. O Capítulo também pode pode oferecer auxilio para participação em congressos, desconto nas inscrições etc. “Oferecemos mini-cursos na área com renomados professores internacionais e nacionais. Convido a todos que tm interesse na área de Óptica e Fotônica a nos procurarem para uma conversa”, finaliza.

Finalizando o evento, se apresentou O Grupo Tupã de música instrumental com repertório de Bossa Nova. O grupo existe a três anos e já se apresentou em diversos eventos na Unicamp. É composto por alunos da Unicamp dos cursos de Pedagogia, Eng. Agrícola: Jose Eduardo Lupi – contrabaixo, Marcos Portela Paz – Violão, Rodrigo Leal da Silveira – Bateria e Daniel Brandão – guitarra. Na saída todos puderam saborear um delicioso sorvete oferecido pela Diretoria do IFGW.

O Prof. Marcos Cesar de Oliveira agradece a toda equipe da secretaria de Pós Graduação, ao time da Biblioteca e em especial ao Grupo Tupã, que abrilhantou o evento com sua música.

Para mais informações acesse:

Coordenadoria da Pós-Graduação do IFGW

PCIM - Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática

Biblioteca “Prof. Marcello Damy”

APGF - Associação dos Pós Graduandos em Física do IFGW

Capítulos de Estudantes da OSA na Unicamp

Clique aqui para consultar a galeria de fotos

Calourada 2018