Com o primoroso e bem humorado cerimonial feito pela Profa Carola Dobrigkeit aconteceu na manhã desta quarta-feira, 20 de dezembro, a reunião informal de divulgação das atividades acadêmicas do IFGW do ano de 2017. O auditório do Instituto estava lotado de professores, funcionários, alunos e outros convidados que prestigiaram o evento e também a cerimônia especial em homenagem aos funcionários que neste ano se aposentaram e aos que completaram 30 anos de serviços ininterruptos dedicados ao IFGW. Compuseram a mesa do evento os professores Mario Bernal, Coordenador de Extensão, Monica Cotta, Diretora Associada, Pascoal Pagliuso, Diretor, e Marcelo Knobel, Magnífico Reitor da Universidade.

O Prof Pascoal discorreu sobre os números das áreas de Graduação, Pós-Graduação e Extensão do IFGW em termos de matrículas atendidas, disciplinas ministradas, formandos, dissertações e teses, novas bolsas, eventos de extensão e quantidade de pessoas atendidas, e fez um pequeno balanço da sua gestão no IFGW até o momento. “Devemos celebrar os nossos feitos e digo que foi um ano acadêmico muito proveitoso (apesar das dificuldades) nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Destaco que a gestão do primeiro semestre, do Prof. Newton Frateschi, está contemplada nesses números”, comentou o diretor.

Em seguida deu-se inicio a cerimônia de entrega das placas comemorativas aos diversos funcionários homenageados. Eles receberam suas placas das mãos de docentes e servidores do IFGW que trabalharam mais proximamente aos homenageados ao longo dos anos no Instituto. Nesse momento os professores e funcionários que entregaram as placas teceram comentários elogiosos sobre os funcionários homenageados que também disseram, cada um a seu modo, palavras de agradecimento e amizade. Em um ponto todos concordaram: a história de excelência do IFGW passa pela atuação dedicada de seus servidores. Na sequência o professor Mario Bernal destacou que essa cerimônia começou a ser realizada na gestão do Professor Daniel Pereira e que é importante dar a oportunidade à comunidade do IFGW de fazer esse agradecimento especial aos seus professores e servidores. “Gostaria de agradecer a contribuição de todos os funcionários que dedicaram e ainda dedicam suas vidas ao Instituto, parabeniza-los por suas trajetórias”, finaliza. O Prof. Pascoal em sua fala final agradeceu a todos os participantes da mesa, à disponibilização de tempo do Prof. Marcelo Knobel em tornar à casa e participar do evento, aos funcionários homenageados, e também a todos os presentes. Por fim desejou Bom Natal e um Ano de 2018 de muito sucesso a toda comunidade do Instituto: “#somos_ todos_ IFGW”, arremata o diretor.

O Prof. Marcelo Knobel agradeceu o convite e acrescentou que participar dessa cerimônia é sempre uma alegria, assim como uma nostalgia por conta de todas as histórias vividas em conjunto com os que estão se aposentando. “Agradeço imensamente toda a dedicação profissional dos homenageados nesse evento. Contando o meu tempo de aluno eu também tenho mais de trinta anos de convivência no IFGW, que é a minha casa”, observou. Finalizou comentando que está otimista em relação ao ano de 2018 no que diz respeito à situação geral da Universidade, desejando Boas Festas a todos os presentes.

IFGW em Números

Graduação

• Matrículas atendidas: 9846
  • Disciplinas oferecidas: 119
  • Turmas oferecidas: 288
  • Alunos formados: 62
  • Docentes: 1º sem = 63 / 2º sem = 63

Pós-Graduação

• Matrículas atendidas: 174
  • Disciplinas oferecidas: 28
  • Dissertações/Teses: 17/27
  • Docentes: 1º sem = 17 / 2º sem = 12

• Artigos Publicados: 355 - Web of Science (15/12/2017)
  • Total de citações desses artigos: 393 - Web of Science (15/12/2017)
  • Novos Projetos com financiamento: 14
  • Total de Recursos dos Projetos: R$ 5.207.342,03
  • Novas bolsas: Fapesp, CAPES e CNPq (todos tipos): 49

• Eventos realizados: 18
  • Total de participantes: 555
  • Disciplinas de Extensão: nenhuma em 2017

Clique aqui para acessar a galeria de imagens do cerimonial.