O Magnifico Reitor Prof. Dr. Marcelo Knobel ministrou nesta terça feira, dia 27, a aula Magna para os alunos ingressantes do Cursão em sala lotada do Ciclo Básico na Unicamp. Foi a primeira aula da disciplina FM003 – Seminários da Profissão. O tema da aula era “Algumas possíveis trajetórias aleatórias de um Físico”.

“O tema proposto foi extremamente adequado para a minha carreira porque, vindo de uma família de profissionais dedicados à área da saúde, anunciar que queria ser Físico quase proporcionou um ataque cardíaco no meu pai, que era médico”, brincou o professor. Discorreu com bom humor sobre as dificuldades de adaptação no primeiro semestre da graduação, aconselhando os estudantes a não perderem as oportunidades de estudo e a se dedicarem com afinco. “Na Unicamp existem inúmeras oportunidades de bolsas para fomento à pesquisa e para estudos em outros países. Um dos critérios utilizados na seleção dos candidatos é o histórico escolar. Então o aluno com boas notas tem sempre mais chances de conseguir qualquer tipo de bolsa para a sua formação”, comentou. Em seguida contou sobre sua trajetória desde que terminou a graduação até se tornar Reitor da Universidade, enfatizando seus projetos de sucesso em cada etapa e mostrando aos alunos que suas dificuldades foram os motivadores que o impulsionaram a seguir adiante. “Os caminhos que fui seguindo foram os que a vida foi me apresentando e eu os abracei com dedicação e paixão. O que aprendemos na Unicamp é não ter medo das dificuldades, a não nos sentirmos ameaçados por problemas. Somos desafiados a resolvê-los, a buscarmos soluções para problemas eventualmente muito complicados”. Descreveu também as principais atividades de apoio ao estudante e mostrou o website da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) onde se encontram os editais das oportunidades de intercâmbio internacional para estudantes. A mensagem que o Prof. Marcelo Knobel passou foi a de que os alunos devem sobretudo aproveitar as oportunidades de estudo, mas que também devem se aproveitar do ambiente de diversidade cultural para aprendizado de vida, priorizando os estudos e dosando o lazer. Por fim, deu parabéns a todos e desejou boas vindas ao IFGW e a Unicamp.

Na segunda parte da aula o Prof. Abner de Siervo, Coordenador de Graduação do IFGW, tirou dúvidas dos alunos sobre questões específicas da disciplina e em seguida respondeu a questões gerais sobre os cursos oferecidos pelo IFGW: Bacharelado e Licenciatura em Física, Física Médica, Física Biomédica e Engenharia Física, tais como o número de vagas para cada modalidade, quando deve ser feita a escolha e etc. “Hoje muitos de vocês têm uma ideia de qual modalidade seguir, mas uma boa parte pode mudar de opinião até o final do terceiro semestre. Portanto, o meu conselho é que deixem para escolher mais no final do prazo porque terão uma melhor visão do todo. Isto não vale para Licenciatura porque a escolha deve ser feita antes. Mas não se preocupem, pois todos esses prazos e requisitos são amplamente divulgados pelos departamentos de Graduação do IFGW e do IMEEC”, finalizou.

Após aula Magna os alunos foram convidados a dirigirem-se ao auditório do IFGW para participarem do Show da Física realizado pela Quanta, empresa Júnior composta por alunos do IFGW. Trata-se de um show divertido no qual os experimentos simples são demonstrados para o público, sempre pedindo sugestões de explicação dos fenômenos observados. Foram quase duas horas de diversão com ciência e participação dos calouros. No final todos puderam saborear um delicioso picolé.

Joelson Costa, calouro do Cursão, gostou bastante das atividades que tem participado até agora. “A aula do Prof. Marcelo Knobel contou um pouco sobre a sua experiência na carreira de Físico, mostrando que ela lhe deu base para desempenhar cargos e funções muito mais amplas e complexas que extrapolam as atividades desenvolvidas por um Físico experimental. Participei também do show da Física e achei muito divertido a forma de se apresentarem os experimentos, estimulando a nossa curiosidade porque no início precisamos muito mais de perguntas do que de respostas”, comentou. Joelson pensa que a Calourada é uma forma de acolher os estudantes e de fazer integração. “O perfil do aluno do Cursão talvez não seja daquela pessoa extrovertida e comunicativa como em outras áreas. Então mesmo um aluno que seria o ‘Nerd’ do ensino médio ou uma pessoa que não faz amigos tão facilmente certamente está se sentindo acolhido nessa semana aqui no IFGW”, finaliza.

No dia 09/03, sexta-feria, acontecerá uma observação do céu com telescópio – será às 20h e o ponto de encontro será na Biblioteca da Física. A observação será aberta ao público em geral.

Como parte das atividades da Calourada 2018 acontece também até o dia 12/03 a Exposição “Vislumbrando o Cosmos” na Biblioteca do IFGW. Com a curadoria de Jonathan Quartuccio, aluno do último ano em Licenciatura em Física, a Exposição tem como objetivo reavivar as antigas questões a respeito do nosso lugar no universo. “Além disso, ela busca trazer para nós aquilo que está escondido de nossa limitada visão humana. Faz parte da Semana da Astronomia e Astrofísica, criada pelo Instituto de Pesquisas Científicas, e teve sua primeira edição em 2016.”, esclarece Jonathan. A avaliação dos visitantes a respeito da exposição é sempre muito boa. “Na nossa página do Facebook muitos participantes agradecem por terem tido a chance de participar das palestras e observações do céu e pergunta quando ocorrerá o próximo evento”, comemora Jonathan. O curador agradece a equipe da Biblioteca da Física pela oportunidade de parceria e também ao Professor Pedro Holanda do DRCC por estar sempre disponível para ajudar.

Sandra Cartaxo, diretora da Biblioteca, pensa que a Calourada ajuda muito na integração dos alunos com o espaço da biblioteca. “Eles chegam perdidos e não conseguem localizar os livros. Muitos não têm o costume de frequentar bibliotecas. Então tentamos fazer várias atividades para integrá-los e para que esse ambiente da biblioteca seja um espaço de convivência, de encontro para estudos e de trocas de ideias e experiências”. Essa atividade de acolhimento aos colouros se iniciou há muitos anos por iniciativa da Biblioteca e contava com atividades de visitas guiadas, demonstrações de experimentos, exposições etc. “Achamos interessante que essa atividade fosse uma atividade do IFGW e hoje somos parceiros da Graduação na realização da Calourada”, esclarece Sandra.

A Coordenação da Graduação e a Direção da Biblioteca agradecem a toda comunidade do IFGW pela ajuda recebida na preparação e execução de mais uma exitosa Calourada.

Para saber mais sobre a Graduação do IFGW acesse aqui.

Acesse também a página da Biblioteca “Prof. Marcello Damy”

Clique aqui para consultar a galeria de fotos da Calourada 2018

Calourada 2018