Na manhã dessa segunda-feira, dia 19 de fevereiro, os arredores e auditório do IFGW estavam repletos de alunos ingressantes, mães e pais emocionados pela conquista de seus filhos. Servidores orientando e realizando as matrículas, coordenador de graduação com a lista de matriculados para assinatura... Lá fora, em frente ao Instituto, estavam os alunos veteranos do IFGW participantes da Atlética “Cesar Lattes” e da Quanta Jr – todos juntos empenhados no alcance dos objetivos: matricular, tirar dúvidas e dar boas-vindas aos novos alunos do Instituto, os Bixos 2018.

Nesse primeiro dia de matrículas presenciais foram realizadas cerca de 120 matrículas para o curso 51, número que tem se mantido nos últimos anos.

Para o Prof. Abner de Siervo, Coordenador de Graduação do IFGW, esse é um momento extremamente importante porque é nesta hora que a nova geração de alunos chega definitivamente ao Instituto. “É uma satisfação muito grande receber os novos ingressantes juntamente a seus pais, tirando dúvidas, mostrando aos familiares onde eles estão entregando seus filhos para uma sólida formação em Física”, comenta. Para a próxima chamada, a 3ª, o mesmo esquema de trabalho será montado no Auditório do IFGW. Nas demais chamadas as matrículas serão feitas diretamente na secretaria de Graduação porque o número de ingressantes é muito menor.

Pedro Lopes Bouças, ingressante de 18 anos residente em Jundiaí, veio matricular-se junto com a sua mãe. Ele conta que passou em outros vestibulares mas escolheu cursar Física no IFGW porque acredita que a Unicamp, por ser uma universidade de ponta, faz muitas parcerias com universidades e centros de pesquisa de renome ao redor do mundo, o que abre o leque de possibilidades de estudo e aperfeiçoamento do Físico. “Estudei muito para passar no vestibular da Unicamp e agora vou estudar realmente o que eu gosto: Física”, comemora.

Guilherme Kuhl Soares, 18 anos, calouro do curso de Licenciatura em Física, mora em Limeira e pensa que o curso será a sua porta de entrada para o estudo da Física. “Penso em ser professor primeiramente, mas depois de terminado o curso eu posso decidir se tento ingressar na área de pesquisas, se sigo na carreira do ensino de Física ou se mesclo os dois mundos. São sempre boas oportunidades uma vez estando aqui dentro”, enfatiza.

Rodrigo Xavier, 17 anos, ingressante oriundo da Escola Estadual Sueli Maria C. A. Batista – conhecida como “Colonial” de Indaiatuba , se sente orgulhoso de ter conseguido entrar no cursão da Unicamp direto do Ensino Médio. Ele é um beneficiário do sistema PAAIS - Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social. “O PAAIS, a meu ver, é um programa de extrema importância para alunos das escolas públicas que querem ingressar na Unicamp. Agradeço imensamente ao corpo de professores da minha escola porque tiraram das nossas cabeças esse mito de que aluno de escola pública não consegue vaga na Unicamp. Estou aqui e dedico também a eles essa minha conquista”, comemora. “Agora pretendo me dedicar inteiramente aos estudos e optar pelo Bacharelado em Física daqui a três semestres e me tornar um pesquisador”, finaliza.

Moredi Lopes Berdat, ingressante de Campinas, chamava a atenção por aparentar ser o aluno mais velho fila da matrícula. Ele tem 36 anos, é analista de TI, e vai tentar remanejar as disciplinas para poder cursar as matérias no período noturno e assim poder continuar trabalhando. Ele prestou somente o vestibular da Unicamp. “Escolhi prestar o vestibular e utilizei o PAAIS uma vez que cursei o ensino médio em colégio público. A Unicamp é uma das melhores universidades do país e se não passasse dessa vez iria tentar de novo no próximo ano. Deu tudo certo, ainda bem”, comenta.

A empresa Quanta Jr e a Atlética “Cesar Lattes” estavam presentes com pequenos stands montados em frente ao Instituto.

A aluna de graduação Maria Paula C. Ortonelli, presidente da Quanta Jr, comenta que o objetivo é apresentar a Empresa Quanta Júnior para os calouros, explicando os projetos desenvolvidos. “Muitos deles se interessam e depois nos procuram para participarem do processo seletivo da empresa. Sendo assim, todos os anos nós marcamos presença nesse momento”, observa Maria Paula.

Gustavo Camargo, aluno de graduação e presidente da Atlética “Cesar Lattes”, explica que no dia da matrícula eles apresentam a entidade para os ingressantes, mostrando suas atividades e informando que é a Atlética quem cuida da parte esportiva dos alunos do IFGW. “Muitos ingressantes procuram a Atlética porque gostam de alguma modalidade esportiva, ou querem começar a praticar esportes. Nós damos todas as informações nesse sentido para o calouro”, explica. A Atlética também promove uma reunião de integração entre os calouros e veteranos que ocorre tradicionalmente no primeiro dia de aula.

O Prof. Pascoal Pagliuso, Diretor do IFGW, esteve presente no auditório e disse que todos os ingressantes são muito bem-vindos ao Instituto e que deseja a todos uma etapa de muitos estudos e boas experiências.

O Prof. Abner Di Siervo agradece aos funcionários da Secretaria Graduação do IFGW e aos servidores de diferentes setores que foram liberados por suas chefias para colaborarem no evento. Agradece também ao apoio do Centro de Computação John David Rogers – CCJDR - que montou toda a infraestrutura de TI no auditório. “É um trabalho de extrema importância, que envolve uma quantidade enorme de pessoas a serem atendidas e que deve ser realizado em um prazo determinado de 3 horas. Para tanto, o trabalho em equipe é fundamental. Agradeço a toda a comunidade do IFGW que colaborou para o nosso êxito”, finaliza o professor.

Para mais informações sobre os Cursos do IFGW consulte a página da Graduação.

Para mais informações sobre as próximas chamadas do vestibular Unicamp 2018, consulte a página da COMVEST.

Clique aqui para consultar a galeria de fotos das Matrículas de 2018.

Matrícula 2018