O IFGW, em parceria com o Laboratório CERN da Suíça, organiza o Evento CERN Masterclasses 2018 nos próximos dias 27 e 28 de Março.

Trata-se da 14ª edição do evento de divulgação científica voltado para alunos do Ensino Médio promovido mundialmente pelo Laboratório CERN. Neste ano serão cerca de 200 escolas de 52 países e mais de 13 mil alunos participando de atividades científicas tais como palestras, análise de dados científicos e vídeo conferência com pesquisadores do CERN.

O Prof. Jun Takahashi, um dos organizadores do evento do IFGW, explica que é a primeira vez que será realizado no IFGW e que escolas previamente selecionadas - Culto à Ciência, COTUCA, Divino Salvador e Integral - fizeram uma seleção interna, inscreveram seus alunos e também um professor. No total teremos 49 participantes e três docentes do IFGW para conduzir todas as atividades propostas.

Os temas tratados nas palestras do evento serão a Física de Partículas, o CERN e o acelerador LHC (Large Hadron Collider). “Em seguida os participantes terão uma aula prática onde farão análise de dados do LHC”, comenta. Esta será uma atividade simplificada em relação àquelas realizadas por pesquisadores do CERN, porém os participantes poderão ter uma boa ideia do dia-a-dia dos cientistas. Os resultados obtidos nesta análise serão enviados para o CERN juntamente com as análises feitas por outros estudantes ao redor do mundo, compondo assim um banco de dados analisados. Através de comparações entre os resultados obtidos algumas conclusões poderão ser tiradas. Em um terceiro momento acontecerá uma vídeo conferência com pesquisadores do CERN para a discussão dos resultados e conclusões. Os participantes poderão formular perguntas não só sobre as pesquisas realizadas no evento como também sobre como é a vida de um pesquisador que trabalha em um centro de pesquisas como o CERN, por exemplo. “Dessa maneira os alunos terão a oportunidade de conhecer o IFGW e seu grupo de pesquisadores em Física de Partículas, aprender como são realizadas pesquisas em áreas de fronteira do conhecimento, participar de análise de dados de um experimento real realizado no LHC e ainda vivenciar um dia como pesquisador”, finaliza o Prof. Jun.

O IFGW apoia fortemente iniciativas de divulgação científica como esta. A ideia é que esse evento possa acontecer todos os anos, estreitando ainda mais a importante parceria do Instituto com o CERN.

Para saber mais acesse: https://sites.ifi.unicamp.br/cernmasterclass/o-evento/

O cartaz do evento pode ser visualizado aqui

CERN Masterclasses 2018